2 Erros Comuns do Médico ao Investir em Marketing

Olá Doutor, tudo bem?

Será que o seu investimento em marketing é efetivo?

Provavelmente NÃO! Eu irei lhe dizer o por quê.

Não é nenhum segredo que centenas de médicos no Brasil fazem marketing e gerenciam os seus consultórios como um negócio. E, como todo negócio, os serviços oferecidos precisam ser divulgados e a imagem profissional do médico precisa ser construída com muito cuidado.

Conheço Doutores e administradores de clínicas que investem parte do seu orçamento em marketing. Eles já entenderam que uma estratégia bem feita traz resultados positivos e mais pacientes para a agenda, principalmente, o marketing digital.

Por mais que a maioria dos especialistas ainda tenha receio, não acredite ou não concorde com o marketing direcionado aos seus serviços, em tempos de muita competição e concorrência no mercado, o marketing é inerente ao gosto, ele existe e muitos dos seus colegas concorrentes irão fazer.

Porém, fazer marketing não é simplesmente entrar em campo e jogar o jogo. Fazer marketing significa ter estratégia ao entrar em campo e entrar para ganhar o jogo.

Por isso, a cada R$ 1 investido, o ideal é no mínimo dobrar esse valor.

O Marketing Médico é um investimento

Antes de mais nada, ao resolver aplicar o marketing no seu consultório, essa ação deve ser encarada como um investimento e não como um gasto.

É muito comum que os médicos tenham receio de investir naquilo que eles não conhecem, mas, da mesma maneira que um consultório precisa de investimento em tecnologia, conforto e arquitetura para que os pacientes se sintam mais acolhidos e satisfeitos, a marca pessoal do médico ou da clínica também precisam de investimento.

Mas, como saber se o seu investimento em marketing médico é efetivo ou se as ações aplicadas são um esforço em vão?

Os dois erros mais comuns do médico ao investir em marketing:

1. Invista mais em mídias e menos nos serviços.

É muito comum os médicos me relatarem que investem mil, dois mil e até cinco mil reais por mês em marketing e quase nenhum resultado é obtido.

Então, quando eu avalio as suas estratégias, logo eu noto que uma grande parte (a maioria) dessa receita é destinada à serviços de agências ou colaboradores.

Eu percebo que a maioria dos especialistas investem mais em imagens no Instagram do que no Google Adwords, que é a melhor ferramenta para se trazer novos pacientes.

Em outras palavras, o médico paga esse valor para agência criar posts de Instagram ou Facebook. Ou para agência cuidar do site e fazer imagens “bonitinhas”.

Efetivamente, isso não traz quase nenhum resultado se comparado ao mesmo investimento em mídias.

Novos posts e conteúdo postados diariamente, basicamente serão divulgados para as mesmas pessoas ou base de fãs, ou seja, serão sempre apenas as mesmas pessoas que virão os posts.

Por outro lado, um bom conteúdo patrocinado diariamente, será divulgado para milhares de novos potenciais seguidores.

Eu sempre digo, invista menos em serviços de agências, designers ou freelancers e mais nas mídias que efetivamente lhe trarão novos pacientes.

O Google, o Facebook, o Instagram, o Youtube e todas as outras mídias sociais e canais de comunicação são um negócio. Isso mesmo, eles são um negócio e não são apenas canais gratuitos e amigáveis.

Para existir, eles precisam de receita, e as suas receitas são provindas de anúncios. Portanto, quanto mais receita você despender com eles, mais “amigáveis” eles serão com você.

Portanto, quando for investir o seu budget, pague menos para as agências e mais para as mídias. São as mídias que trarão todos os dias centenas/milhares de novos potenciais pacientes para visitar o seu perfil ou seu site.

Eu sugiro que você utilize os serviços de uma agência ou profissional  para criar uma comunicação profissional, depois dela criada, basta investir nas mídias para divulgá-la durante muito tempo.

Em outras palavras, qualidade e não quantidade. Um post com alta conversão e patrocinado, vale mais que cem novos posts publicados no ano.

2. Você pode decidir copiar o marketing do seu concorrente, e isso pode no máximo fazer de você o melhor segundo lugar.

Há quem diga que para se ter sucesso é fundamental seguir todos os passos de todos o concorrentes.

Meu concorrente tem um site descolado, eu decido fazer um site descolado. Ele posta dicas de saúde no Instagram, eu faço o mesmo.

Na minha opinião, é um erro basear o seu marketing no do concorrente.

Há inúmeros fatores que contribuem para que ele tenha ou não sucesso, e esses fatores simplesmente podem estar fora do seu alcance.

Foque menos no que o seu concorrente tem para dizer e foque mais no que você tem para oferecer. Entenda os seus clientes, se prepare e faça.

Simplesmente fazer o que os outros fazem é até mais fácil, mas, o ideal é procurar ajuda de quem conhece do assunto e desenvolver uma estratégia personalizada para a sua necessidade.

Outro caminho é estudar o marketing médico. O curso online Médico Celebridade é um guia completo de marketing para o médicos divulgar os seus serviços com ética.

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O marketing médico é uma ferramenta poderosa para divulgar os seus serviços e aumentar a sua autoridade de especialista, porém, mesmo destinando uma quantidade razoável de receita todos os meses, caso não tenha estratégia, ele será apenas um gasto e não um investimento.

Principalmente se a estratégia for uma cópia exata de um concorrente.

Lembre-se: 

Investir mais nas mídias e menos nos serviços. Gaste um terço da sua receita com a agência e o maior parte com os canais.

Nunca faça as suas ações baseadas apenas naquilo que os concorrentes fazem.

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Obrigado pelo seu tempo e sucesso na sua carreira 🙂

Vitor Jaci

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