Olá doutor, tudo bem?
O médico pode usar a imagem do paciente no Marketing Médico?
O código de publicidade médica tem regras rígidas sobre esse assunto.
Confira as 5 maneiras proibidas de usar a imagem do paciente (e que podem fazer você perder o CRM)
1. Antes e depois
O primeiro ponto é, você não pode identificar o paciente por questões de privacidade e ética médica.
E o segundo ponto, mesmo se fosse permitido, eu não indicaria porque quando você posta um antes e depois porque isso induz a um resultado.
E nós sabemos que o resultado de qualquer procedimento depende da resposta do organismo e características do paciente.
E quando você faz esse tipo de publicação, o paciente entende como uma promessa de resultados que você não pode garantir. E isso pode levar à um processo administrativo e uma dor de cabeça muito grande.
Portanto, evite!
2. Postar fotos durante o procedimento
Doutor, mesmo com a autorização do paciente você não pode publicar esse tipo de conteúdo pois pode identificar o paciente (o que é proibido).
E pela visão do Marketing, eu não acredito que isso seja bom para você.
Já que as pessoas não querem ver dor, sangue ou algo que remeta a cicatriz. O que os pacientes gostam de ver e os fazem agendar é a transformação.
Invista em conteúdos que gere desejo do paciente através dos benefícios.
3. E só uma partezinha?
Também não pode!
Uma única pinta, cicatriz, marca de nascença ou tatuagem é capaz de identificar o paciente. Então não pode!
O CFM não é específico se você pode postar somente uma parte do corpo do paciente mas eu já vi alguns médicos sofrerem processos administrativos por conta disso.
Então é melhor evitar, não é mesmo?
4. Antes e depois de amigos e familiares
“Mas não é meu paciente… É o meu marido.”
O conselho enxerga todo mundo como paciente, até mesmo se você fizer um procedimento em você mesmo e postar.
Complexo, né?
5. Depoimentos
O depoimento de um paciente é valioso na hora de demonstrar sua autoridade médica e pode fazer com que outros pacientes agendem, e é muito importante que você de forma ativa capte bons depoimentos de pacientes.
Mas você não pode publicá-lo em suas redes ou sites.
Isso caracteriza exposição da imagem do paciente.
Capte depoimentos mas em outros sites, como no Google Meu Negócio.
Por favor, espero ler o seu comentário sobre o artigo.
Me conte: quais dessas regras você mudaria e por que?
Clique aqui e saiba como o médico pode captar novos pacientes de forma ética e estratégica.
Obrigado e sucesso na sua carreira médica.
Vitor Jaci