Olá Doutor, tudo bem?
Você ainda anuncia o seu consultório em revistas de bairro?
O médico sempre teve muitas dificuldades para fazer marketing. Seja pelas proibições éticas da profissão, pela falta de conhecimento técnico de marketing ou pela agenda apertada.
Porém, mesmo com todas essas dificuldades, o médico sempre fez de uma forma ou de outra o seu marketing.
Durante muito tempo, o marketing médico era baseado em um anúncio de revista de bairro ou de um jornal local. Era também baseado em papelaria como cartões de visita ou folders. E por fim, o melhor marketing acontecia da porta do consultório para dentro, na relação entre especialista e paciente.
Todas essas estratégias geravam um boca-boca na região de atendimento e na maioria dos casos, demoravam até anos para garantir algum tipo de resultado.
No entanto, graças às novas ferramentas disponíveis, o marketing mudou muito nos últimos anos. E é claro, o marketing médico também mudou.
As estratégias que no passado eram as únicas soluções, hoje se tornaram obsoletas diante do grande recurso que o médico tem em suas mãos; seja para alcançar novos pacientes ou para se relacionar com eles.
Por isso, é importante que você saiba o que atualmente é eficaz e o que não é em termos de marketing.
Selecionei 3 estratégias de Marketing Médico que NÃO funcionam mais nos dias de hoje:
1. Anúncio em revistas ou jornais de bairro
É muito comum (já foi mais) ver anúncios de clínicas e consultórios médicos em revistas e jornais de bairro. Aliás, por muitos anos essa era uma das únicas possibilidades que o especialista tinha em mãos para anunciar.
Porém, hoje essa estratégia é ineficaz. Os leitores desse tipo de mídia são cada vez mais raros, e o pior, eles já não absorvem mais as propagandas impressas. Seus olhos já estão treinados para desviar o olhar para qualquer sinal de propaganda.
Solução: Se for anunciar, faça isso no Google ou no Facebook. Além de ser mais barato, você consegue alcançar um número infinitamente maior de potenciais pacientes.
Caso você tenha um apreço e deseje continuar com esse tipo de comunicação, CLIQUE AQUI e assista um vídeo no qual eu mostro como deve ser o anúncio eficaz em revistas para chamar a atenção do leitor.
2. Cartões de visita
Você se lembra do tempo em que todo mundo lhe distribuía o seu cartão pessoal/profissional de visita?
Pois é, os tempos mudaram. Os cartões são cada vez mais raros. Eles ainda são importantes, porém, na maioria das vezes, ficam esquecidos no fundo de alguma gaveta.
Solução: Tenha um website pessoal. É a forma mais rápida de ser encontrado por qualquer paciente. Aliás, não apenas de ser encontrado, mas também, de transmitir informações relevantes como: agenda, localização, infra-estrutura e formas de pagamento.
3. Cartões postais de natal e aniversário
É sempre muito gentil receber um cartão postal no dia do nosso aniversário ou no natal, concorda? Eu mesmo já recebi um cartão de boas festas de um médico no qual eu fui paciente e adorei.
Mas então, por que enviar cartões postais não é mais eficiente?
Porque um dos segredos para fazer com que um paciente se torne um cliente durante anos é o relacionamento. Cartões postais é uma forma de se relacionar e manter o contato com o paciente. É um jeito de dizer: “Não se esqueça, estou aqui caso você precise”.
Apesar disso, enviar cartões postais é muito caro e manter contato uma ou duas vezes no ano não garante relacionamento e fidelização.
Solução: Atualmente, você pode se relacionar com todos os seus pacientes de uma maneira mais barata, constante e eficiente. Como? Por meio das mídias sociais. Seja pelo Facebook, pelo Instagram ou pelo Twitter.
Nas mídias sociais, o médico pode alcançar um número bem mais extenso de pacientes, e se relacionar com elas diariamente. Ser lembrado durante 365 dias, e não apenas em ocasiões esporádicas.
Espero que você tenha gostado das dicas de hoje. Aliás, gostaria de ler o seu comentário, ok?
Até logo:)
Vitor Jaci
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