Olá Doutor, tudo bem?
Você tem trabalhado alguma forma de interação direta com seu paciente ou seu único contato com ele acontece no momento da consulta?
Me sinto na obrigação de te avisar que os tempos mudaram, assim como a medicina também ganhou novos rumos.
Atualmente, é preciso estar mais próximo de seu paciente, mostrando que você se importa e que tem a preocupação em dar uma atenção especial a todos eles.
As redes sociais são ótimos canais para manter contato, assim como o e-mail marketing, mas existe um outro canal pouco explorado por médicos e que tem um enorme potencial para atrair mais pacientes.
Você já ouviu falar em podcasts?
O que são podcasts?
Fazendo uma analogia rápida, os podcasts são como um programa de rádio.
São informações gravadas em áudios para ouvir no trânsito, enquanto malha, toma banho ou a forma que o ouvinte desejar.
A grande diferença do rádio é que nesse caso quem escolhe o que vai ouvir é a adiência. Ele que irá escolher o assunto que mais interessa e assim, dar play.
Atualmente, as pessoas têm a possibilidade de acessar esses podcasts pelo celular e de maneira gratuita, o que facilita a divulgação.
Seja nos aplicativos nativos dos iPhones ou Androids, e até mesmo via Spotify, divulgar o seu conhecimento em medicina para ajudar a população também é marketing.
Pense então na enorme possibilidade e até mesmo, na tranquilidade que ele ficará em ouvir você comentando sobre um tratamento do qual ele está fazendo, uma doença que ele acaba de descobrir ou mesmo, fazendo um alerta com algum sintoma que ele está sentindo.
E com os podcasts podemos ir muito mais além, pois quem ainda não é seu paciente, ao escutar você falando, pode sentir tanta empatia e confiança que marcará uma consulta.
Conseguiu visualizar a grande possibilidade que eles podem trazer a sua vida profissional? Mas ainda tem dúvidas sobre sua utilização?
Vou te dar algumas dicas!
Como o médico deve usar o poder do Podcasts?
Eu vejo que a forma mais correta de você começar a gravar podcasts é através de conteúdos explicativos sobre as patologias que você atente no consultório.
Vamos supor que você seja um dermatologista, então você sabe que há uma infinidade de assuntos relacionados à problemas de pele que podem ser explorados pelo médico.
Desde os sinais que a pele dá que existe algo de errado, os cuidados que você deve ter com ela no verão ou no inverno e mais uma infinidade de informações úteis para quem é seu paciente e para quem ainda não é.
Por que não usar essas informações para atrair mais pessoas?
Ao te ouvir, elas vão sentir tanta confiança em seu trabalho, vão sentir autoridade no que você fala e com isso, vão se tornar ouvintes frequentes, até chegar o momento em que elas vão querer se consultar com você.
Existem casos de médicos que por meio do podcast, criaram uma verdadeira legião de fãs.
O ponto é ser sempre didático nas explicações, de uma forma em que pessoas de todas as classes sociais possam entender.
Lembre-se de ser simples e didático, assim você chamará a atenção pela facilidade e objetividade da qual você explica as informações.
Principalmente, o seu público não são os médicos, e sim, os pacientes. Não adianta fazer um podcast com conteúdo técnico, pois ninguém irá compreender.
Dicas para o médico ter um Podcasts de sucesso
Definir frequência
Devemos pensar no podcast como um programa de rádio, ou seja, ele tem um dia ou um horário definido.
O ideal é que você estabeleça um dia da semana, por exemplo, toda quinta-feira terá um episódio novo no podcast do Doutor Vitor Jaci.
Assim, o ouvinte se prepara para escutar o Doutor Vitor todas as quinta-feiras. Isso se torna um hábito.
Ter consistência
A base do podcast é a consistência! Não adianta o médico gravar apenas um ou dois episódios e se der por satisfeito.
Para gerar resultado em marketing e ter um público fiel, o ideal é o médico publique no seu canal de podcast durante um longo tempo. Que seja meses ou até anos.
Definir o assunto principal do canal
Não adianta o médico falar sobre todas as patologias e fazer uma salada. Para ter sucesso, o podcast precisa ser direcionado para um tema ou para uma especialidade.
Por exemplo: podcast coração saudável, tudo sobre criar uma rotina para viver mais.
Logo, os ouvintes saberão que toda semana tem um conteúdo novo sobre esse tema e se tornarão fies.
Não tente abraçar o mundo com todo o seu conhecimento, foque em um assunto e produza muito conteúdo sobre ele.
Um exemplo de podcast de sucesso totalmente focado é o “The Alzheimer’s Podcast”, disponível para iPhone, no qual, toda semana, se discute sobre a patologia.
Seja criativo nos títulos
Cada episódio do seu podcast terá um nome específico, portanto, seja criativo nos títulos, porque são eles que venderão aos ouvintes a idéia do episódio.
Um título ruim significa menos ouvintes.
Portanto, gaste um tempo precioso na construção de títulos criativos.
Não tenha pressa
Diferente de um vídeo no Youtube, no qual, quanto mais sucinto e breve for o vídeo maiores são as chances do médico fazer sucesso.
No podcast, o médico tem uma liberdade maior de tempo para falar sobre detalhes de patologias e de tratamentos.
Isso porque geralmente as pessoas escutam o podcast no trabalho ou no carro, portanto, podcasts de 15 a 30 minutos são ideais.
Definir o formato
Como eu quero apresentar o meu podcast?
Pode ser entrevistas com outros especialistas, casos de pacientes (sem revelar nomes é claro), bate papo informal, bate papo formal, resenha de livros, tira-dúvidas.
É interessante que o médico defina o formato do conteúdo para que assim, possa produzir conteúdos sempre no mesmo formato.
O conteúdo vale mais que a estética
Por se tratar de temas ligados a medicina, portanto, são temas que valem muito para o público e pouca gente os domina, pode ficar tranquilo.
Você não precisará contratar um estúdio para gravar e editar os seus podcasts.
O paciente está mais interessado em o que o médico tem para falar do que na qualidade e nos efeitos sonoros.
Vale mais um bate papo sincero gravado pelo celular e no consultório do que um meia boca gravado em estúdio.
O importante é ter um ambiente calmo, com pouco ruído e sem interferências.
Venda o seu peixe
O podcast serve para o médico apenas divulgar o seu conhecimento? Não! Ele também é um divulgador dos seus serviços.
Não se esqueça de elaborar um discurso no final de cada podcast, um discurso sobre onde lhe encontrar (local do consultório), quais os serviços que você oferece e quais são as suas outras mídias.
Assim, você transformará assíduos ouvintes em pacientes.
Mas atenção, deixe para divulgar os seus serviços no final, se fizer isso no começo, ninguém escutará o restante do conteúdo.
Primeiro doe para depois receber!
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Conseguiu compreender a minha visão sobre isso?
Então chegou o momento de colocar em prática.
Se precisar tirar alguma dúvida, mande para mim.
Obrigado Doutor pelo seu tempo e sucesso na sua carreira 🙂
Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico