Olá Doutor, tudo bem?
Hoje irei falar para você como a sua experiência médica (clínica ou cirúrgica) pode ser um trunfo de marketing.
No último sábado eu tive o prazer de fechar o Master Urologia 2018 em Fortaleza.
O título da minha palestra foi:
Marketing Digital: como o urologista pode utilizar a seu favor
A palestra foi um sucesso, digo isso não apenas pelos elogios, mas sim, pelas discussões que surgiram após ela no resort em que estávamos.
O que me chamou a atenção foi o público.
Geralmente, em congressos médicos o público é muito variado entre jovens e médicos mais experientes.
Porém, no Master Urologia, por se tratar de um evento mais exclusivo e não de um congresso.
O público era composto por médicos mais experientes, na faixa dos 50-70 anos de idade.
Eles geralmente eram preceptores de grandes hospitais e professores universitários.
Com anos de consultório particular e convênio e com milhares de cirurgias e procedimentos realizados.
A maioria deles com a “vida feita” na medicina.
Entretanto, como não existe médico satisfeito …
A alta concorrência
A discussão era sobre a atual dificuldade de convencer pacientes que necessitavam de cirurgia ou procedimento particular.
Isso porque o mercado já não é como era antes, atualmente a competitividade é alta e segundo eles, os especialistas mais jovens se prostituíam.
Logo, o paciente buscava uma segunda opinião (orçamento) e sempre encontrava um preço bem abaixo do aceitável.
Ao analisar a comunicação de alguns deles, logo eu notei que nenhum explorava o seu maior ativo: a experiência.
Tem uma aula do Médico Celebridade que eu falo sobre elementos de autoridade.
Os elementos de autoridade são ativos que praticamente todos os médicos têm, mas que poucos exploram em suas mídias e em seus canais de comunicação.
Eles são ativos que auxiliam o médico a vender a sua imagem pessoal.
Em outras palavras, são argumentos que ajudam a convencer.
Nós sabemos que salvo na saúde pública ou na emergência, o paciente que necessita de uma cirurgia ou de um procedimento irá buscar informações sobre ele.
Certamente, além de informações, ele irá pesquisar por dois ou três médicos e se decidir entre eles.
Portanto, quanto mais elementos de autoridade factíveis e verdadeiros o médico tiver, maiores serão as chances de ele ser o escolhido.
A experiência do especialista está entre uma dezena desses elementos de autoridade.
Em uma pesquisa sobre demografia médica realizada com mais de 500 pacientes, o resultado foi que a experiência é um dos fatores chave na hora de se decidir por um médico.
Quando o médico demonstra que tem experiência no assunto, ele tira o medo do paciente, ou pelo menos, o alivia em grande parte.
Agora, imagine que o paciente procurou o seu serviço no Google e encontrou o seu site.
Exemplo: procurou “rinoplastia cirurgião plástico”.
Geralmente, o site de 99% dos cirurgiões plásticos têm a foto de uma modelo com nariz perfeito, uma pequena descrição do que é a rinoplastia e um formulário de contato.
Mas, lembre-se que o paciente geralmente vai pesquisar mais dois ou três sites de colegas.
E, que a maioria dos colegas irão focar no mesmo tipo de comunicação.
Isso é um erro.
Na verdade, quando o paciente busca por médico na internet, ele não quer informações apenas do serviço, rinoplastia segundo o exemplo.
O que ele leva em consideração sãoinformações sobre o médico.
Quanto mais informações relevantes ele tiver, maiores são as chances de escolha.
Seja nas consultorias, nas palestras ou nos cursos online que eu realizo, eu sempre indico ao médico, independente da especialidade ou idade dele:
Utilize a sua experiência na comunicação.
Imagine se o paciente que busca por “médico cirurgião plástico e rinoplastia” na internet ao acessar o seu site encontrasse a seguinte frase:
Mais de 1.781 rinoplastias realizadas.
Logo, esse argumento pesaria muito no processo de decisão.
Por minha indicação, uma dezena de médicos têm mudado a forma como se comunicar e fazer marketing digital.
Isso implica em levar em consideração os elementos de autoridade, entre eles a experiência profissional.
Em seus sites, eles já utilizam e destacam frases como:
- Mais de 512 mastopexias realizadas (plástico)
- Mais de 2.100 tratamentos de escleroterapia realizados (vascular)
- Mais de 200 cirurgias urológicas em sua carreira (urologista)
- Mais de 4.000 atendimentos realizados e 500 participações em cirurgias (ortopedista)
- Mais de 12.600 mamografias avaliadas (mastologista)
Entre as várias dicas que troquei com os urologistas no final de semana, utilizar a experiência médica na comunicação foi uma delas.
Independente da sua especialidade ou idade, com certeza, você já possui uma vasta experiência clínica ou cirúrgica.
Não abra mão dela na hora de fazer o seu marketing.
Para os colegas (médicos) pode não ser um número assim tão expressivo, mas para o paciente (leigo) com certeza será.
Obrigado Doutor pelo seu tempo e sucesso na sua carreira.
Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico