Olá, Doutor, tudo bem?
A rotina do dia a dia de um consultório, do atendimento e atenção ao bem-estar do seu paciente já é algo que você pratica há muito tempo, e com certeza, você já notou que atualmente os pacientes chegam ao consultório mais “informados”.
Por vezes, a internet é usada para consultar informações e até mesmo diagnósticos sobre alguns sintomas.
Então, aí fica a pergunta: Você já utiliza o marketing digital para divulgar os seus serviços médicos?
Pois, bem, você sabia que a busca de informações sobre saúde é uma das que mais cresce todos os meses? Segundo o próprio Google, 1 em cada 20 buscas realizadas é sobre alguma doença o entendimento de algum sintoma.
Até já comentei, em um outro conteúdo, sobre a relação com o Dr. Google, vale a pena das uma conferida. Nesse conteúdo, eu abordei um pouco o tema, mostrando como muitos profissionais se incomodam com essa ferramenta, mas você já pensou em usar a internet em favor de seu trabalho?
Se a resposta for sim, vídeos de médicos no Youtube têm feito muito sucesso e acredito que, se você investir nesse tipo de mídia, os resultados serão bastante interessantes.
Diferentemente das mídias sociais como o Facebook e o Instagram, é no Google e no Youtube que o paciente busca por informações. E, como a população lê cada vez menos os textos longos na internet, são os vídeos que eles preferem.
Quero conversar, brevemente, sobre o assunto com você!
Por que devo investir em vídeos médicos no Youtube?
Diversas pesquisas mostram que o Youtube é um dos maiores motores de busca da internet, já sendo considerado o segundo maior em relação a atração de público, ficando atrás somente do Google.
Sabendo disso, fica claro que o usuário também utiliza o Youtube para buscar informações sobre saúde e é nesse momento que você pode e deve ter o seu espaço.
É possível criar um canal no Youtube dentro da sua especialidade médica para ter um meio de comunicação direto com seu paciente. Pense na confiança e na autoridade que você teria se tivesse um público fiel no Youtube.
Inclusive, se você tiver uma estratégia bem traçada, poderá transformar esses espectadores em pacientes. Incrível, não acha?
O mais importante, é que com o tempo, centenas e até milhares de pessoas irão se inscrever no seu canal, e toda vez que você publicar um vídeo novo, eles irão receber o aviso, ou seja, a divulgação do vídeo é instantânea.
Atualmente, alguns poucos médicos brasileiros já passaram de um milhão de inscritos em seus canais no Youtube, ou seja, eles têm uma audiência cativa e um poder nas mãos.
Um desses canais de médicos que já ultrapassou a marca de um milhão de inscritos no Youtube é o do Doutor Juliano Pimentel.
Assista a um vídeo dele abaixo:
Por onde começar?
Para começar, meu conselho só poderia ser um: fale do que você já sabe!
Se você é um dermatologista, por exemplo, o melhor é ter um canal que fale de doenças de pele, novidades em tratamento e, até mesmo, algumas dicas básicas para que os cuidados e a prevenção possam ocorrer.
O meu conselho é que em cada vídeo (assunto), você liste as três ou cinco perguntas mais frequentes que os pacientes fazem sobre ele no seu consultório e responda as perguntas no vídeo.
Isso porque geralmente as pessoas que irão assistir ao vídeo tem as mesmas dúvidas que os seus pacientes têm.
É importante apenas lembrar que você não poderá fazer indicações de remédios, ou induzir o ouvinte a iniciar um tratamento. Você terá que se posicionar como um gerador de informação.
Vale também, um cuidado mais que especial, com a qualidade de seus vídeos. Obviamente, não existe a necessidade de equipamentos profissionais e de ultima geração. Você consegue gravar da câmera de seu celular, com um tripé simples, se for o caso.
Só não deve abrir mão da qualidade sonora e da iluminação, pois são pontos chaves que fazem com que seu canal tenha um maior número de expectadores.
Eu sempre digo: um bom microfone e um local com boa iluminação, em termos de estética do vídeo são mais valiosos que as câmeras profissionais.
Dicas para ter um canal médico no Youtube de sucesso
Abaixo algumas dicas que irão lhe ajudar a ter um canal de sucesso:
- Faça vídeos curtos de no máximo 4 minutos.
- Evite o tema central. Já existem uma dezena de vídeos que falam sobre a cirurgia, a patologia e o tratamento central, por exemplo: cirurgia bariátrica. Para evitar a concorrência, faça vídeos relacionados com o tema central, mas com o foco em dúvidas pontuais, exemplo: cirurgia bariátrica após os quarenta anos.
- Seja didático. Lembre-se, o intuito do canal é captar mais pacientes para o consultório e não dar uma aula para outros médicos, por isso, quanto mais didática for a sua linguagem e os exemplos utilizados, maior será a compreensão.
- Solicite ajuda à audiência. Utilize os últimos trinta segundos do vídeos para pedir aos expectadores que sigam o seu canal no Youtube, curtam o vídeo, compartilhem o vídeo com o amigos e familiares e que eles também deixem comentários para que você possa responder.
- Aposte na frequência. De todos os canais de médicos de sucesso, todos eles postam vídeos novos com frequência, de pelo menos dois vídeos por semana durante o ano.
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Se seguir essas dicas, com certeza você colherá os frutos no futuro. Mas, se por algum motivo você ainda tem alguma objeção, procure ajuda.
Na verdade, eu acredito que o médico possa fazer sozinho a gravação dos seus vídeos, mas, se você tem dificuldade ou deseja uma maior qualidade, você pode pensar na possibilidade de contratar um editor de vídeo para te ajudar a deixar seus vídeos mais profissionais.
Gostou da ideia? Por que não começa a colocar em prática?
Obrigado e sucesso na sua carreira,
Vitor Jaci