Resolvi escrever esse e-mail porque muitos médicos me escrevem todos os dias e notei que muito deles têm algumas dúvidas sobre o que realmente é marketing médico.
Fazer marketing vai muito além do que o jargão falacioso de que significa uma atividade manipuladora.
Saiba o que significa fazer marketing:
O marketing é ético
O maior atributo do marketing é melhorar a interação e a experiência entre a empresa e o público. No caso do marketing médico, significa aprimorar a experiência entre médico e pacientes.
Ex: O local do consultório, a decoração, o agendamento telefônico, o tempo de espera do paciente, o uniforme dos colaboradores, o relacionamento pós-atendimento. Todos esses pontos podem ser melhorados com o marketing e beneficiam a interação entre médico e paciente.
O marketing não é propaganda
A propaganda faz parte do marketing, porém, é apenas uma de suas ferramentas. O médico não pode e não deve utilizá-la. Se fizer, que seja de acordo com o código de publicidade médica.
O marketing não é vendas
Fazer marketing não é fazer vendas. O médico tem que ser ético, ele não deve vender e sim indicar de acordo com o seu diagnóstico um tratamento, cirurgia ou qualquer outro procedimento.
O marketing não engana
O médico que deseja ter sucesso na carreira deve ser bom tecnicamente e o marketing não tem a capacidade de fraudar um bom profissional. Não existe propaganda boa de produto ruim. Então, ser bom tecnicamente é obrigação do médico.
O papel central do marketing é o de aprimorar os processos e a interação entre o médico e o seus pacientes.
O médico que deseja captar mais pacientes particulares, deve pensar estrategicamente, e o marketing é a melhor ferramenta para que profissionais e pacientes interajam com ganhos para os dois lados.
Espero que eu tenha esclarecido algumas dúvidas sobre o que é marketing médico.