Olá Doutor, tudo bem?
Nesse artigo eu irei lhe contar a história de dois médicos e lhe apresentar uma eficiente estratégia de marketing médico.
Você já ouviu falar na “narrativa da dor”?
Saiba que ela é uma das mais poderosas ferramentas de marketing e de vendas e que alguns médicos a utilizam para divulgar os seus serviços.
Para lhe mostrar como utilizar essa estratégia … irei contar a história da paciente Viviane e de dois médicos:
A paciente Viviane não aguenta mais sentir dor no joelho e procura um ortopedista na sua cidade. Após a indicação de uma colega de trabalho, ela agenda uma consulta com o Doutor Pedro.
Na consulta, em poucos minutos Pedro desconfia que se trata de uma condromalácia patelar, mas para ter certeza, pede que ela retorne ao consultório depois de realizar o exame de imagem.
Após dez dias, Viviane volta ao consultório do Dr. Pedro com o exame, era condromalácia, e no caso dela, era necessário cirurgia.
O Doutor Pedro explicou os detalhes da cirurgia indicada para Viviane, porém, ela que sempre teve medo de cirurgia e depois de ouvir atentamente a indicação do médico, se despediu sem se decidir entre fazer ou não.
Em busca de uma segunda opinião, Viviane procurou outro especialista na cidade e encontrou na internet o contato da Doutora Carla. Como havia muitos depoimentos e reviews sobre a Dra. Carla nas mídias sociais, ela resolveu agendar.
Na consulta, em poucos minutos, a Dra. Carla desconfia que se trata de uma condromalácia patelar, mas para ter certeza, pede que Viviane lhe entregue o exame de imagem.
Após analisar o exame, a Dra. Carla notou que era condromalácia, e nesse caso, era necessário cirurgia.
Como Carla era uma médica experiente, ela sabia que para indicar um tratamento, primeiro ela teria que mostrar o quanto ela conhecia o problema da Viviane.
Então ela fez uma série de questionamentos?!
Viviane, você me disse que praticava corrida, por acaso a sua dor no joelho começou durante a prática dessa atividade? Sim!
A dor era mais frequente na parte da frente do joelho? Sim!
Depois de um tempo você começou a ouvir estalos no joelho ao se levantar, agachar, subir escadas etc? Sim!
Atualmente você sente que a dor se intensifica ao usar salto alto? Sim!
No trabalho, você tem dificuldades de permanecer sentada por conta da dor constante?Sim!
Além dos estalos e da dor, o seu joelho começou a inchar? Sim!
Pois bem Viviane, o seu diagnóstico é de condromalácia patelar, e no caso, ela já está em um grau avançado, portanto, precisaremos realizar uma cirurgia etc …
Após a indicação, a paciente sentiu uma enorme confiança na médica e resolveu fazer a cirurgia com ela. Afinal, a Dra. Carla parecia conhecer realmente o problema da paciente.
Parecia até que ela já tinha passado por tudo aquilo.
Sabe o que a Doutora Carla acabou de fazer? A “narrativa da dor”.
Basicamente, se você conseguir descrever a “dor” e o problema do paciente melhor do que ele, logo ele saberá que você tem a solução.
Isso acontece porque ao descrever a dor (física ou mental), os traumas, o medo, a fobia ou o sofrimento do paciente, automaticamente ele se conecta com o médico e tem a certeza de que está na presença de um especialista no assunto.
Acredito que isso não é novo para você! A maioria dos médicos utilizam esse tipo de comunicação com os seus pacientes para realizar diagnósticos e indicações.
Porém, poucos médicos utilizam essa estratégia para divulgar os seus serviços.
Como eu acompanho milhares de médicos em suas mídias sociais, noto que a grande maioria divulga apenas os benefícios dos seus serviços.
Então, são dezenas de postagens todos os dias relatando o como o serviço x é bom. Como o serviço y é a solução. Como o serviço z é a novidade.
Por outro lado, pouco se explora a força que o médico tem em demonstrar que conhece profundamente o problema do paciente.
A narrativa da dor é frequentemente utilizada na propaganda tradicional, isso porque os grandes marketeiros já sabem que os clientes não compram os produtos, e sim, as soluções para os problemas.
Eu utilizo muito a narrativa da dor para divulgar os meus cursos online. Veja só …
Antes de indicar um curso de marketing médico, eu mostro o quanto eu entendo a “dor” do médico que quer empreender e ter sucesso no seu consultório particular.
O quanto é difícil captar novos pacientes. Fidelizar pacientes, etc.
Depois de “provar” que eu sei um pouco da sua realidade no consultório, eu apresento uma solução.
Primeiro, eu sempre transpareço ser conhecedor do problema, depois da solução.
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A Narrativa da Dor no Marketing Médico
Para o médico, eu indico utilizar a “narrativa dador” nos posts em mídias sociais, nos vídeos no Youtube, nos textos do site e em toda comunicação que você fizer.
Isso aumentará o seu engajamento e o pacienteirá se conectar mais facilmente com a sua mensagem.
Quanto mais profunda e descritiva for a narrativa, maiores são as chances de sucesso.
Atenção: não pense que a narrativa é apenas para a dor física. Ela pode ser utilizada para descrever as necessidades ou os desejos dos pacientes.
Por exemplo, um Dermatologista pode se conectar com os seus pacientes ao fazer a narrativa da dor de quem tem cicatriz de acne e tem o desejo de tratar esse problema. Essa cicatriz já não provoca mais uma dor física, mas sim, uma dor emocional ainda mais profunda.
Quais dores são essas? Você seria capaz de descrevê-las?
Lembre-se: O paciente geralmente não sabe o que ele precisa, mas ele sabe muito bem o porquê ele precisa.
Obrigado e sucesso na sua carreira 🙂
Vitor Jaci