Olá Doutor, tudo bem?
É muito comum eu receber a seguinte pergunta de médicos que me seguem no Instagram:
“Vitor, como eu faço para transformar seguidores em pacientes para o meu consultório?”
O Instagram é hoje, uma das maiores plataformas para divulgação de serviços e produtos, além de demonstrar potencial em estabelecer e transformar relações.
E, milhares de médicos brasileiros têm perfis comerciais ativos nessa mídia social, porém, a maioria não consegue transformar os seus perfis em captadores de pacientes.
Provavelmente você já se viu interessado em um produto ou serviço que passou pelo seu feed.
Ou simpatizado por uma história.
Considerando que muitas pessoas passam horas do dia no Instagram, já lhe ocorreu que você pode usar a rede social para impactar ainda mais pessoas e divulgar os seus serviços médicos?
O Instagram pode, com certeza, aumentar a sua visibilidade na região de atendimento.
Mas não pense que é só publicar e pronto.
Noto que a maioria dos médicos que estão no Instagram acreditam que basta publicar um conteúdo, seja imagem ou vídeo e pronto, os paciente deveriam aparecer.
Apesar da facilidade, esse não é um atalho rápido para o sucesso.
Além do que, existem limites éticos listados pelo manual de publicidade médica do CFM que devem ser respeitados e que limitam a divulgação dos serviços. E, médico nenhum quer ficar mal falado perante aos colegas.
O mais importante, existe também uma linguagem própria do Instagram que deve ser respeitada.
Por isso, preparei 3 dicas que podem te guiar na hora de divulgar o seu consultório, a sua clínica ou os seus serviços médicos no Instagram.
1. Tempo e volume de postagens proporcional ao investimento
Quanto mais tempo e criatividade você doar para o seu perfil, menos precisará investir.
O segredo é a frequência e a consistência.
Ou seja, postar com alta frequência, de preferência, todo os dias, mas também, durante muito tempo.
Não adianta postar trinta conteúdos no mês um é apenas três conteúdo no mês dois.
Os poucos médicos que são “celebridades’ no Instagram hoje no Brasil, doam no mínimo 2 horas por dia do seu tempo para produzir conteúdos como vídeos, enquetes, stories e postagens.
Eu sei que isso não é possível para todos, a maioria dos médicos têm uma agenda caótica.
Mas é preciso reiterar que, o Instagram é uma plataforma de negócios. E, como uma plataforma de negócios, ele se monetiza com os anúncios.
Ou seja, ela priorizará os perfis que doam muito para a plataforma, seja em tempo com produção de conteúdo ou seja em dinheiro, investido em impulsionamento e divulgação.
Isto é, se você não investe muito tempo, você precisará investir em dinheiro. E vice e versa.
Por essa razão, se você faz parte dos 99% dos médicos que não têm tempo para doar duas horas do seu dia ao Instagram, o ideal, é ter uma estratégia de anúncios bem azeitada.
No curso Insta Médico eu ensino várias estratégias para o médico anunciar no Instagram da maneira correta e efetiva.
Ao anunciar da maneira correta, você alcançará milhares de potenciais pacientes todos os dias sem precisar postar todos os dias.
2. O Instagram não é o canal ideal para divulgar serviços médicos
Quando um paciente precisa de um serviço médico, geralmente ele recorre a mídias informativas e de intenção, como o Google e o Youtube, e não ao Instagram, que é uma mídia de atenção e relacionamento.
Para divulgar serviços médicos nessa mídia, é fundamental que você entenda esse conceito:
Existem dois tipos de serviço médico: os de demanda espontânea e os de demanda estimulada.
Demanda espontânea: uma cirurgia de vesícula por exemplo, o médico não consegue gerar demanda, já que ninguém irá agendar a cirurgia apenas por ler um conteúdo sobre ela no seu perfil do Instagram.
Trata-se, geralmente, de serviços de urgência e de necessidades. Não é algo que as pessoas busquem a não ser que precisem.
Por mais que elas sigam o seu perfil, elas não se transformarão em pacientes para esse tipo de serviço.
Demanda estimulada: o botox por exemplo, é possível estimular o agendamento sem que o paciente precise ou tenha um interesse prévio no serviço.
É um tipo de serviço de pouca urgência e pouquíssimas objeções.
Mas é possível estimular o interesse nas pessoas. Ainda mais se tratando de um procedimento estético.
Os seguidores estão abertos para quem os ajudam a melhorar a qualidade de vida ou a autoestima.
A prevenção também pode ser tratada nesses casos.
O primeiro passo é identificar entre os seu serviços, quais são de demanda espontânea e quais são de demanda estimulada, e focar nos de demanda estimulada.
Não será possível identificar um serviço de demanda estimulada em todas as especialidades médicas.
Mas sempre haverá novas possibilidades e potencialidades a serem exploradas.
O marketing digital é um mar infinito.
3. O Instagram é um endosso
Em muitos casos, o Instagram para o médico é um endosso, ele não será a porta de entrada principal.
Atualmente, um de cada três pacientes procuram o perfil do médico nas mídias sociais antes de agendar.
Seja para ler os relatos de outros pacientes, para saber mais sobre os serviços oferecidos ou para bisbilhotar a vida pessoal do especialista.
Mesmo após alguém indicar o médico no boca a boca, o paciente tende a fazer essa pesquisa nas mídias sociais, inclusive no Instagram.
Apesar do Instagram não confirmar ou concluir que você é um bom médico, os pacientes tendem a confiar mais na indicação depois de conhecer um pouco mais sobre o seu trabalho nessa mídia.
Ou seja, o perfil do médico no Instagram não é necessário apenas para divulgar serviços para novos pacientes, mas também, para ajudar a convencer aqueles pacientes que são oriundos de outros canais, como o boca a boca ou o Google.
Lembra que eu falei que o Instagram é capaz de estabelecer relações?
CLIQUE AQUI e conheça um erro que 90% dos médicos cometem no Instagram
Espero que as dicas lhe ajudem a promover os seus serviços médicos no Instagram.
Qualquer dúvida sobre Instagram Médico não hesite em me escrever.
Obrigado pelo seu tempo e sucesso na carreira!
Vitor Jaci – Especialista de Marketing Médico