Olá Doutor, tudo bem?
Certamente, mesmo que o seu consultório esteja com a agenda cheia, a vontade de expandir seu atendimento, aumentar o fluxo e até mesmo, ampliar a equipe para que mais e mais pacientes possam chegar é grande, não é mesmo?
Entendo muito bem você e por isso, quero te ensinar um dos truques que mais funcionam: o marketing boca a boca.
Estratégias de marketing digital são importantíssimas, divulgação, anúncios e todas essas técnicas que você está cansado de conhecer ou mesmo aplicar.
No entanto, diante das possibilidades que a tecnologia tem gerado, muitos doutores e doutoras estão deixando de lado algo que sempre funcionou: o peso do marketing por indicação.
Por mais que os anúncios são fantásticos e tem captado novos clientes, nada melhor do que uma indicação acalorada no boca a boca.
Melhor ainda, imagine aliar o boca a boca convencional mais o marketing digital.
Ali o médico receberia uma das provas sociais mais valiosas que existem: a satisfação do paciente.
Separei 5 dicas que irão te ajudar para que isso aconteça em seu consultório ou clínica com maior frequência.
5 dicas para aumentar ou automatizar o boca a boca do consultório médico:
Dica 1 – Atendimento de excelência é a chave
O atendimento impecável e de total excelência é a chave para que o sucesso do boca a boca aconteça.
Tem uma frase minha que sintetiza esse ponto:
“Proporcione um atendimento humanizado e os pacientes irão retornar e trazer os amigos.”
Quando o paciente se sente muito bem atendido, acolhido e até mesmo confortável, não tenha dúvidas de que ele falará de você.
Seja impecável no atendimento desde a recepção, dando a devida atenção, informações muito claras para que ele tenha ciência de todo o processo desde a entrada até a saída.
Faça-o se sentir especial e verá que colherá esses frutos através das recomendações que ele fará!
Dica 2 – Gatilhos para despertar essa ação
Você pode criar formas de fazer com que seu paciente fale sobre você.
Por exemplo, pode deixar claro que as indicações que ele fizer geram descontos para ele e também para seus familiares.
Pode criar planos de tratamento especiais para grupos de pessoas e o que mais você puder pensar que motive essa indicação.
O foco aqui deve ser bem claro: atrair o maior número de novo pacientes possíveis.
Só não divulgue esses benefícios em sua comunicação porque isso é proibido de acordo com o Manual de Publicidade Médica do CFM.
Dica 3 – Uso de redes sociais
Certamente, seus pacientes já devem acompanhar suas redes sociais. Logo, é importante sempre manter a suas redes sociais atualizadas e com novos conteúdos.
E mais, isso também tem um alto poder de compartilhamento, tornando suas publicações acessíveis a um número maior de pessoas quando ele compartilha.
Imagine, geralmente, as pessoas que seguem o seu paciente são amigos e familiares, e a maioria moram na mesma região que você atende.
Quando o seu paciente compartilha com os amigos as suas postagens, logo uma dezenas e até centenas de potenciais pacientes serão alcançados.
Crie sempre postagens interessantes e que ajudem de alguma forma seus pacientes. Dessa forma, o compartilhamento será automático e seu alcance, ainda maior.
Dica 4 – Troque o wi-fi por indicações
Qual é a primeira pergunta que o paciente faz na recepção do consultório? Qual é a senha do wi-fi?
Configure o wi-fi do seu consultório para que seja liberado somente após o paciente publicar que está no seu consultório.
Atualmente, já existem muitos roteadores que fazem isso de forma automática.
Na prática, o paciente se loga no wi-fi apenas depois de postar que está no consultório médico.
O poder dessa tática é baseado na premissa de que os seguidores do paciente irão ver e de alguma forma, saber da existência do médico.
Clique Aqui e saiba como configurar o wi-fi do Facebook para o seu consultório
Dica 5 – Parceiras são bem-vindas
Se a sua clínica ou consultório é focada em uma ou algumas especialidades, criar parcerias com outras que complementem o que você já faz é uma ótima sacada para ganhar recomendações e também indicações.
É uma troca excelente para ambos os lados. As clínicas saem ganhando e os pacientes também.
Nunca havia pensado nisso?
Essas são algumas dicas práticas para o paciente sempre recomendas seu consultório.
Espero que elas ajudem você.
Obrigado Doutor e sucesso na medicina 🙂
Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico