Como você deseja ser reconhecido pelo mercado e pelos pacientes?
Essa questão deve ser respondida por todo médico que tem a intenção de se destacar e ser mais valorizado.
Por isso, você deve saber exatamente em qual nicho de mercado você atua? Quais são os consumidores desse nicho de mercado? Como esses consumidores agem quando necessitam do seu serviço? Onde eles estão? Como eles chegam até você?
Contudo, o especialista deve saber principalmente: Qual é o seu posicionamento?
Ter um posicionamento bem definido e coerente é uma das estratégias mais eficazes para empresas, produtos, serviços e profissionais se destacarem no mercado e garantirem a preferência em um grupo de consumidores.
O posicionamento, nada mais é do que ter uma imagem bem definida sobre o que você faz, como você faz, onde você faz e porque você faz.
É fincar uma bandeira e marcar o seu território.
Assista ao vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre a estratégia do posicionamento
Sem um posicionamento bem definido, fica praticamente impossível para o paciente lhe diferenciar dos outros especialistas. Assim, a percepção de valor em torno do seu nome será a da média do mercado, ou seja, você certamente não será o especialista mais bem remunerado.
A estratégia do posicionamento é utilizada praticamente por todas grandes empresas e também por profissionais de destaque. Todos eles têm seu papel muito bem definido no seu mercado de atuação.
Alguns exemplos no Brasil:
Empresas: Hospital Albert Einstein e Clínica Fares
Posicionamento do Albert Einstein: Autoridade em saúde. O Hospital Albert Einstein se destaca por contar com um corpo clínico altamente competente além de oferecer uma infraestrutura de primeiro mundo para os seus pacientes. O público é de classe média alta e de classe alta.
Posicionamento da Clínica Fares: Levar alto padrão ao povo. A Clínica Fares se destaca pelo material humano composto por centenas de especialistas e pela tecnologia de saúde levada até as classes menos favorecidas economicamente por um preço popular.
Produtos: Notebook Positivo e MacBook Apple
Posicionamento do Notebook Positivo: O mais barato. Notebook voltado para classe média baixa e classe baixa e que procuram o produto mais barato.
Posicionamento do MacBook Apple: O mais cool. Notebook voltado para a classe média alta e para a classe alta e que procuram o que há de mais tecnológico e ao mesmo tempo moderno no mercado.
Serviços: Red Balloon e Cultura Inglesa
Posicionamento da Red Ballon: Só para baixinhos. Escolha de inglês voltado ao público kid, filhos de pais classe média e classe média alta.
Posicionamento da Cultura Inglesa: O inglês da Realeza. Escola de inglês britânico focada no púbico de classe média alte e de classe alta.
Carros: Chevrolet Celta e Toyota Corola
Posicionamento do Celta: O primeiro automóvel. Carro popular voltado para condutores com pouca experiência no trânsito, solteiros e de classe média e de classe média baixa.
Posicionamento do Corola: A evolução. Carro voltado para condutores com alguns anos de experiência no trânsito, casados e de classe média e de classe média alta.
Políticos: FHC e Lula
Posicionamento do FHC: O inteligente. Político com uma vasta experiência acadêmica e política com capacidade de reorganizar o país, com foco em eleitores de classe média, classe média alta e classe alta.
Posicionamento do Lula: Gente do povo. Político com uma vasta experiência sindical e com entendimento dos sofrimentos da massa, com foco em eleitores classe média, classe média baixa e classe baixa.
Viu só, independente da área de atuação, toda grande empresa ou profissional tem um posicionamento muito bem definido, e por isso, você como médico também deve definir o seu.
Para definir o seu posicionamento, eu vou lhe apresentar uma técnica baseada nos 3 Ps dos Posicionamento Medico.
3 Ps do Posicionamento Médico
1. Público:
O primeiro passo para se posicionar na maneira correta é definir muito bem qual é o seu público. Essa definição deve conter aspectos como sexo, faixa etária, classe econômica e localização.
2. Preço:
O preço será definido a partir da definição do público. Em qual faixa de preço o seu serviço se encontra? Premium, alta, média, baixa.
3. Particularidade:
A particularidade é o último passo para se posicionar da maneira correta. Basicamente, você deve encontrar uma que diferencia você dos outros especialistas.
Você é o maior especialista em que?
Na área médica, se posicionar significa assumir uma posição de autoridade em determinado assunto.
Por exemplo, um dermatologista não deve se comunicar apenas como dermatologista, para que ele assuma uma posição de destaque no mercado, ele deve ter o seu diferencial. O diferencial é aquilo que o torna mais valioso em comparação com os outros dermatologistas.
Esse diferencial pode ser o fato de ele ser um dos maiores ou o maior especialista em calvice feminina no seu país ou na sua região de atendimento.
Imagine as mulheres que sofrem desse problema, elas certamente pagariam mais para ter uma consulta ou um tratamento com esse profissional.
Certamente a sua agenda estará sempre lotada.
Independente de qual seja a sua especialidade, se posicionar em um determinado mercado é uma estratégia fundamental para se destacar e ter mais lucratividade.
Espero que você utilize os 3 Ps como um norte para o seu posicionamento.
Abraço 🙂
Vitor Jaci
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