Olá doutor, tudo bem?
Será que você deveria informar o preço dos seus serviços por mensagem privada nas mídias sociais?
Hoje trataremos de um assunto bastante polêmico entre os médicos que há muito tempo divide opiniões.
E admita, como isso tem se tornado cada vez mais corriqueiro, cada vez que um paciente entre em contato com você pelo Instagram ou Facebook no privado e pergunta sobre os valores dos seus serviços você se pergunta:
Devo informar preços de consultas ou procedimentos no privado?
Será que se eu informar o preço ao paciente ele vai agendar ou ele vai procurar um outro colega mais barato?
Chegou o momento de sanar essa dúvida, o médico deve informar valores ou não?
Se você preferir, assista ao vídeo abaixo:
As três opções que o médico tem
Doutor, eu sempre digo que você tem três opções para lidar com essa situação.
1º Informar o preço
Simplesmente dizer ao paciente o quanto custa determinado serviço.
Se essa for a sua escolha, é importante especificar os preços da consulta ou procedimento, incluindo serviços adicionais como anestesia.
2º Não informar o preço
Simplesmente não dizer ao paciente o quanto custa determinado serviço.
Neste caso, você pode dizer que não pode informar o preço antes de uma avaliação do paciente. E esta é uma justificativa muito coerente, já que a maioria dos procedimentos demandam de uma avaliação prévia para definição da técnica, abordagem e logicamente, o preço do serviço.
Na maioria dos casos, o médico acredita que só existe essas duas possibilidades, informar ou não informar o preço.
Porém, existe uma terceira opção, que para mim, enquanto especialista em Marketing Médico, acredito que seja a mais assertiva e sempre instruo meus alunos a agirem assim, já que nos testes que realizei, pude comprovar que essa técnica converte mais pacientes para o consultório.
3º Criar relacionamento com o paciente
Quando o paciente entrar em contato solicitando um orçamento via mensagem nas suas mídias sociais, você deveria iniciar uma conversa para entender qual a necessidade do paciente, qual o desejo e qual o objetivo.
Basta você fazer uma pergunta: me conte o porquê você precisa do serviço?
Assim, o paciente irá contar uma história.
Dessa forma, além de você obter mais informações sobre ele, que o ajudará a guiar os próximos passos, o paciente irá se sentir ouvido e especial.
É essencial que você mostre que dará atenção especial à ele. Isso é criar relacionamento!
E relacionamento é importante porque gera valor para o seu serviço.
Se logo de cara você informar ao paciente o preço do serviço, a probabilidade dele agendar é muito pequena, pois o relacionamento não foi criado. E, se você não informa também, muitas vezes o paciente vê como um ponto final para aquela história e vai procurar outro médico.
Então doutor, toda vez que um paciente perguntar qual o preço de um procedimento, se dedique a criar relacionamento com esse paciente ao invés de simplesmente informar.
Peça que o paciente detalhe sobre o que ele quer e o que espera do serviço; deixe que ele conte sua história.
Lembre-se sempre: quanto mais o paciente fala, mais ele se sente ouvido e mais ele tende a gostar da experiência com o médico. Seja ela online ou em consultório.
Para finalizar, outro ponto que preciso frisar é: você pode sim informar os valores dos seus serviços por mensagem privada para os pacientes. Seria o mesmo de informar um valor da consulta via telefone, isso não é publicidade e você não estaria ultrapassando nenhuma norma ética do CFM.
O médico pode divulgar o valor de consultas e procedimentos?
Espero que as dicas tenham ajudado.
Obrigado pelo seu tempo e sucesso na carreira!
Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico