A comunicação entre médico e paciente é um tema pouco abordado e estudado, porém, é de vital importância para o sucesso da carreira do médico e também para a satisfação do paciente.
Uma das atribuições do marketing é a comunicação. Por isso, o marketing médico também foca em como se comunicar da maneira mais adequada com os seus pacientes.
O médico que se comunica com eficiência, tende a conquistar muitos pontos positivos entre os seus pacientes e também no ambiente interno entre os seus colaboradores e colegas de trabalho, além de:
- Melhorar a experiência do paciente
- Criar auto-satisfação
- Ampliar a autoridade do médico
- Gerar expectativas positivas no paciente
- Aumentar a produtividade
- Reduzir os erros
- Facilitar o marketing interno
- Aumentar a satisfação no trabalho
Então, para melhorar o fator comunicação entre você (médico), seu pacientes e seus colaboradores…
Confira 5 dicas para você se comunicar com clareza e eficiência:
Esteja Preparado
Você é o dono da informação. Tenho certeza que você é um bom médico e está preparado para informar e tirar as dúvidas dos seus pacientes.
Estar preparado para esclarecer as dúvidas dos seus pacientes é fundamental para o médico e também para a sua equipe.
Seja Empático
A empatia é talvez uma das premissas mais fundamentais para se comunicar com eficiência. Além disso, ser empático é obrigação do médico.
Se colocar no lugar do paciente, entender as suas dores, compreender os seus anseios, respeitar os seus pontos de vista; para depois, se comunicar de uma forma assertiva.
Seja Amigável
A confiança é a base de qualquer relacionamento, principalmente quando se trata de algo tão profundo e individual como é o caso da saúde.
Assumir um papel de amigo e confidente é também uma forma de se comunicar com eficiência e ajuda a estreitar a confiança entre os envolvidos.
Seja um Ouvinte atento
Uma das maiores habilidades de um bom comunicador é saber ouvir com atenção o seu interlocutor.
Inclusive, os médicos mais processados pelos pacientes, são os que menos ouvem o que o paciente tem para dizer. Esse não é o seu caso, certo?
Seja Claro
Adeque a sua linguagem ao do seu ouvinte.
Use sempre uma linguagem popular e que condiz com o seu público, pois, o termos técnicos da profissão causam o desentendimento e intensificam a timidez do paciente.
Contudo, o domínio de habilidades de comunicação eficazes em um consultório médico não se limita apenas na interação entre médico e paciente. Afinal de contas, apenas uma fração do tempo o paciente despende ao lado do médico e a outra fração é despendida ao lado de outros colaboradores.
A capacidade de comunicação oral é essencial para todos os todos os negócios que interagem face-a-face com o seu cliente. Em uma clínica, praticamente todo mundo precisa dominar as técnicas de comunicações com os pacientes, familiares, colegas de profissão, e com outros membros da equipe.
Além do médico, faça com que os colaboradores da sua clínica/consultório foquem em se comunicar com eficiência.
Até logo 🙂
Vitor Jaci