Olá, Doutor, tudo bem?
O que o cheiro inconfundível do McDonalds, a trilha sonora bem planejada das lojas da Lacoste e as caixas dos Iphones têm em comum com o seu consultório médico?
Hoje, eu quero falar com você sobre um assunto bastante em alta, mas que ainda é pouco explorado por clínicas médicas.
Alguma vez, você já ouviu falar de marketing sensorial?
Ele é tão importante que grandes empresas como o McDonalds utilizam o marketing sensorial em seus ambientes a anos.
No caso do McDonalds, em suas lojas, eles utilizam um aroma inconfundível (olfato) para que o cérebro do consumidor desperte a atenção, a fome e o desejo de comer. Geralmente, o aroma é mais intenso em lojas situadas em Shopping Centers, isso para capturar a atenção de quem circula por lá.
As lojas da Lacoste também utilizam o marketing sensorial, porém, com foco na audição. Por meio de um processo de pesquisa com o consumidores, eles identificaram quais atributos fazem parte da identidade da marca e desenvolveram trilhas sonoras que remetem a esses atributos.
Outro case de sucesso é o da Apple com tato. As caixas dos Iphones são fabricadas com um imã interno, o que prolonga a abertura da caixa e cria um suspense, para que o cliente ao abri-la, ele tenha a sensação de que está abrindo uma caixa de jóias.
A premiada e grandiosa Clínica Mayo é outra empresa que investe muito em estratégias de marketing sensorial para gerar experiências únicas aos seus pacientes.
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Da clínica popular à luxuosa, do pequeno consultório ao grande, a decoração e o ambiente interno das clínicas e dos consultórios médicos devem ser planejados para proporcionar experiências positivas ao paciente, afinal, muitas vezes ele passa mais tempo nesse ambiente do que em consulta com o médico.
Geralmente, uma estratégia de marketing sensorial é bastante utilizada para aguçar todos os 5 sentidos: visão, olfato, tato, audição e paladar. Com sua aplicação, é possível conquistar sentimentalmente e fazer com que uma pessoa crie laços afetivos com o ambiente.
Seria, basicamente, deixar o ambiente organizado, com uma música delicada ao fundo e, até mesmo, utilizar uma essência específica para que o paciente guarde boas lembranças da clínica.
Se você tem curiosidade de entender melhor sobre marketing sensorial e quer começar a aplicar em seu consultório, vou te explicar alguns detalhes.
Marketing sensorial é importante em uma clínica
Você sabia que o marketing sensorial pode fazer com que os pacientes se sintam mais tranquilos e seguros dentro de sua clínica? Pois é, através de um perfume que ative questões sensoriais, uma música de relaxamento ou café especial que aguce o paladar, o paciente tende a se colocar de forma compreensiva e calma.
Por mais que sua clínica preste um bom atendimento, todo paciente procura sentir-se acolhido no local de uma consulta, uma vez que, a apreensão está sempre presente em locais que tratam de saúde.
Quando você faz da sua clínica um local acolhedor, você tira o peso daquele atendimento, fazendo com que as idas se tornem mais leves e menos problemáticas.
E como aplicar esse tipo de ação?
O primeiro passo desse tipo de aplicação é ter um ambiente limpo e extremamente organizado, iniciando da recepção. É preciso sempre ter em mente que a recepção é o primeiro local de contato e, por isso, deve-se passar uma boa impressão desde sua chegada.
O aroma do recinto precisa trazer uma experiência sensorial muito importante ao indivíduo, mas não pode ser uma fragrância enjoativa, muitos pacientes podem sentir alergia ou desconforto com o cheiro.
As melhores opções costumam ser os que levam erva doce ou lavanda.
Seguindo a aplicação, a definição de cores é de suma importância para passar uma sensação de ambiente reconfortante. Sempre opte por tons neutros, isso ajuda a manter um toque pessoal ao ambiente.
Cabe uma atenção bastante especial aos móveis. Se eles forem desconfortáveis, você terá uma impaciência maior na sala de espera.
E por fim, é muito importante organizar distrações na sala de espera. Seja uma televisão, sinal de Wi-Fi ou algum tipo de leitura para deixar que o paciente fique entretido.
Nesse ponto, tome cuidado para não exagerar nas distrações. Por exemplo, se você ligar a música ambiente, desligue a televisão ou vice-versa.
Cuidado para não poluir demais e acabar tirando a paz da sala de espera.
Lembre-se que seu consultório precisa de uma identidade visual, algo que impacte e que faça com que seu paciente se lembre da sua clínica.
Doutor, sucesso na sua carreira 🙂
Vitor Jaci