Médico, quais informações sobre você circulam na internet?
Quando um potencial paciente digita o seu nome no Google, o que ele encontra?
A indicação pessoal de amigo ou familiar, a indicação do convênio e a publicidade, são importantes meios que fazem com que o paciente descubra você. Mas a internet é o modo mais democrático e acessível.
Os brasileiros passam em média três horas por dia navegando na internet, não é de se espantar que muitos procuram informações sobre um determinado médico no processo de escolha e agendamento.
Mais de 50% dos pacientes procuram algum tipo de informação sobre saúde na internet. Dentre esses, muitos procuram informações demográficas sobre o profissional médico como: currículo, anos de experiência profissional, especializações e experiência acadêmica.
Procurar avaliações de desempenho e qualquer outro tipo de informação útil é a primeira ação que faz um paciente quando ele encontra um novo médico.
A qualidade do atendimento, o tempo de espera e as avaliações de desempenho são os itens mais importantes no processo de escolha, porém as informações demográficas têm a sua importância.
Dentre todos os tipos de informações demográficas se tratando de um determinado médico, quais pontos seriam vitais para ganhar a confiança de um futuro a paciente?
Em uma pesquisa desenvolvida pela software advice, na qual foram entrevistadas mais de quatro mil pessoas, revelou quais são as informações demográficas mais relevantes sobre um médico.
Veja o que os entrevistados disseram:
Informações demográficas mais importantes
Anos de experiência foi a informação mais relevante na hora de escolher um médico. Isso não significa que um médico jovem não atraia a atenção dos pacientes.
Se você for um médico em começo de carreira, dê visibilidade e destaque para os seus certificados e especializações.
O ideal é publicar e destacar os seus anos de experiência profissional e acadêmica e também os certificados. Isso gera valor positivo em torno do seu nome.
Além das informações demográficas, ter comentários positivos e avaliações que destaquem o seu bom desempenho são fundamentais. Fique atento aos reviews negativos escritos sobre você, esse tipo de avaliação cria uma série de objeções na cabeça do paciente na hora do processo de escolha.
Ter um currículo atualizado na web, o seu próprio site e canal de mídias sociais é vital para aumentar a sua visibilidade e gerar relacionamento.
Ter é o primeiro passo, mas o segundo e não menos importante, é o conter. Conter informações relevantes para ganhar a confiança do seu público é tão vital quanto apenas ter uma página na web.
Médico, espero que você tenha todas essas informações demográficas circulando na internet.