A relação entre médico e paciente tem mudado nos últimos anos, principalmente por conta das novas tecnologias que impactam a vida de todos.
Apesar dessa certa mudança na forma de se relacionar, o que não mudou é a máxima de que um relacionamento entre médico e paciente não começa e nem termina no consultório.
O relacionamento começa desde o momento em que o paciente encontra um artigo escrito ou um vídeo publicado pelo médico na internet. Ele começa muitas vezes no atendimento telefônico ou na recepção de clínicas e consultórios. Ele começa no aperto de mão entre médico e paciente. E só termina, principalmente, quando o médico decidir.
Aliás, ele pode nunca terminar.
Muitas vezes o paciente deseja se manter em contato com o seu médico. Eu conheço alguns médicos que de forma exemplar mantém esse contato por meio das mídias sociais e não é raro ler comentários positivos dos pacientes sobre esse determinado profissional.
As novas tecnologias digitais, possibilitaram ao médico, uma enorme quantidade de ferramentas para automatizar o seu relacionamento com os seus pacientes.
Imagine o número de pessoas que é possível atingir pelas mídias sociais de uma só vez. Imagine a possibilidade de levar a sua mensagem para centenas de potenciais pacientes por conta de uma lista de e-mail responsiva.
Há várias formas e ferramentas para se relacionar com os pacientes, veja as mais comuns:
- Ter uma página em mídias sociais para que os seus pacientes sigam você e recebam as suas atualizações.
- Publicar dicas de saúde e bem-estar relacionadas a especialidade de cada profissional em mídias sociais ou por e-mail.
- Felicitar os pacientes em momentos especiais como: aniversário, nascimento do filho, casamento, formatura etc. (Ex: Like no Facebook)
- Responder as dúvidas online relacionadas a determinada doença, cirurgia ou lesão. (mas nunca consultar)
- Depois de um determinado período após realizar uma cirurgia, ligar ou enviar um e-mail ao paciente e perguntar se está tudo bem.
- Criar um aplicativo mobile, seja de entretenimento ligado à sua especialidade ou educativo.
A maioria das pessoas querem um profissional para chamar de “O meu médico”. E manter o contato com essas pessoas é o que as fideliza.
Muitos médicos já se deram conta do poder de se relacionar com os seus pacientes. De como essa atitude é benéfica e futuramente lucrativa.
O relacionamento é a fonte que permeia a confiança e a confiança é arma mais poderosa que o médico precisa para ampliar a autoridade que ele já tem.
Se relacionar com os pacientes e potenciais pacientes é a chave do sucesso para o médico que deseja se destacar.
Já que conquistar um novo paciente é de 6 a 7 vezes mais caro do que fidelizar um, o relacionamento também é uma questão de economia e lucratividade.
A escolha é sua. Não se relacionar com os seus pacientes faz com que você economize pouco tempo hoje, se relacionar com eles lhe economizará tempo no futuro.