Olá doutor, tudo bem?
Frequentemente eu recebo a seguinte pergunta:
“Vitor, eu posso fazer marketing durante a residência?”
E a resposta é sim!
Você que é residente, acabou de entrar na R1 ou R2, esse é o momento ideal para você começar a construir a sua autoridade médica.
Claro que existem algumas limitações, como por exemplo, você não pode se apresentar como especialista já que ainda não tem o RQE.
Mas você pode e deve começar agora a utilizar o Marketing Médico para cortar atalhos, captar audiência e já garantir os primeiros pacientes assim que você se formar.
No post de hoje, eu vou te dar algumas dicas e estratégias que você pode aplicar ainda na residência
1 Tenha um site com seu nome
Crie o seu site e comece a publicar posts relacionados à residência e a sua área.
Isso porque demora para que o Google leia o seu conteúdo e coloque o seu site nas primeiras colocações através das palavras-chave.
Esse processo de ganhar relevância pode levar anos, por isso, o quanto antes, melhor.
2 Instagram com o seu nome
Por exemplo: @drvitorjaci
Assim como o site, você pode demorar um tempo para conseguir seguidores fiéis, e é importante que, antes mesmo de concluir a residência, você já comece a investir na sua marca (seu nome).
Mas o que postar?
Não foque em tratamentos, já que você ainda não é especialista.
Explore conteúdos sobre doenças, patologias e sintomas relacionados à sua especialidade. Assim você começará a construir a sua autoridade no assunto.
Também é uma oportunidade de qualificar a sua audiência, e quando você se tornar especialista, você já terá pacientes.
3 Grave vídeos
Se eu puder te dar um conselho de amigo é: dê um play na câmera.
Esse é o melhor investimento à longo prazo que você pode fazer pela sua carreira médica.
Vídeos geram conexão com pessoas e constrói autoridade, por isso, são uma grande porta de entrada de pacientes.
Muitos médicos já formados, descobriram isso recentemente e começaram a gravar. Mas como tudo na vida e no marketing, leva tempo para se soltar diante das câmeras.
Por isso, aproveite agora para se desafiar e produzir conteúdos sobre sintomas e curiosidade da sua especialidade.
Sempre com a ressalva de não oferecer serviços ou dar a entender que você já é especialista.
4 Entrevista com mestres
Entrevistar professores, preceptores e médicos destaque na sua área, pode ser um atalho para a construção da sua autoridade.
Essa é uma técnica de Marketing chamada subir no ombro do gigante.
Nada mais é do que utilizar a autoridade de alguém para fomentar a sua.
Já que nesse momento da entrevista, você vai também vai expor suas opiniões e demonstrar conhecimento sobre o assunto.
5 Audiência em grupo
A última dica é: começar a criar uma audiência, seja uma lista de transmissão, grupo no WhatsApp ou Telegram.
Crie um ambiente onde você vai se relacionar com essas pessoas e vai falar sobre patologias e sintomas.
Assim, você criará fundamentos e audiência necessária para que, até o fim da residência, você pode acumule milhares de pessoas que te acompanham e esperam ansiosamente pelo momento em que poderão agendar com você.
Agora uma dica extra:
Se você está na residência e quer começar a fazer Marketing, sugiro que você se inscreve no Médico Celebridade que tem diversas estratégias que você vai poder colocar em prática antes de se formar.
E quando você pegar o seu título e a chave do consultório, você vai estar à frente da maioria dos residentes do Brasil, médicos recém formados ou especializados.
Continue acompanhando meus conteúdos pois quero te ajudar nesse caminho.
Obrigado pelo seu tempo e sucesso na carreira.
Vitor Jaci