A cada dia, aumenta o número de pessoas que procuram avaliações e informações online (reviews) para escolher um médico especialista seja para consulta ou para outros procedimentos.
De acordo com uma pesquisa americana realizada pela American Medical Association, mais de 65% dos entrevistados disseram procurar por informações sobre um determinado profissional médico na internet. Dentre esse número, 35% das pessoas disseram escolher o profissional baseado nessas informações e 37% disseram evitar um médico caso as informações ao seu respeito na internet sejam desfavoráveis.
Se levarmos em conta os dados dessa pesquisa, o profissional deve não apenas se preocupar em ter avaliações sobre o seu nome, mas também ter avaliações positivas e evitar ao máximo as informações negativas.
Nos EUA, há casos de profissionais que entraram na justiça contra pacientes ou familiares de pacientes que publicaram avaliações negativas seja em mídias sociais ou em sites de reclamações. Esses médicos alegam que sofreram danos financeiros ou difamação.
Na média, apenas 5% dos clientes insatisfeitos reclamam. Para que um paciente escreva avaliações negativas sobre o profissional, que dizer que mais de 19 pacientes se sentiram insatisfeitos com o atendimento do médico, portanto o bom atendimento é a melhor arma contra as críticas.
A realidade é que nos dias de hoje, as avaliações (reviews) fazem parte do processo de escolha dos clientes e é fundamental para o profissional da área, se manter atento às avaliações sobre o seu trabalho.
Uma das maneiras de fazer isso é monitorar as suas páginas de mídias sociais ou sites como o Reclame Aqui ou Reclamão.
Outra maneira, é ativar o Google Alerts para que cada vez que o seu nome for citado na internet, você receba instantaneamente um e-mail de alerta. Assim, o profissional poderá agir rapidamente.
Médico, não tenha medo da avaliação que o seu paciente irá fazer de você. Tenha medo sim de não fazer o seu trabalho da melhor maneira possível.