Olá Doutor, tudo bem?
Quando falamos de marketing médico, a primeira coisa que nos vem a cabeça é: novos pacientes, certo?
Mas saiba que nem sempre esse é o maior desafio de um consultório médico.
Muitas vezes o médico já tem uma grande clientela e por motivos de tempo, ele não consegue atender uma demanda ainda maior, afinal, ele é humano.
Por isso, o desafio é aumentar o gasto do pacientes no consultório.
Imagine poder aumentar 20% do seu faturamento com os seus atuais pacientes.
Isso seria fantástico, certo? Afinal, o médico não precisaria investir e nem se esforçar para atrair novos pacientes.
Estudos mostram que captar um paciente novo custa sete vezes mais caro do que fidelizar um paciente.
Quando você consegue captar um paciente é muito importante que você consiga desenvolver estratégias de fidelização, com isso, você fará com que ele aumente seus gastos em seu consultório.
No entanto, isso não pode ser feito de qualquer forma na medicina.
Como você bem sabe, há ações que são proibidas pelo CFM e pelo Conselho Regional de Medicina e você pode acabar perdendo seu direito de exercer a profissão por descumpri-las.
Quando nós falamos em aumentar os gastos dos seus atuais pacientes no consultório, falamos em aumentar o: ticket médio.
O ticket médio é o faturamento do consultório, dividido pelo número de pacientes atendidos.
Por exemplo, se você atendeu dez pacientes no mês e teve um faturamento de mil reais no consultório, o ticket médio é de cem reais.
Nesse caso, na média, os pacientes gastam aproximadamente cem reais no seu consultório.
Por isso, aumentar gradativamente essa média é fundamental para aumentar a sua lucratividade.
A maneira mais clássica de se aumentar o ticket médio em consultório médico é a de aumentar o valor dos serviços.
Porém, sabemos que isso invariavelmente não funciona, pois ao aumentar o valor dos serviços, a procura certamente seria menor.
O ideal, é criar alternativas e serviços para oferecer aos seus pacientes sem que para isso seja necessário alterar o preço de um serviço que ele já consume.
Sete dicas para que você consiga aumentar o ticket médico (gasto) de seus pacientes
Assista ao vídeo abaixo com as dicas e os exemplos detalhados:
1 – Oferecer descontos
Calma, eu sei muito bem que você não pode divulgar promoções e descontos de forma aberta na sua comunicação, pois é uma regra do CFM no Manual de Publicidade Médica.
No entanto, nada te impede de oferecer um desconto ou uma oferta especial para um paciente que já esteja dentro de sua clínica, certo?
Por exemplo, vamos supor que você seja um dermatologista e seu paciente tenha fechado com você um peeling. Você pode sim, oferecer um desconto em uma sequência de sessões ou em um outro serviço, caso seja indicado esse protocolo.
2 – Criar pacotes de serviços
Essa dica combina um pouco com o que acabei de citar. Por vezes, seus valores são baseados em um único serviço, mas quando você abre a possibilidade de criação de um pacote necessário, os custos podem ser reavaliados para ambos os lados.
Você vai acabar aumentando o gasto do paciente e ele, em contrapartida, ganhará descontos.
No pacote, o paciente passa a frequentar o seu consultório com mais regularidade, então, ao invés de vender um serviço, ofereça um pacote fechado de serviços.
3 – Criar um clube de fidelidade
Ter um clube de fidelidade é mais um ponto forte que vai fazer com que seu paciente gaste mais. Pense em uma forma de atrair, oferecendo possibilidades de tratamento que sejam uteis e versáteis.
Tem muito consultório que já utiliza essa ação. O paciente ao realizar um procedimento ganha pontos, e ao acumular esses pontos ele poderá trocar por serviços.
Isso faz com que o paciente passe a consumir mais e se fidelize.
4 – Oferecer serviços complementares
Trabalhar com a oferta de serviços complementares também é uma ótima estratégia, principalmente, se o conjunto de benefícios foi extremamente atraente.
Vamos supor que seu paciente já faça tratamento de cicatriz de acne. Ofertar um clareamento de manchas, como já aconteceu comigo, torna a oferta quase que irresistível.
O paciente muitas vezes está disposto a novas abordagens e novos tratamentos.
5 – Oferecer serviços complementares de outros profissionais
Trabalhar em equipe multidisciplinar é uma realidade cada vez mais constante nos consultórios e clínicas do Brasil.
Para aumentar o gasto dos pacientes no seu consultório, o ideal é poder oferecer um serviço que outro profissional irá realizar dentro da sua infra-estrutura, no qual, o médico também ganhará com a indicação.
6 – Oferecer pacotes preventivos
Oferecer pacotes de prevenção também é uma excelente estratégia para manter seu paciente ativo na clínica.
Por exemplo, continuando no segmento de dermatologia.
O verão está chegando, então, porque não oferecer tratamentos estéticos que previnem o envelhecimento, a saúde e até mesmo, os possíveis danos causados pelo sol?
Na verdade, na maioria das patologias é possível oferecer ao paciente um serviço preventivo após o tratamento realizado.
7 – Oferecer tratamentos premium
Por fim, acredite, seus pacientes vão se sentir muito importantes e vão gastar mais se eles perceberem que você está oferecendo tratamentos premium.
Principalmente, se em um primeiro momento, ele já demonstrou interesse, mas ainda não poderia custear.
Com ele já em seu consultório, preze pela recorrência e veja a possibilidade de algum desconto ou então, um parcelamento maior.
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Dicas anotadas?
Notou que a essência é: sempre tenha algo a mais para oferecer ao paciente.
Agora é colocar em prática e ver a máquina girar!
É bom salientar que a ética e a relação médico x paciente deve ser respeitada, por isso, só ofereça aquilo que o paciente realmente necessite.
Sucesso na medicina e um grande abraço!
Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico