Por que será que um paciente escolhe fazer uma cirurgia com o médico A e não o com o médico B?
Salvo os casos de emergência, carência ou falta de opções, os processos psicológicos de decisão de compra seja de um produto, de um serviço ou de um profissional, geralmente seguem uma mesma ordem.
Todo cliente (no seu caso leia-se paciente), se encontra em diferentes estágios dentro do processo de decisão. E, é esse processo que você precisa entender, caso deseje se destacar e estar sempre presente para os seus pacientes.
Na verdade, ao conhecer os estágios de decisão dos pacientes, você pode planejar melhor as suas ações e amenizar os seus pontos falhos.
São 5 etapas que quase todo paciente percorre até chegar à você:
1º ETAPA: Reconhecimento do problema (pré-decisão)
O paciente reconhece um problema, por exemplo: dor na coluna.
Então, ele irá procurar por informações geralmente online sobre do que se trata essa dor, e de acordo com os sintomas, detectar qual é a doença ou lesão por ele sofrida.
2º ETAPA: Busca de informações (pré-decisão)
O paciente já sabe ou acha que já sabe do que se trata a sua dor na coluna, que pode ser por exemplo uma: lombalgia.
Então ele irá procurar por informações sobre os possíveis tratamentos para essa doença ou lesão (lombalgia).
3º ETAPA: Avaliação das alternativas (pré-decisão)
O paciente já sabe ou acha que já sabe do que se trata a sua dor na coluna, ele também já se informou sobre as possíveis formas de tratamento e agora procura um profissional ou local para realizar esse tratamento.
Então, ele irá procurar por informações sobre os possíveis tratamentos para essa doença ou lesão (lombalgia).
O paciente também irá procurar qual ortopedista tem mais credibilidade, que aceita as suas formas e possibilidades de pagamento e que seja mais acessível geograficamente.
4º ETAPA: Compra (decisão)
O paciente já tem uma noção prévia de quais são os tratamentos mais indicados para o seu sintoma, e também já escolheu o médico ou clínica.
Então, ele irá marcar o atendimento (consulta, procedimento ou cirurgia).
5º ETAPA: Consumo e Avaliação (pós-decisão)
O paciente é enfim atendido pelo médico, então, ele vai se questionar:
O atendimento foi satisfatório?
O médico realmente conhece as técnicas da sua especialidade?
O tratamento resolveu o meu problema na coluna?
Atenção
Além de conhecer essas 5 etapas do processo é ideal que você saiba comoestar presente em cada uma delas.
Você bem sabe que eu recentemente lancei um curso online chamado Médico Celebridade, certo?
Já que o processo de decisão de compra é um tema muito abordado no curso, isso mesmo, eu ensino de forma prática como estar presente nas 5 etapas do processo.
Portanto, se você tiver interesse em fazer parte desse seleto grupo de médicos que desejam se destacar nas suas especialidades de uma forma moderna e ética…
Basta Clicar Aqui ou no link abaixo e fazer parto do curso:
http://www.medicocelebridade.com.br/medico-celebridade-pg/
Espero que tenha gostado do tema de hoje 🙂
Abraços,
Vitor Jaci