Qual é o preço de uma consulta, um procedimento ou uma cirurgia?
Por que será que poucos médicos podem cobrar R$400, R$500 ou até mais por uma consulta e mesmo assim ter a agenda cheia de pacientes particulares?
Enquanto, a grande maioria dos médicos cobram um preço relativamente mais baixo pelo atendimento mas são obrigados a recorrer aos convênios para captar pacientes?
Alguns poucos médicos cobram um preço alto por seu serviço em relação a grande maioria, porém a agenda desses poucos profissionais são sempre lotadas de pacientes. Será que existe uma relação com o preço cobrado e as escolhas dos pacientes?
A resposta é sim. E a relação é entre valor x preço!
Para entender o porquê poucos médicos podem cobrar um preço alto e mesmo assim ter dezenas de pacientes todos os dias, você precisa entender o que é valor.
Você pode achar que uma consulta padrão em um endocrinologista de R$400 é cara enquanto um paciente possa achar barata.
O primeiro exercício para entender a relação entre valor x preço é excluir as palavras caro e barato do seu vocabulário.
Não existe nada caro e nem nada barato no mundo. O que existe é valor criado.
Por exemplo, imagine um chiclete exposto em um balcão de supermercado e que esse chiclete custe R$2,00. Você pode certamente chegar a conclusão de que esse chiclete é caro e que não vai comprá-lo.
Por outro lado, imagine que uma BMW zero km é oferecida à você pelo valor de R$400.000,00 e você a compra pois acredita que ela vale no mínimo meio milhão, então, ela é barata.
No primeiro caso, o chiclete era caro, porém, o que é R$2,00 na nossa economia?
Já no segundo caso, a BMW foi considerada barata, mesmo o valor de R$400.000,00 ser uma pequena fortuna para o bolso da grande maioria.
*Não vamos levar em consideração a diferença entre se mascar um chiclete e dirigir uma Ferrari.
Por que um produto de R$2,00 pode ser percebido como caro na mente do consumidor enquanto um de R$400.000,00 possa ser barato?
Porque foi criado valor percebido em torno da BMW.
E é por isso que um médico pode cobrar R$500,00 em uma consulta e mesmo assim ter a agenda lotada de pacientes particulares. Porque ele tem um alto valor de nome percebido na mente dos seus pacientes.
Esse é o segredo por trás de qualquer marca de sucesso. Seja um produto, um serviço ou até mesmo um profissional. Gerar valor em torno do seu nome é o que faz a diferença. É o que faz com que o consumidor pague mais.
Uma frase citada pelo magnata americano Warren Buffett que exemplifica essa relação é:
“O preço é o que você paga. O valor é o que você leva”.
O médico que deseja captar mais pacientes particulares por um preço relativamente alto, deve ter um alto valor percebido na mente dos seus pacientes e potenciais pacientes.
A melhor maneira de gerar valor percebido na mente dos pacientes é obter a satisfação deles. Clique aqui e saiba como gerenciar satisfação.
As pessoas não se importam de pagar mais quando elas sentem que o valor é justo. É por isso que as marcas premium sobrevivem.
Uma caneta tem como finalidade servir de meio para a escrita. A caneta BIC, aquela azul comum, custa R$1,00 em qualquer supermercado ou papelaria. Entretanto um caneta Montblanc com tinta azul pode custar R$3.000,00. Qual a diferença entre as duas canetas?
O valor percebido.
Então, se preocupar com o preço não é o foco, e sim, construir um alto valor de nome percebido na mente dos seus pacientes.
Poucos médicos já entenderam a diferença entre valor x preço. Esses se destacam no mercado!