Olá Doutor, tudo bem?
Já estamos em 2019, e como de praxe, irei listar as dez principais tendências de marketing médico para o ano.
O ano de 2018 foi um pouco mais animador se comparado com 2017 para os consultórios e as clínicas do Brasil.
Falo isso pelo feedback que recebi dos médicos durante todo o ano sobre o fluxo de pacientes e o crescimento de seus consultórios.
Porém, ainda foi um ano considerado ruim em termos de crescimento.
Para ajudar a melhorar esse cenário em 2019, precisamos levar em consideração as mudanças nos hábitos de consumo dos pacientes.
Por mais que sejam mudanças pequenas em relação ao último ano, elas são os detalhes que fazem o especialista prosperar.
Confira abaixo a lista com as dez principais tendências de marketing médico em 2019
Processos definidos e ajustados
Com o crescimento vertiginoso das franquias em praticamente todos as áreas de serviços, inclusive de clínicas médicas, o paciente se acostumou com processos.
Um dos principais ativos das franquias, e de empresas como o Doutor Consulta é que eles têm processos bem definidos e ajustados.
Eles conseguem mensurar informações como o tempo médio de espera e de atendimento de um paciente, logo, eles conseguem definir os melhores processos de atendimento.
Com processos definidos diminui-se a heterogeneidade, e assim, a divulgação dos serviços se torna mais condizente com o que é entregue pelo médico.
Além do que os pacientes tendem a indicar mais clínicas e consultórios que respeitam os seus processos, afinal, ninguém gosta de surpresas indesejáveis.
Coleta de avaliações e depoimentos
Mais do que nunca definir uma estratégia para coletar avaliações e depoimentos de pacientes em sites externos como o Google será vital para atrair pacientes para o consultório.
Geralmente, os médicos não incentivam os seus pacientes ou não fazem nenhum tipo ação para coletar avaliações sobre os seus serviços.
Porém, o resultado é que o paciente insatisfeito irá avaliar e reclamar de qualquer maneira, e quando não se coleta depoimentos dos satisfeitos, as avaliações negativas causam um estrago na reputação do médico.
Isso porque elas são as únicas encontradas por aqueles potenciais pacientes que procuram informações sobre o especialista.
Divulgar a imagem do médico
Durante muito tempo fazer marketing médico era apenas falar sobre as patologias e os serviços que o especialista oferece.
Nos sites e nas mídias sociais todo foco era nas informações dos serviços e muito pouco sobre o médico.
Os sites eram todos cheios de fotos de modelos que aparentavam sofrer doenças ou ter realizado tratamentos estéticos.
Porém, o paciente atual leva muito em consideração as informações sobre o especialista, no qual, ele irá confiar a sua saúde.
O foco central de qualquer mídia que o médico possui passa ser a sua imagem e a sua história.
Focar em mostrar experiência
Um dos principais fatores de escolha que os pacientes levam em consideração na hora de escolher o seu médico é a experiência.
Seja nos sites ou nas mídias sociais, explorar a experiência do especialista é fundamental.
As maneiras mais comuns de explorar a experiência do médico são a experiência geral e a do serviço:
Geral: 26 anos de cardiologia;
Serviço: mais de 765 mastopexias realizadas.
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Divulgar páginas de serviços
Geralmente o médico ou a clínica tem um website, e nesse website se encontra informações sobre o médico, serviços, contato etc.
Porém, o que alguns médicos tem utilizado com certo sucesso nos últimos meses é criar páginas de vendas para um ou mais serviços.
Ao invés de divulgar um serviço com poucas informações sobre ele no site do médico, eles criam uma página específica com muitas informações sobre o serviço e com a finalidade de converter pacientes.
Vejamos a analogia.
Eu (Vitor Jaci) tenho o meu site www.vitorjaci.com.br que fala sobre o meu currículo e o meu blog.
No meu site, o médico pode até encontrar algumas referências sobre os cursos que eu disponibilizo.
Porém, para convencer o médico a se inscrever em um curso como o Médico Celebridade, eu disponibilizo e divulgo uma página específica sobre o curso, como a página www.medicocelebridade.com
Fazer Lives
Há diversas maneiras de compartilhar conteúdo médico na internet, seja por meio de imagens, textos, memes, artigos, áudio etc.
Mas é claro que a mais eficiente delas é o vídeo.
Porém, com o amadurecimento das mídias sociais, as lives (vídeos ao vivo) se tornaram o modelo de conteúdo com mais engajamento.
Quanto mais curtidas, comentários e compartilhamentos o conteúdo do médico tiver, mais pacientes serão impactados, isso por conta do algoritmo das mídias sociais ligado ao engajamento.
Fazer lives pelo menos uma vez por semana sobre assuntos ligados a especialidade do médico é uma ótima maneira de crescer nas mídias sociais, e consequentemente, alcançar novos pacientes.
Incentivar o paciente divulgador
Apelos que antes funcionavam no marketing do passado já não funcionam mais com tanta eficiência.
Entre eles está a propaganda, na qual, seria eu (médico) falar bem sobre os meus serviços.
Atualmente, o foco é incentivar que os meus clientes falem sobre mim.
Como o médico não pode postar fotos com pacientes em suas mídias sociais, quando o paciente posta na mídia dele a foto com o médico, logo, ele divulga os serviços do especialista para uma legião de contatos.
Deixar o paciente agendar
Durante muito tempo a única maneira que o paciente tinha para agendar serviços médicos era o telefone.
O que na maioria das vezes era mal gerenciado e isso impactava negativamente nos ganhos do consultório.
Outra maneira que os médicos utilizam é a do formulário, no qual, o paciente deixa os dados para que a secretária entre em contato.
Porém, atualmente o paciente não quer mais ligar ou esperar por uma ligação.
O paciente é ansioso e tem um smartphone nas mãos.
Portanto, ele prefere médicos que disponibilizam opções de agendamento instantâneo, seja o WhatsApp ou até mesmo um agendamento eletrônico disponível no site.
Manter contato com atuais pacientes
Captar novos pacientes para o consultório é apenas o começo de seus esforços de marketing médico.
O final de todo processo é nunca mais parar de se comunicar com os pacientes, e assim, transformá-los em clientes fieis.
Quem pensa que o relacionamento entre médico e paciente acaba no consultório está enganado.
Seja por e-mail marketing, por lista de WhatsApp ou por mídias sociais, estender os limites do consultório com conteúdos relevantes fará a diferença.
Participar do planejamento e da execução
Já são milhares de médicos brasileiros que utilizam o marketing para divulgar os seus serviços, porém, poucos deles participam efetivamente do planejamento e da execução de seus projetos.
Durante todo ano de 2018, pude notar que aqueles especialistas que deixaram de lado as agências e fizeram por conta própria os seus conteúdos tiveram mais sucesso.
Isso porque os profissionais de agências podem ajudar o médico até um certo limite, pois não são conhecedores de assuntos ligados às especialidades.
Passamos da fase em que o principal de um conteúdo médico era a estética, agora a diferença está na mensagem.
Quanto mais profunda e clara ela tiver, maior será o seu engajamento.
Essas foram as dez principais tendências de marketing médico para o ano.
Espero que você siga e coloque em prática pelo menos uma delas, quem sabe todas?
Doutor, obrigado pelo seu tempo e que 2019 seja um ano de realizações na sua carreira.
Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico