Olá Doutor, tudo bem?
Quais seriam os motivos principais que fazem com que um paciente troque de médico?
Em 1957, o Doutor John T. Givens escreveu um artigo no Journal of the National Medical Association chamado: Thirteen Reasons Why Patients Change Doctors.
(CLIQUE AQUI para ler o artigo em inglês)
Nesse artigo, ele expões os treze motivos principais pelos quais os pacientes trocam de médico.
Apesar de quase 60 anos, será que os motivos continuam atuais? Abaixo a lista do Dr. Givens:
1. Falha em inspirar confiança tanto nas capacidades técnicas profissionais do médico quanto na sua pessoa.
2. Incapacidade de erradicar ou atenuar sintomas como tosse, dor, dor de cabeça, vómitos ou outros dentro do prazo prometido.
3. Prescrição de doses elevadas ou remédios ruins e de difícil aceitação. (O remédio pode ser pior do que o doença. – Addison)
4. Visitas em demasiados ou quase raras. (um convidado constante nunca é bem-vindo – provérbio)
5. Reconhecer e se comunicar com atenção especial com o chefe da família, seja ele pai, mãe ou o paciente e si.
6. Incapacidade de reconhecer o paciente na rua depois tratá-lo no consultório ou na casa. Isso geralmente é devido a uma falha de memória e os pacientes geralmente esperam que os seus médicos se recordem de seus rostos, nomes, endereços, doenças, qual a medicação, dieta, etc.
7. O erro em não antecipar uma doença/tratamento ou fazer algo pelo paciente antes que o mesmo peça.
8. Ridicularizar por meio de linguagem desrespeitosa os sintomas ou os problemas do paciente.
9. Misturar o profissional com o social e desse modo trazer para o consultório indevida familiaridade com o paciente ou com seus familiares, no final, falar sobre assuntos triviais exceto o paciente e sua doença.
10. Incapacidade de usar o tato, o bom-senso adequado e a cortesia no questionamento ao paciente, especialmente na presença de parentes ou amigos.
11. Décima primeira é a incapacidade para projetar uma efetiva e forte personalidade por causa da desordem, maus hábitos, descuido na aparência etc. O médico cuja respiração e roupas estão exalando o odor ruim tem uma séria desvantagem e tem o seu trabalho questionado.
12. Fazer um mau prognóstico. Um médico e toda a profissão são expostos ao ridículo quando o paciente só é dado pouco tempo para viver e, surpreendentemente, o paciente se recusa a morrer e fica bem depois de passar
a outro médico ou mesmo um charlatão ou mesmo com remédios caseiros.
13. Cobrar muito ou pouco além da média. Médicos que cobram abaixo da média dão a impressão que não são bons, e os que cobram muito acima, são vistos como mercenários, e os dois motivos, fazem com que o paciente não lhe procure mais.
Sinceramente, acredito que nenhum dos treze motivos descritos pelo Dr. Givens são para revolucionar a maneiro como você pratica a medicina no seu dia a dia. A maioria dos tópicos são óbvios e alguns, já estão fora de cogitação.
Porém, vale a reflexão: Por que o meu paciente não volta mais?
O mesmo assunto mas de uma forma atualizada. No meu blog, eu escrevi um artigo: POR QUE OS PACIENTES DESAPARECEM? clique aqui para ler.
Por favor, gostaria de receber a sua contribuição 🙂
Na sua opinião, qual o principal motivo que faz com um paciente abandone um médico?
Abraço e sucesso,
Vitor Jaci
P.S.: Caso queira aprender marketing médico comigo se destacar na medicina CLIQUE AQUI