Olá doutor, tudo bem?
Você sabia que grande parte do sucesso do marketing médico é a conexão estabelecida entre você e os seus pacientes e seguidores?
Ao analisar dezenas de médicos brasileiros que fazem sucesso na internet, eu notei um ponto em comum entre eles:
Uma mensagem muito bem definida e insistentemente repetida.
A mensagem nada mais é do que o propósito que vai unir médico e uma comunidade engajada de pacientes.
Quando o médico tem uma mensagem definida, logo ele tem a capacidade de atrair mais fãs e seguidores, o que posteriormente, são convertidos em pacientes.
Geralmente, nas mídias sociais as pessoas querem seguir e se envolver com marcas que têm causas e propósitos.
Se você já leu o meu artigo sobre paciente 3.0 sabe o que isso significa.
Clique Aqui e conheça o Paciente 3.0
Marketing tradicional x atual
O marketing tradicional já não funciona mais.
Seguidores e clientes querem fazer parte de grupos com interesses em comum.
Em um primeiro momento isso pode parecer complexo, mas não é!
Alguns médicos já exploram esse tipo de estratégia e fazem muito sucesso nas suas mídias sociais. Seja em conteúdos em textos ou imagens, mas principalmente nas lives e nos vídeos publicados por eles.
Eles exploram pontos ligados às suas histórias de vida aos objetivos dos pacientes.
Seja o médico que mudou a rotina e a alimentação e superou a obesidade, o que está sempre antenado aos novos tratamentos ou o outro que luta contra a “indústria farmacêutica”.
Todos eles encontraram um propósito para fincar a sua bandeira.
Abaixo irei listar as mensagens mais populares que médicos brasileiros têm utilizado na internet para criar uma legião de fãs.
Tipos de mensagens
Exemplos de mensagens que médicos utilizam.
Referência
É o tipo de mensagem em que o médico reforça sua autoridade e referência em sua especialidade.
Ex: “sou um dos precursores do tratamento x no Brasil.”
Comunidade
É uma abordagem muito forte, capaz de unir pessoas que acreditam e abraçam a sua causa ou pessoas que estão passando pela mesma situação, como uma doença.
Nela, o médico nomeia os seus seguidores e os chama com esse nome.
Ex: “Bom dia vencedores da diabetes.”
Inimigo comum
Declarar oposição contra um grande inimigo em seu discurso.
Logo, as pessoas que partilham do mesmo pensamento, irão se identificar.
Ex: “você sabe que pode contar comigo contra a indústria da lactose que está acabando com a sua vida.”
Ponte
É o médico que faz a ponte entre o desejo do paciente e o seu serviço (que realizará o desejo).
Demonstra que está caminhando junto com o paciente no processo.
Ex: “vou lhe ajudar no passo a passo para vencer a sua ansiedade.”
Nova oportunidade
É o médico que oferece serviço especial e inovador, capaz de solucionar o problema do paciente.
Ex: “eu posso ajudar a aliviar a sua dor com um tratamento inovador.”
Sou a prova
É quando o médico tem propriedade para falar sobre tal doença, pois passou por ela e superou.
É uma estratégia muito forte, pois causa identificação e inspiração.
Ex: “eu já passei por isso e hoje eu sou a prova da transformação.”
Novidade
Geralmente, são médicos mais novos que demonstram potencial em trazer novidades para a medicina.
Ex: “no último congresso mundial de tricologia realizado em Berlim eu pude observar que.”
Medo
É o tipo de mensagem que alerta o paciente, pautando as possíveis perdas e prejuízos.
Ex: “se você não se tratar em um ano, provavelmente a patologia irá evoluir.”
Segredo
Revelar segredos é uma das maneiras de convencer as pessoas de suas competências e atrair pacientes.
“Depois de anos de estudo, eu consegui achar uma técnica para amenizar.”
Culpa
É a mensagem em que o médico diz claramente de quem é a culpa por determinado problema e oferece solução.
Ex: “a culpa não é sua de sofrer de.”
Persistência
Falar sobre a sua trajetória de persistência para se especializar em determinada patologia ou fazer uma grande descoberta que pode beneficiar a todos.
Assim você demonstrará sua preocupação com o bem comum.
Ex: “há anos eu tenho tentando solucionar determinada patologia.”
A sua mensagem
Você já tem definido o tipo de mensagem que você quer transmitir?
A sua mensagem diz onde você quer chegar?
É importante pautar que a mensagem deve ser utilizada com ética.
Apesar de serem utilizadas por médicos brasileiros, em alguns dos exemplos que eu citei no texto, como o do “segredo” e “nova oportunidade”, eles são contra as regras do código de publicidade médica e o código de ética.
Portanto, utilize apenas aquelas mensagens éticas e não comerciais.
Lembrando que a mensagem deve estar sempre atrelada ao seu objetivo.
Seja ele atrair fãs, criar comunidade ou transformar fãs em pacientes.
Tudo isso será possível se você utilizar a mensagem correta.
A mensagem é uma poderosa ferramenta para se conectar com as pessoas e criar uma comunidade engajada em torno da sua causa.
Espero ter lhe ajudado a encontrar qual é a sua mensagem ideal.
Lembre-se de analisar qual tipo de abordagem faz mais sentido para você e seu objetivo.
Qualquer dúvida, por favor, me escreva.
Doutor, obrigado pelo seu tempo e sucesso na carreira!
Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico