Os seus pacientes desaparecem?
Qual será o motivo de eles não retornarem ao seu consultório?
Já que conquistar um novo cliente é de seis a sete vezes mais caro do que manter um cliente fidelizado, por que não priorizar os pacientes que já estão próximos?
Se um cliente desaparece a empresa perde lucros. O paralelo é válido para a área médica. Se um paciente deixa de frequentar o seu consultório, isso afetará diretamente a sua lucratividade.
O fato é que dezenas de pacientes desaparecem todos os anos sem deixar nenhum sinal. E o pior é não saber o motivo pelo qual eles sumiram.
Se apenas 5% dos clientes insatisfeitos reclamam, se você não souber ao certo o porquê não consegue reter pacientes, é sinal que não consegue ou pelo menos não tenta ouvir o que os outros 95% dos clientes insatisfeitos têm a dizer.
Você precisa descobrir os motivos que fizeram o cliente não voltar mais.
Não seria uma tarefa tão árdua se você enviasse um e-mail um dia após o atendimento. Um e-mail muito bem escrito, no qual solicita uma avaliação do seu atendimento. É a melhor maneira de identificar os problemas que geram insatisfação e consequentemente o abandono.
A tarefa não se torna árdua pois esse e-mail pode ser disparado automaticamente integrado com o seu sistema de cadastro, ou por plataformas de e-mails, tem inúmeras ferramentas que fazem isso.
Depois de descobrir o motivo que chateia o seu cliente, você terá que trabalhar na solução e estancar os pontos falhos de relacionamento.
Caso você não descubra o motivo pelo desaparecimento, saiba que existem alguns pontos que fazem um cliente deixar de ser fiel.
No geral, um cliente deixa de consumir um serviço pelos seguintes motivos:
- Morte
- Mudança
- Relacionamentos
- Concorrência
- Preço
- Novos hábitos
- Insatisfação e Indiferença
A principal razão é a indiferença. Indiferença causa insatisfação. E um cliente insatisfeito irá procurar outro lugar.
A indiferença pode começar desde a linguagem utilizada no seu site, ou no call center na hora da marcação de consultas.
É tratar mal o cliente na recepção, na administração ou no financeiro.
Indiferença é um funcionário não se importar em fazer sempre 100% o seu melhor. Um funcionário mal treinado e que não se enxerga como parte de uma estrutura vital da empresa, com certeza irá tratar um cliente com indiferença e por vezes até com falta de atenção.
O atendimento médico também é uma parte importante do processo. O mau atendimento é a principal causa direta da perda de clientes.
A chave do sucesso para um relacionamento duradouro com os seus pacientes é fazer com que cada atendimento seja uma experiência única. Algo inigualável e exclusivo.
E depois de realizar um atendimento com qualidade, é preciso também cultivar esse relacionamento ao longo do tempo.
Uma dica é manter contato através de e-mails com seus pacientes. Seja por meio de e-mails informativos, comemorativos ou científicos. O importante é sempre estar presente.
As mídias sociais também podem lhe ajudar e muito na manutenção desse contato.
Se você entender um pouco de marketing digital, poderá integrar automaticamente o sistema de cadastro de pacientes, com e-mail marketing e mídias sociais.
Ao fazer isso, você criará um relacionamento sólido com os seus pacientes, eles terão orgulho de citar o seu nome como “meu médico” e com certeza serão mais fieis a você.
Pergunte aos seus pacientes o que lhes causa insatisfação e descubra o porque alguns nunca mais retornaram para a sua agenda.