A Melhor Técnica de Marketing Médico para Fidelizar Pacientes

Olá Doutor, tudo bem?

Ter dezenas de pacientes fidelizados é tudo o que qualquer médico deseja, não é?

Ter uma clientela fiel que procura os seus serviços durante anos fortalece o seu nome, e também, o seu consultório.

Se esse também é o seu caso, e se você deseja fidelizar pacientes, então, o ideal é que além de ser um bom médico, você deverá entender um pouco de marketing.

Durante os meus anos de experiência trabalhando com marketing médico, eu posso lhe garantir: o bom atendimento combinado com o relacionamento constante fideliza pacientes.

O bom atendimento só você poderá realizar dentro do consultório, porém, o relacionamento constante, você precisará entender e aplicar uma ferramenta essencial de pós-atendimento: o e-mail marketing.

O e-mail marketing fideliza pacientes.

O e-mail marketing fideliza pacientes porque ele promove o contato constante com pessoas que já consumiram o seu serviço pelo menos uma vez, ou seja, uma lista de pacientes.

Ao manter contato constante com essas pessoas, você continua a estimular as lembranças desses pacientes, e isso, fortalece o seu SHARE OF MIND. Ou seja, seus pacientes irão lembrar de você mesmo depois de meses ou anos.

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Imagina se eu perguntar para uma pessoa aesmo na rua: Me indica um dermatologista?

Provavelmente, essa pessoa não saberá prontamente me indicar nenhum, isso porque nenhum dermatologista marca presença na mente dela, apesar de ela já ter provavelmente visitado um dermatologista na sua vida.

É de suma importância que você (doutor) permaneça na lembrança dos pacientes que já consumiram algum tipo de serviço no seu consultório.

Manter contato constante significa marcar presença e dizer: Olá, não se esqueça de mim, ok? Se precisar estou aqui!

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre fidelização de pacientes

O grande problema do e-mail marketing médico é que a grande maioria dos especialistas ou não fazem esse trabalho, ou os poucos que fazem, infelizmente utilizam essa estratégia da maneira incorreta.

Geralmente o médico ou clínica tem uma base de clientes, e esporadicamente envia para essa base uma newsletter ou alguma promoção de procedimento.

Ao fazer isso, o que deveria aproximar o paciente, na verdade, o deixa cada vez mais longe. Afinal, ninguém mais abre newsletter ou e-mails promocionais.

Por favor, nunca mais envie um Newsletter, ok?

O marketing que funciona é baseado em relacionamento e não em intromissão.

O paciente irá abrir e se relacionar com o e-mail porque ele já te conhece. Você não será estranhopara ele. Quando ele ler o seu nome como remetente, logo irá abrir o e-mail e ler, isso porque ele tem boas lembranças sobre o seu atendimento.

Outro ponto que dificulta aplicar o e-mail marketing com eficiência é que ao terceirizar esse serviço, pouquíssimas agências de marketing sabem trabalhar com o e-mail marketing da maneira correta, do modo que fortaleça o relacionamento entre médico e paciente.

A intenção do e-mail marketing é fazer o MARKETING DIRETO, e o marketing direto significa utilizar uma comunicação estritamente individual. É como se o médico falasse exclusivamente com um paciente, como se o e-mail fosse escrito diretamente para aquela pessoa e não para uma massa de pacientes.

Lembre-se: o intuito não é fazer spam.

Por isso que eu advogo, faça você mesmo o seu e-mail marketing.

Como o e-mail marketing médico deveria funcionar?

O e-mail marketing médico ideal seria enviar paraa sua base de pacientes a cada 20 ou 30 dias algumas dicas que provavelmente melhorariam avida desses pacientes.

Qualquer dica?

Não. O certo é enviar dicas ligadas à sua especialidade.

Como?

Basta escrever em poucos parágrafos um alerta ou dica sobre algum tema que é recorrente no seu consultório

Mas, isso dá trabalho?

Não. Existem várias ferramentas de e-mail marketing que possibilitam enviar a sua mensagem em massa para uma lista depacientes. Algumas dessas ferramentas são gratuitas.

E o formato ideal também não seria trabalhoso, isso porque você deveria escrever um e-mail com no máximo 5 parágrafos.

Veja o EXEMPLO abaixo:

“Olá, bom dia!

Você sabia que comer cenoura faz bem para a sua visão?

Pois é, a cenoura tem betacaroteno, que é um antioxidante natural, e é uma fonte de vitamina A, que faz bem para a retina dos seus olhos.

Espero que você tenha gostado dessa dica.

Obrigado 🙂
Vitor Jaci – Oftalmologista”

Viu só? Se comunicar com os seus pacientes por meio do e-mail marketing não dá trabalho. Escrever 5 parágrafos por mês não é nada trabalhoso perto do benefício de ser lembrado como opção número um.

Espero que você tenha gostado da dica de hoje sobre marketing médico e fidelização de pacientes.

Abraço e sucesso na carreira 🙂
Vitor Jaci

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