Olá Doutor, tudo bem?
Será que os seus anos de experiência ou uma foto com alguma celebridade podem fazer com que o paciente confie no seu trabalho e lhe procure?
A maioria dos pacientes que irão marcar horário na sua agenda certamente confiam no seu trabalho, certo?
Afinal, é natural que o paciente confie no médico ou na clínica antes de se decidir, mesmo que ele não conheça o médico ou a clínica pessoalmente.
Eu sempre digo que no marketing médico existem três estágios decisivos para alcançar mais pacientes:
1. Conheço
2. Confio
3. Procuro
Por isso, principalmente ao se tratar de pacientes particulares ou dos que procuram por algum tipo de procedimento, a primeira e a segunda etapa deveriam receber uma atenção especial por conta do médico ou da clínica.
Eu fiz uma pesquisa com dezenas de pacientes para descobrir que elemento na comunicação online fez a diferença para gerar confiança no médico ou na clínica, e por consequência, fez com que o eles marcassem horário na agenda.
Em ordem, as respostas mais citadas:
1. Depoimentos;
2. Entrevista em programa de TV;
3. Anos de experiência;
4. Fotos com pacientes famosos;
5. Membro titular de associações;
6. Certificados.
Obtive respostas do tipo:
“procurei por determinada cirurgia na minha região e quando vi uma entrevista do médico no programa x de TV, notei que ele era competente.”
“no site eu vi que a clínica tinha mais de 30 anos e isso me deixou segura.”
“li dezenas de relatos sobre o médico e como todo mundo falava bem dele, e eu resolvi agendar a consulta.”
Quando um paciente procura por algum especialista na região dele, logo depois que ele encontrar esse especialista é natural que ele irá pesquisar sobre o médico na internet.
E, todos os elementos citados acima, deveriam fazer parte do site do médico ou da clínica, se não todos, pelo menos alguns deles.
Depoimentos: tiram o medo do paciente e fazem com que ele confie nas palavras de um terceiro que já teve a experiência com o médico.
Entrevista em programa de TV: gera autoridade ao médico, afinal, o paciente associa que se o médico foi entrevistado em um programa famoso, logo ele é competente.
Anos de experiência: transmitem bagagem suficiente na prática que logo é interpretado como competência.
Fotos com pacientes famosos: elevam o prestígio do médico e transmitem boa reputação.
Membro titular de associações: transferem a autoridade das associações ao médico, o que gera mais credibilidade.
Certificados: produzem a sensação de competência.
Na verdade, alguns desses elementos devem ser rigorosamente analisados antes de ser publicados. Para seguir as regas de ética e publicidade médico, por exemplo, o ideal é evitar depoimentos de pacientes e a auto-promoção. No final, tudo é uma questão de bom senso da sua parte.
Obs: É claro que nenhum desses elementos fazem mais pelo seu nome do que o conhecimento e a prática da medicina de qualidade. Ser um bom médico é fundamental, e não há entrevista ou certificado que transcenda a boa medicina.
Obrigado e tenha uma semana abençoada de trabalho 🙂
Vitor jaci