Olá Doutor, tudo bem?
Criar uma estratégia de marketing para um médico é muito diferente do que criar para um produto ou para um serviço qualquer. Há certas limitações éticas que devem ser seguidas, e principalmente, há certas peculiaridades que fazem com que o trabalho seja díspar.
Geralmente, entre cada dez médicos, nove deles adotam o marketing médico com um objetivo similar: atrair mais pacientes para o consultório.
Eu sempre digo que há três estágios decisivos para um médico conseguir alcançar esse objetivo:
1. Conhecer
2. Confiar
3. Procurar
Se colocarmos o paciente na posição de cliente, o desafio se torna maior, isso porque esse cliente não está comprando sabão em pó no mercado ou escolhendo um prato no menu em algum restaurante local.
Ao procurar um médico a sua decisão é mais criteriosa e os efeitos dela são mais arriscados do que as outras centenas de escolhas de compra que ele faz no dia a dia.
Esse “cliente”, na maioria da vezes, não procura o médico para realizar nenhum desejo repentino, ou alguma necessidade básica. O médico será procurado na emergência ou mesmo que seja por fins estéticos, essa escolha será tão criteriosa quanto a compra de um apartamento ou de um carro zero.
A responsabilidade é maior. Pesquisas na internet ou com ex-pacientes serão feitas sobre o procedimento, sobre a clínica, sobre o médico, sobre os riscos, enfim, o paciente irá se informar.
E, a toda informação que ele conseguir obter servirá como base para gerar confiança. Quanto maior o nível de confiança de um paciente no médico, maiores são as chances desse médico ser o escolhido.
É certo que o objetivo número um do médico deve ser a medicina em si, mas também é certo que há um mercado competitivo na área médica e há concorrência nesse mercado.
Se o médico não for conhecido, ele será procurado apenas por um tipo de paciente bem peculiar: O paciente que vê o médico como uma commodity. Aquele que acredita que não há diferença técnica entre os especialistas, e portanto, aceita pagar apenas o mínimo por qualquer procedimento.
Nos meus anos de experiência com o marketing médico, eu posso lhe garantir: para aumentar a base de pacientes o médico deverá ser conhecido na sua região, mas, ser conhecido não basta, eu posso ser conhecido (popular) e reconhecido como um mau especialista.
Então, ser conhecido e reconhecido como competente gera a confiança necessária e a procura.
Para ser conhecido na região de atendimento, o médico pode utilizar dezenas de ferramentas online e offline.
Para gerar confiança, as duas principais ferramentas são: ter prova social (reviews positivos de pacientes) e também, mostrar domínio do assunto, e o vídeo cumpre bem esse papel.
Portanto, se o seu objetivo com o marketing médico for o de aumentar a sua carteira de pacientes, tenha em foco os três estágios decisivos do marketing médico:
1. Conhecer
2. Confiar
3. Procurar
Primeiro o paciente me conhece, lê ou ouve falar sobre mim, depois ele busca informações sobre o meu trabalho, e por fim, me procura.
Espero que você tenha sucesso ao implementar as suas estratégias de marketing médico.
Tenha uma semana abençoada de trabalho 🙂
Vitor Jaci
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