É muito comum ouvir pessoas falando sobre seus médicos em restaurante, academia, shopping, salões de beleza ou em qualquer outro ambiente público. Pessoas emitindo opiniões positivas e negativas sobre determinado profissional.
Essas opiniões são na verdade uma avaliação de desempenho, um “review”, e quando positivas, elas são uma das principais maneiras de captar novos pacientes.
O esforço de marketing que visa disseminar de forma espontânea um produto ou um serviço por meio de uma cadeia de consumidores é o chamado: Buzz Marketing, também conhecido como: Marketing boca a boca.
O marketing boca a boca é muito poderoso. Quando feito para divulgar opiniões desfavoráveis, ele é capaz de acabar com a reputação de qualquer negócio, ou com a carreira de qualquer profissional. Por outro lado, quando feito positivamente, ele é uma arma muita poderosa para divulgar as qualidades de um produto ou serviço e para dar visibilidade ao profissional.
Obter avaliações positivas é essencial para o médico que deseja captar novos pacientes e se destacar no mercado.
O grande diferencial do marketing boca a boca é que ele possibilita com que as pessoas compartilhem as suas experiências, e as pessoas confiam nas avaliações dos seus amigos, familiares e conhecidos.
Essas opiniões ganham um peso 10x maior quando emitidas por alguém que confiamos.
Seja na hora de procurar um profissional, por exemplo, um sujeito pede ao amigo informações sobre determinado médico, pois ele sabe que o amigo já passou em consulta com o profissional, e deseja saber como foi a experiência.
Caso a experiência com esse determinado médico não tenha sido positiva e o paciente tenha ficado insatisfeito, ele certamente não irá recomendar os serviços desse médico ao amigo.
Já por outro lado, se ele se sentiu satisfeito, ele irá propagar essa satisfação, e a indicação dele, terá um peso muito alto.
Estudos apontam que um paciente satisfeito, pode espalhar essa satisfação para as pessoas mais próximas à ele, e isso pode render ao médico, mais 4 pacientes no futuro, advindos dessa única indicação.
As mídias sociais são um exemplo bem claro de marketing de boca a boca. É muito comum ler no Facebook avaliações sobre determinado profissional ou clínica. E pode ter certeza, muita gente leva em consideração esse tipo de avaliação na hora da escolha por determinado profissional.
Não tem nada melhor para gerar um boca a boca positivo do que um atendimento que gere satisfação. Porém o atendimento não começa apenas no consultório e na interação entre médico x paciente. O bom atendimento começa desde a comunicação feita para alcançar esse paciente, no telefone e recepção e assim por diante.
Para que o paciente se sinta satisfeito e espalhe com euforia essa satisfação, todas as etapas de atendimento e também as de pós-atendimento devem ser minuciosamente feitas para causar a melhor impressão possível nos pacientes.
De nada adianta um procedimento realizado com maestria pelo médico, se o administrativo ou financeiro colocar tudo a perder.
O foco deverá ser sempre na satisfação do paciente, antes, durante e depois do atendimento.
Só assim você será capaz de causar uma ótima impressão, algo tão prazeroso que faça com que o seu paciente não consiga guardar dentro dele. A partir de agora, ele vai espalhar para que todos saibam, quanto ele está satisfeito e feliz.
O papel do médico é atender com qualidade os seus pacientes e se possível, fazer com que a comunidade que vive na região onde ele atende, o conheça e espalhe ótimas avaliações sobre o seu trabalho.
O marketing boca a boca sempre foi e sempre será a melhor estratégia de marketing para o médico que deseja se destacar no mercado e captar mais pacientes. A diferença, é que hoje com a internet, a disseminação de informações foi facilitada e é possível alcançar um número ainda maior de pessoas.