Olá Doutor, tudo bem?
Atualmente, o paciente escolhe um consultório baseado em algumas variáveis, e não somente no famoso boca-a-boca. Tão venerado por médicos no passado.
O modo como ele navega na internet para obter informação sobre um médico precisa ser entendido por você. Afinal, esse paciente não cai de paraquedas no seu consultório.
Mesmo com a indicação do amigo, o paciente irá procurar referências sobre esse médico na internet, e se as referências forem negativas?
Se esse médico estiver mal falado, com certeza, o paciente não irá agendar.
Antes de chegar até você, ele passou por um processo de escolha e entender esse processo é fundamental, para que você possa agir da maneira correta e fazer com que esse paciente lhe procure e assim, que tenha um consultório cheio.
Na verdade, não havia forte concorrência no passado.
Existiam poucos especialistas em cada região e o paciente não tinha praticamente escolha, bastava ele acreditar na indicação e procurar o médico.
Atualmente o cenário mudou! Nunca se formou tanto médico como hoje nas faculdades de medicina do Brasil.
Já são mais de 400 mil médicos competindo palmo a palmo por espaço no competitivo mercado da medicina.
É a lei do mercado: oferta e procura.
Aumento da oferta de serviços médicos com uma procura estagnada, em outras palavras, mais opções de escolhas para o paciente.
O diferencial se torna a mão de obra barata, ou seja, a maioria dos médicos baixam os valores dos serviços para atrair seus pacientes.
Um especialista será mais procurado pelos pacientes particulares enquanto o outro praticamente viverá de plantão.
Se o boca a boca já não é o centro das atenções, o que é?
O marketing digital!
Aplicar o marketing digital para divulgar serviços médicos ainda é muito novo.
Pouquíssimos médicos já dominam essa técnica e são eles que colhem os frutos da prosperidade em seus consultórios.
Você sabia que a grande maioria dos médicos brasileiros não sabem como utilizar a internet para divulgar os seus serviços e que eles cometem pelo menos um desses três erros?
3 Erros que Prejudicam o Médico na Internet
Primeiro erro: o paciente não encontra informação sobre o médico na internet.
É natural que antes de agendar o paciente irá procurar por informações sobre o médico na internet e na maioria das vezes, ele não encontra nada.
Não encontra o currículo do médico, os serviços que ele oferece, as informações de contato como telefone e endereço.
Com certeza, atualmente o médico que não tem presença digital praticamente não existe.
Segundo erro: o paciente encontra informações desatualizadas sobre o médico na internet.
É muito comum haver informações desatualizadas sobre o médico ou seu consultório. Essa desinformação dificulta o agendamento.
Seja um currículo desatualizado ou principalmente, informações de contato, telefone, serviços oferecidos e endereço.
O paciente irá tentar se comunicar e logo desistirá, pois as informações eram obsoletas.
Terceiro erro: o paciente encontra informações negativas sobre o médico.
Os reviews de pacientes têm tirado o sono de muitos médicos.
Os pacientes insatisfeitos irão divulgar as suas experiências negativas com o médico, e isso, irá repelir os novos pacientes.
Atualmente, acreditamos que as informações negativas de pacientes sobre o médico repelem um de cada quatro pacientes.
Não ter informações na internet, ter informações desatualizadas ou informações negativas.
Note que cada um desses três erros abre espaço para o seu colega concorrente.
Quando o paciente não encontra o que procura sobre você na internet, logo ele irá procurar outro médico.
Clique Aqui e conheça os 10 Erros mais Comuns que os Médicos cometem na Internet
Se você faz parte dessa grande gama de médicos que cometem um ou todos esses três erros, infelizmente, você está perdendo receita no seu consultório.
O seu consultório está ou estará em breve na UTI e só marketing digital poderá salvá-lo.
Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico