Como ser um Médico de Destaque

Estudar durante muitos anos e especializar-se, esse é o investimento em tempo e em receita que todo médico é obrigado a fazer para iniciar a sua carreira da forma mais segura.

Mas… Será que isso basta para garantir pacientes e receita?

Infelizmente a preparação do inicio da faculdade até a especialização é um caminho muito longo para ser percorrido, e no final desse caminho, o médico descobre que a maratona está apenas começando.

O mercado cada vez mais saturado, é bombardeado a cada dia com o ingresso de novos profissionais. O que acontece é que a maioria não consegue se destacar e acaba dependendo de convênios para conseguir alguns pacientes na sua agenda.

Por outro lado, poucos médicos se destacam e logo não precisam se preocupar com a agenda vazia.

Imagine uma cidade como São Paulo, na qual há milhares de médicos exercendo a sua profissão. É bem provável que existam centenas de dermatologistas que atendam nessa cidade.

Como fazer para divulgar o trabalho de um dermatologista nessa intensa competição?

Como ser encontrado por potenciais pacientes? Como oferecer a sua ajuda para aqueles que o necessitam?

O marketing é a solução para aqueles que necessitam divulgar o seu trabalho de uma maneira ética. Para aqueles médicos que desejam ser encontrados por potenciais pacientes seja qual for a sua especialidade ou região de atendimento.

Para o médico ser encontrado por novos pacientes é preciso que ele tenha presença digital, pois o ambiente online faz com que o profissional tenha a possibilidade de entrar em contato e divulgar o seu trabalho para milhares de pessoas todos os dias.

Porém, há alguns segredos de marketing digital que o profissional deve saber para alcançar todos esses pacientes. Poucos médicos já conhecem essas técnicas de marketing digital e hoje, mais de 70% de suas agendas, os seus pacientes advém da internet. Consultas e cirurgias são realizadas tudo porque o paciente conseguiu encontrar o especialista certo.

O interessante é que a grande maioria dos médicos não conhecem as possibilidades do marketing digital para divulgar o seu trabalho. E os mesmos, continuam com técnicas ultrapassadas como cartões e folders e até o boca-boca para atrair mais pacientes. Resultado, a clientela é cada vez menor.

Por que será que alguns médicos conseguem cobrar um valor alto pelos seus atendimentos particulares enquanto outros dependem dos convênios para conseguir alguns pacientes?

Será que existe uma explicação pelo sucesso e pelo destaque de alguns profissionais da área médica?

A resposta é SIM.

Quanto maior for o valor percebido em torno do nome do profissional, maior será a sua lucratividade. Essa máxima do marketing e das vendas é um dos conceitos mais poderosos e realistas.

Atualmente, a competição no mercado da saúde é muito alta, seja por conta dos convênios ou do alto número de profissionais capacitados todos os anos, o médico que deseja ser lucrativo, precisa se destacar.

Se um médico deseja ser altamente lucrativo, ele terá que:

1. Conquistar novos clientes particulares
2. Cobrar um preço alto pelo seu atendimento

Mas, como fazer com que mais pacientes particulares o procure e lhe paguem um preço alto pelo seu atendimento?

Você precisa ter um alto valor de nome percebido na cabeça dos seus pacientes.

Por exemplo, um médico x especialista em coluna (ortopedista) pode cobrar o valor de R$ 600,00 a consulta particular e o paciente achar “barato”, enquanto um médico y de coluna pode cobrar apenas R$ 200,00 a sua consulta particular e esse mesmo paciente achar “caro”.

Não existe nada caro e nem barato, e sim, valor de percepção criado em torno de determinado produto, serviço ou profissional. Ou seja, o quanto efetivo foram as suas ações de marketing para que o paciente julgue uma consulta de R$ 600,00 barata.

O médico que deseja captar mais pacientes particulares por um preço relativamente alto, deve ter um alto valor percebido na mente dos seus pacientes e potenciais pacientes.

Para chegar a esse cenário ideal, o profissional terá que entender a pirâmide de valor do médico.

piramide medico celebridade

Quanto mais alta for a posição do profissional nessa pirâmide, maior será o seu valor de nome percebido na cabeça dos clientes e consequentemente, mais lucrativo será o profissional.

O médico especialista é por exemplo um cardiologista. Além de que, ele também pode ser um médico cirurgião.

Geralmente, o médico cirurgião é mais bem pago do que o médico generalista (que atende um caso de dor de garganta por exemplo). Tudo pelo fato de ele ser um especialista.

As pessoas tendem a dar mais valor aos especialistas, porque eles são vistos como conhecedores de um assunto em específico, ou seja, um expert.

É natural que o especialista se destaque frente ao generalista. Em geral, o paciente se sente mais seguro na mãos de um especialista.

O médico autoridade está uma posição acima do médico especialista. Ele é uma autoridade na sua especialidade e é conhecido pelos profissionais da área, pelo menos na região onde ele atua.

Por exemplo, se ele for o melhor cirurgião de coluna da cidade, todos os outros médicos de coluna irão recomendá-lo se preciso.

A única questão que impede com que o médico autoridade seja o ápice que um profissional possa alcançar em termos de lucratividade, é fato de que ser conhecido apenas pelos profissionais da área não garante com que os pacientes estejam cientes sobre o desempenho desse profissional. Ele é mais lucrativo do que o especialista, mas não mais do que o médico celebridade.

Os médicos mais lucrativos na carreira são aqueles que alcançam a posição de médico celebridade.

Uma celebridade é uma pessoa amplamente conhecida pela sociedade. Um médico celebridade é um profissional conhecido pela comunidade da região onde ele atua.

Ser um médico celebridade não significa estar cercado de paparazzi ou ser famoso pela mídia, e sim, ser conhecido pela população da região onde ele atua.

Poucos são os médicos que alcançam essa posição, por isso ela é tão especial. A diferença fundamental entre o médico celebridade e o autoridade, é que o segundo é muito conhecido pelos profissionais da área enquanto o primeiro, o médico celebridade, é muito conhecido pelo público da sua região.

O profissional que atingir a posição de médico celebridade, terá uma série de vantagens sobre o médico generalista, sobre o especialista e também sobre o médico autoridade.

As vantagens do médico celebridade:

►Tem mais visibilidade
►É facilmente encontrado pelo seu público-alvo
►Domina a região onde atua
►Tem uma percepção de nome mais valiosa
►É referência entre os profissionais da área
►Gera confiança rapidamente
►É valorizado pelo mercado
►Aumenta os atendimentos particulares
►Cria relacionamentos duradouros com os clientes
►É mais lucrativo

Como ser um Médico Celebridade?

curso_medico_celebridade

São inúmeras as possibilidades para um médico atingir a posição de médico celebridade. O marketing, a publicidade e as relações públicas são as ferramentas mais eficientes para alcançar essa posição.

Uma fórmula pronta para se tornar um médico celebridade é a de utilizar o método dos 5As do Médico Celebridade.

5 as do médico celebridadeO método 5As do Médico Celebridade é um curso passo a passo para o profissional gerar autoridade sobre o seu nome, desenvolver conteúdo valioso para o seu publico e assim criar credibilidade, anunciar para o seu público da forma mais eficaz e econômica possível, manter e começar relacionamentos duradouros e rentáveis com pacientes e potenciais pacientes, além de fazer do atendimento, uma arma poderosa e integrada com o marketing digital.

Baseado em táticas exclusivas do marketing digital, o método 5As do Médico Celebridade é a forma mais eficaz para médicos conquistarem visibilidade. O curso é online e as aulas são gravadas e disponibilizadas um portal.

Veja a opinião de médicos que já conhecem o método Médico Celebridade

vitor jaci depoimentos

O que significa o termo “Médico Celebridade”?

Ser um médico celebridade significa ser o número um de determinada especialidade na cabeça dos pacientes e dos possíveis pacientes da região, cidade, estado ou país onde o profissional atua.

Por que ser um Médico Celebridade?

Para se destacar na área médica e gerar mais visibilidade para o nome do profissional. A visibilidade gera o destaque necessário para que o profissional conquiste mais pacientes particulares e tenha mais lucratividade.

Quem pode ser um Médico Celebridade?

Qualquer médico especialista (desde que seja um bom médico), pode vir a ser considerado um Médico Celebridade.

Por que o médico pode fazer marketing?

1. O marketing é ético

O maior atributo do marketing é melhorar a interação e a experiência entre a empresa e o público. No caso do marketing médico, significa aprimorar a experiência entre médico e pacientes.

Ex: O local do consultório, a decoração, o agendamento telefônico, o tempo de espera do paciente, o uniforme dos colaboradores, o relacionamento pós-atendimento. Todos esses pontos podem ser melhorados com o marketing e beneficiam a interação entre médico e paciente.

2. O marketing não é propaganda

A propaganda faz parte do marketing, porém, é apenas uma de suas ferramentas. O médico não pode e não deve utilizá-la. Se fizer, que seja de acordo com o código de publicidade médica.

3. O marketing não é vendas

Fazer marketing não é fazer vendas. O médico tem que ser ético, ele não deve vender e sim indicar de acordo com o seu diagnóstico um tratamento, cirurgia ou qualquer outro procedimento.

4. O marketing não engana

O médico que deseja ter sucesso na carreira deve ser bom tecnicamente e o marketing não tem a capacidade de fraudar um bom profissional. Não existe propaganda boa de produto ruim. Então, ser bom tecnicamente é obrigação do médico.

Quem sou EU?

Vitor Jaci - Marketing Médico

Sou consultor de marketing médico digital para consultórios, clínicas e médicos.

O meu trabalho é fazer com que você (médico) tenha visibilidade no seu mercado e lucratividade.

Graduado em publicidade e marketing pelo MackenzieSP e com especialização em marketing digital pelo Digital Marketing Institute – Dublin.

Tenho anos de experiência na área de marketing médico digital. Ao longo da minha carreira, trabalhei e assessorei clínicas e consultórios.

Sou criador do método 5As do Médico Celebridade. Um método que ajudou muitos profissionais médicos ganharem visibilidade na internet e assim conquistar novos pacientes.

Deseja Atrair mais

Pacientes Particulares na sua Agenda?

Insira o seu e-mail principal e receba as minhas DICAS DE MARKETING MÉDICO EXCLUSIVAS