Olá, tudo bem?
Eu posso expor a Imagem dos meus pacientes com intuito de divulgar o meu trabalho?
Essa é uma dúvida comum que eu costumo ouvir de muitos médicos e talvez você também tenha essa dúvida. Por isso, resolvi respondê-la, além de também, dar a minha opinião sobre o assunto.
Como você já sabe, eu sou um dos maiores especialistas em marketing médico do Brasil. Já ministrei palestras sobre o tema, além de também, ter mais de 350 alunos (todos médicos) nos meus cursos online.
Mas, para que o meu trabalho seja cada vez mais eficaz e profissional, eu tenho o dever de estudar o Manual de Publicidade Médica e aplicar na prática apenas o que é permitido.
Assim sendo, posso lhe garantir que você NÃO pode e Não deve utilizar a imagem do seu paciente para divulgar o seu trabalho com o intuito de lhe atribuir vantagens. Não sou eu quem digo isso…
Veja o que está redigido no Manual de Publicidade Médica (CFM):
Art. 3º É vedado ao médico:
Expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo.
Viu só? Portanto, não utilize a imagem do seu paciente com o intuito de divulgar uma técnica especial, ou um tratamento. O famoso: Antes e Depois.
A minha opinião é que seria possível sim utilizar a imagem dos pacientes, desde que, também fosse possível, não fraudar essa prática. Mas, como é quase impossível de controlar o que é verdadeiro do que é falso, acredito que é melhor o médico recorrer a outras técnicas de marketing sem precisar expor os seus pacientes.
Porém, acredito que nesse tema em específico, tudo é uma questão da linguagem utilizada.
Seria possível utilizar a imagem do paciente sem ferir o código de ética?
Imagine a foto de um médico abraçado com o seu paciente publicada no Facebook com o título:
Eu e o Sr. João, ele ficou super satisfeito com os resultados obtidos com o tratamento de enxaqueca.
Agora, imagine a mesma foto com o título:
Eu o Sr. João, um exemplo de luta contra a enxaqueca.
Viu só?! Como a segundo exemplo émenos apelativo e menos comercial. Com certeza, você até pode publicar fotos com os seus pacientes, desde que o contexto e a linguagem, não lhe atribua nenhuma capacidade ou prática superior à seus colegas. E é claro, desde que o paciente autorize a publicação.
Conheço um doutor que faz isso com brilhantismo, e quando eu perguntei para ele se era marketing, ele disse que não. Eram apenas publicações espontâneas. Mas, o que ele fazia era marketing, mesmo que instintivamente.
Ele geralmente posta uma foto com o Sr. João ou com a Dona Maria, e todas essas fotos, são publicadas com uma linguagem ética e respeitosa. Aliás, muita gente gosta de ver e comentar essas fotos. Porque não são comerciais e sim humanizadas.
As pessoas em geral estimam ver fotos de médicos com os seus pacientes, e mais ainda, de ver os resultados obtidos por eles, porém, publicar os resultados, é uma prática não permitida.
Eu gostaria de ouvir a sua opinião sobre o tema, ok?
Tenha uma ótima semana 🙂
Até logo,
Vitor Jaci