Olá Doutor, tudo bem?
Você oferece “descontos” nos seus serviços médicos?
Por ser um especialista em marketing médico é natural que eu siga centenas de médicos nas mídias sociais …
Ou seja, todos os dias eu vejo dezenas de publicações de médicos das mais variadas especialidades no Facebook ou Instagram.
Muitas dessas publicações servem até como inspiração e modelo para as ideias que eu compartilho, porém, nem todas.
Infelizmente, tenho notado um hábito em perfis de médicos ligados à medicina estética que não corroboram com aquilo que eu penso sobre marketing, e principalmente, com os preceitos do Manual de Publicidade Médica (CFM).
Alguns desses perfis, utilizam a estratégia de publicar “descontos” em demasiado.
Veja só o exemplo de um desses perfis:
Na segunda-feira era 30% de desconto em um procedimento X, na terça-feira 25% em um procedimento y, na quinta-feira 50% em um procedimento z.
Ou seja, praticamente todos os dias essa clínica tem um desconto.
Na minha opinião: esse é um erro estratégico!
Além do que, o CFM por meio do Manual de Publicidade Médica (CFM) expressa:
1. Critérios gerais de publicidade e propaganda
6. Das proibições gerais
XIV – divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.
Clique aqui para baixar o manual completo e saber mais sobre as regras de publicidade médica
O fato do CFM desaprovar essa prática para mim não é principal, isso porque eu descordo de muitos pontos no Manual e acho que eles precisam ser revistos, mas, discordar não significa indicar.
Na minha opinião como especialista, fazer publicações de descontos em demasiado é ruim para a reputação do médico.
Acredito que o médico deve sim oferecer descontos em alguns casos, como se o pagamento for à vista, para clientes de longa data etc … Mas, sempre dentro do consultório, com o paciente frente a frente, e nunca divulgar nas mídias essa prática.
Conheça 4 pontos negativos de divulgar descontos excessivos em serviços médicos na internet:
1. Confiança: o paciente não acredita que aquilo é um desconto de verdade, pois se todos os dias tem desconto, aquilo é um blefe.
2. Surpresa: o desconto é uma estratégia de venda que tem como objetivo causar surpresa ao comprador, ou seja, quando ele é aplicado, o comprador não esperava e acaba se surpreendendo.
3. Fidelização: o desconto deveria ser utilizado, se for, para valorizar clientes fieis, ou seja, o paciente de longa data.
4. Credibilidade: só você é capaz de valorizar o seu trabalho, portanto, você deseja se posicionar como um médico capacitado e premium, ou como um especialista commodity, aquele que pode ser encontrado em qualquer esquina por preço baixo?
Lembre-se sempre: você pode contar com o paciente fiel ao preço baixo até ele encontrar um outro consultório com preço mais baixo que o seu.
Clique Aqui e saiba como evitar o paciente que busca apenas o preço baixo no serviço médico
Descontos iniciais com frequência além de diminuir a sua margem de lucro e comprometer o seu caixa, reduzem a possibilidade de você aplicar o desconto para quem realmente merece, seja para aquele paciente fidelizado, seja para aquele outro paciente que pagará o procedimento à vista.
Você utiliza descontos para divulgar os seus serviços?
Se sim, por favor, me conte um pouco da sua experiência em oferecer descontos para pacientes.
Se não, gostaria de ouvir a sua opinião sobre o tema.
Recentemente eu gravei um vídeo sobre posicionamento médico e é um tema que faz sentido ao desconto. Saiba como se posicionar no consultório.
Deixe o seu comentário abaixo 🙂
Obrigado e sucesso na sua carreira médica,
Vitor Jaci