Olá Doutor, tudo bem?
Implementar estratégias de marketing médico sempre foi um desafio para os especialistas. Seja por conta da falta de conhecimento, mas principalmente, para não ultrapassar os limites éticos e os preceitos do manual de publicidade médica.
Foi em meados de 2015, que o CFM divulgou informações atualizadas sobre as regras de divulgação e publicidade para médicos.
A grande novidade dessa publicação, feita no Diário Oficial da União, diz respeito aos novos parâmetros de liberações e proibições que envolvem os meios digitais.
Depois dessa data, diversas outras orientações e exigências foram atribuídas. No entanto, nós sabemos muito bem que os meios digitais, principalmente, as redes sociais, são uma excelente ferramenta de divulgação.
O que eu posso te adiantar é que o marketing médico é permitido, desde que você siga as orientações fornecidas pelo CFM e que sempre coloque, em primeiro lugar, a ética de seu trabalho.
Quero te mostrar algo que será muito explicativo. Com anos atuando nesse mercado, separei 5 estratégias de marketing médico que são PROIBIDAS pelo CFM.
Veja quais são elas e compreenda os motivos!
Estratégia 1 – Induzir o atendimento errado
Parece bem óbvio o que estou te dizendo aqui, mas é algo que o CFM leva muito em consideração. Outros nichos de mercado também têm critérios rigorosos sobre essa questão, no entanto, você, que irá tratar de vidas, precisa ter maior atenção a isso.
Você jamais deve dar a entender ou deixar uma dualidade de interpretação quanto a fornecer um diagnóstico ou tratamento que não faça parte da sua especialidade.
E, o mais importante,
Estratégia 2 – Vetado o uso de alguns diferenciais competitivos
Novamente, por estarmos lidando com vidas, com saúde, nos é vetado a utilização de:
- Formas especiais de pagamento;
- Parcelamento em vários meses;
- Descontos para tais tratamentos;
- E, até mesmo, anunciar que há uma tecnologia mais avançada para ser usada no tratamento de uma determinada enfermidade.
Segundo o CFM, não é ético fazer uso de tais práticas como um diferencial competitivo quando a vida não tem preço.
Estratégia 3 – Prometer ou afirmar a cura
Independente de estar obtendo sucesso no tratamento de diversos pacientes, por questões de regras, você não pode dar qualquer garantia de resultado.
Seja em uma campanha no Facebook, um anúncio para divulgar seu consultório ou, mesmo, um tratamento de ponta que você trouxe de fora, termos como:
- O melhor tratamento;
- O tratamento mais eficiente;
- O mais avançado tratamento;
- O único tratamento.
São proibidos. Superlativos nesse sentido não são aceito em qualquer hipótese.
Tudo o que for divulgado precisa estar, cientificamente, comprovado, através de tabelas, estudos, estatísticas e pesquisas que evidenciem o que você afirma.
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Estratégia 4 – Foto do paciente NÃO pode!
O CFM PROIBE o uso de fotos de pacientes, principalmente, aquela clássica que mostra o “ antes e depois”, muito utilizada por médicos de todos as especializações.
Por mais que seu paciente tenha lhe dado a autorização para fins de divulgação, a prática não é permitida.
Na verdade, sabemos que muitos médicos utilizam essas fotos em suas mídias sociais, e os que utilizam sabem muito bem o poder que elas têm para atrair novos pacientes para os seus consultórios e clínicas.
Ao ver o antes e o depois, o potencial paciente desperta o desejo de obter os mesmos resultados, porém, sabemos que o resultado varia de paciente, portanto, as fotos “antes de depois” são uma maneira de fazer falsa promessa.
Estratégia 5 – Consultar a distância
Você pode até achar uma prática inovadora e, até mesmo, transformadora, no entanto a regulamentação proíbe qualquer tipo de consulta vida web.
Qualquer interação para captar maiores informações, entender melhor os sintomas e, até mesmo, fazer uma prescrição médica, precisa ser presencial.
O ideal é alertar o seu publico dos limites éticos que cercam a carreira do médico.
Essas são 5 estratégias das muitas que são proibidas, então, você precisa ficar atento a isso, seguindo sempre as normas indicadas pelo Conselho Regional de Medicina.
Eu concordo com essas regras?
Por trabalhar a muitos anos com marketing médico, eu posso lhe assegurar que é possível se destacar na sua região de atendimento sem precisar ultrapassar as regras estabelecidas pelo Manual de Publicidade Médica. Clique Aqui para baixá-lo.
Porém, acredito que em breve essas regras irão mudar. Isso porque atualmente, o médico enfrenta uma competição muitas vezes até desleal com profissionais de outras áreas e que fazem esse tipos de ações citadas.
Outro ponto, com a internet e principalmente com as mídias sociais, a medicina tende a sofrer uma “digitalização” na maneira de se relacionar com o paciente, portanto, algumas regras do CFM sobre o contexto digital precisam ser revistas e atualizadas.
São inúmeras as regras que o médico deve seguir na hora de aplicar o seu marketing, eu separei essas cinco porque acredito que pelo bom senso, são as acertadas.
Qualquer dúvida sobre o tema pode me escrever!
Obrigado Doutor e sucesso na sua carreira 🙂
Vitor Jaci