Olá Doutor, boa noite!
Você sabia que um paciente está mais propenso a criticar o seu atendimento pela expressão dos seus olhos do que pelas palavras ditas por você?
Olhos, lábios, mãos, ombros, pés e postura dizem mais sobre você do que as suas próprias palavras.
Na rotina alucinante do médico, o volume de pessoas que ele se relaciona é muito grande, e não é de se espantar que dentre essas dezenas de pacientes alguns se sintam insatisfeitos com o atendimento do especialista.
Entretanto, geralmente o médico alega que agiu e explicou tudo e não sabe porquê o paciente ficou insatisfeito?!
Médico, o segredo de se relacionar muito bem com os pacientes pode não estar escondido nas palavras, e sim, em gestos e expressões.
Isso não significa que as suas palavras são em vão, aliás, a palavra do médico é uma das mais valorizadas na nossa sociedade.
Mas, hoje nos vamos falar sobre: comunicação não-verbal
Estudos revelam que 93% de toda comunicação humana é não-verbal. As expressões não-verbais são na sua maioria inconscientes, por isso, é fundamental que você as domine enquanto atende um paciente.
A psicóloga social Amy Cuddy (veja palestra no TED), afirma que a nossa postura não só pode mudar a opinião dos outros sobre nós, mas também influencia a visão que temos de nós mesmos.
O nosso objetivo é saber como a sua postura pode influenciar a satisfação dos seus paciente.
O fato é: Os seus pacientes te enxergam mais do que te ouvem.
Por isso, resolvi revelar alguns segredos da comunicação não-verbal para se você se comunicar com os seus pacientes de uma maneira positiva.
5 Sinais que o Corpo do Médico Fala
1. Olhos nos olhos: desviar o olhar ou não focar no paciente transmite desconfiança, desrespeito e desinteresse, por isso, mantenha o foco nos olhos.
2. Ombros e braços relaxados: cruzar os braços ou contrair os ombros transmite sinais de tédio, medo, desconfiança ou desaprovação, por isso, relaxe seus ombros e os seus braços com a intenção de demonstrar abertura ao paciente.
3. Tom de voz seguro: engasgar demais, alterar o tom de voz, falar muito baixo ou muito alto demonstra insegurança ou descontrole, por isso, mantenha um tom de voz claro e com um volume constante.
4. Sorria: um sorriso pode demonstrar a sua gentileza e o seu lado humano. Quando esse sorriso é acompanhado de um olhar nos olhos, então, ele transmite toda confiança que o paciente procura em um médico.
5. Atenção com as mãos e os pés: o que mais deixa um paciente insatisfeito é o fato de ele sentir que o médico está com pressa para fazer o atendimento ou que está mais interessado em outros assuntos como WhatsApp, futebol, novela etc.
Por isso, quando estiver em atendimento, tome cuidado com o bater acelerado dos seus pés que demonstram pressa, e com as inúmeras vezes que você checa o seu celular.
Suas mãos e os seus pés podem colocar tudo a perder!
Caso você tenha alguma experiência sobre comunicação não-verbal nos seus atendimentos, ou tenha algo para me falar e acrescentar sobre o tema, basta responder, ok?
Obrigado e tenha uma ótima semana de trabalho 🙂
Vitor Jaci