Olá doutor, tudo bem?
Como está o engajamento do seu no Instagram?
Hoje eu vou te dar 5 dicas que o médico pode aplicar para aumentar o engajamento dos Stories e até mesmo converter pacientes para o consultório.
Não é novidade que a ferramenta Stories tem se tornado uma das principais mídias de Marketing hoje em dia.
Isso porque o alcance de pessoas é maior do que no Feed.
Mas como fazer com que esse Stories chegue a cada vez mais pessoas, e principalmente, como fazer com essas pessoas tenham interesse em agendar os seus serviços médicos?
Antes das dicas, preciso que você entenda a premissa do Stories…
Não perca o tempo de quem te segue.
Os Stories duram até 15 segundos, isso significa que é um espaço dinâmico e exige que você seja direto.
Formule a ideia antes do play.
Agora vamos às dicas:
Não improvise nunca
Com certeza, todos os dias, você recebe perguntas de pacientes, seja no consultório ou direct.
Utilize esse artesanal de demanda e dúvidas para gerar conteúdo nos Stories.
Tenha sempre em mãos, caneta e papel para anotar toda vez que um paciente fizer uma pergunta.
No final do dia, você vai ter pelo menos uma dezena de perguntas interessantes sobre patologias, sintomas, tratamentos e cirurgias…
Então o médico não deve e nem precisa improvisar, aproveite as dúvidas do seu público para produzir os Stories.
Caixinha de perguntas
Abre uma caixinha de perguntas pelo menos 1 vez por semana.
O ideal é que você abra 3x na semana, mas comece fazendo 1x até pegar o ritmo.
Estimule seus pacientes a deixarem suas dúvidas, por exemplo:
Deixe sua dúvida sobre a catarata.
Deixe sua dúvida sobre diabetes.
Essa caixinha também é uma fonte de ideias para você publicar conteúdos, além de fomentar a sua relação com o paciente.
Vida pessoal
É o que eu chamo de Lifestyle na medicina.
2 a cada 10 stories, devem se tratar da sua vida pessoal.
Seja rotina, treino na academia, família ou amigos…
O que você se sentir à vontade em compartilhar.
Assim as pessoas vão estar cada vez mais curiosas em abrir o seu Stories, além de humanizar o profissional.
Esse é o grande segredo dos médicos que têm engajamento.
Curiosidades
Publique sempre sobre curiosidades do seu público, sobre doenças, sintomas, lesões etc…
Um dos principais erros que o médico comete ao publicar conteúdo no Instagram é utilizar linguagem academia e não direcionar o assunto para o público.
Ao invés de publicar sobre tratamentos avançados como artroscopia…
“Você sabe como funciona a Artroscopia de ombro?”
Publique curiosidades mais simples como:
“Você sabe qual é a posição no sono que mais prejudica o ombro?”
Esse tipo de conteúdo se conecta mais com os pacientes, pois o ajudam de alguma forma em seu dia a dia.
História
Todos os dias, passam dezenas de pessoas por você no consultório, cada uma dessas pessoas tem uma história que pode servir de inspiração e identificação com o seu público.
Então, experimente no Stories, contar histórias diariamente sobre um paciente que você atendeu, sobre seus sintomas, dores, tratamentos e principalmente, o desfecho positivo do atendimento.
Claro que sem expor o paciente, afinal, isso é proibido e antiético.
Mas utilizando as histórias que você ouve no consultório você pode aumentar e muito o engajamento do seu Stories.
Agora uma dica extra:
Se você é médico e sabe que o Instagram é um grande canal de conversão de pacientes para o consultório…
Conheça o meu curso Insta Médico, lá eu ensino diversas outras estratégias para aumentar o seu engajamento no Instagram.
Além de te ensinar o passo à passo de cada uma dessas 5 dicas.
Qualquer dúvida, não hesite em me escrever.
Obrigado pelo seu tempo e sucesso na carreira.
Vitor Jaci