Olá Doutor, tudo bem?
Hoje irei falar para você sobre um erro que eu vejo muito médico ou gestor de clínica cometer em termos de marketing.
No último final de semana, o meu cunhado me procurou para auxiliar na divulgação da sua nova clínica.
Na verdade, a clínica não era nova, mas depois de ficar três meses fechada, ela seria reaberta em um novo endereço na mesma cidade.
O meu cunhado é neurologista em uma cidade do interior de Minas Gerais.
Há dois anos ele adquiriu uma porcentagem na sociedade da clínica de multi especialidades na cidade, e com a mudança de endereço, além do investimento inicial, ele teve que investir novamente com a reforma e a finalização do novo prédio.
Investir pesado em infraestrutura sem saber em quanto tempo terá o retorno, isso sempre incomoda.
Mas, agora que já foi realizado, precisávamos divulgar o novo endereço.
Imagina, uma cidade (região) com noventa mil habitantes e nenhum deles estavam cientes que clínica mudou de endereço.
A clínica nova iria inaugurar em menos de dez dias e as agendas estavam praticamente todas vazias.
Apesar do meu cunhado nunca ter se ligado no marketing médico, ele me procurou para um direcionamento.
Nós falamos sobre várias possibilidades para divulgar a clínica nova, mas, irei falar para você apenas sobre uma delas e um erro que eles cometeram.
Depois de mais de uma década de funcionamento e com milhares de pacientes atendidos ao longo de todos esses anos, descobrimos que a clínica não tinha a base de e-mails de pacientes.
Tinham de alguns, bem poucos. A secretária na maioria das vezes não tinha o hábito de perguntar aos pacientes sobre o e-mail e quando perguntava não anotava corretamente.
Isso é um erro grave!
Lista atualizada de pacientes
Imagine, mais de treze mil pacientes atendidos e praticamente todos da região.
Seria bem mais fácil e quase gratuito eu divulgar o endereço da nova clínica para essas treze mil pessoas que já foram os meus pacientes.
Eu poderia com um único disparo, convidá-los a conhecer o novo ambiente e a sua estrutura, eu poderia enviar um link de agendamento online, eu poderia apresentar o novo corpo clínico e as novas especialidades atendidas.
Ou seja, eu poderia divulgar a clínica de inúmeras maneiras para essa lista de pessoas que já confiam no trabalho realizado.
Eu sempre falo o seguinte: independente do seu tamanho, tenha em mãos a sua lista de clientes, no seu caso, de pacientes.
São pessoas que já passaram pela experiência de consumir um de seus serviços. São pessoas que irão divulgar o seu consultório no boca a boca. São pessoas que esperam um contato seu esporádico para retornarem.
O caso da clínica do meu cunhado não é único, a maioria dos médicos e gestores de clínicas que eu converso não tem uma lista de pacientes atualizada.
O pior, as secretárias não são treinadas para pedir aos pacientes essas informações. E, elas só irão solicitar, quando entenderem a importância que tem isso para o marketing da clínica.
Além do que, ter um mailing de pacientes atualizados em mãos não é importante apenas para enviar e-mails, mas também para anunciar na internet.
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Anunciar para a lista de pacientes na internet
Sabia que atualmente eu consigo divulgar serviços médicos no Instagram, no Facebook, no Google, no Youtube e em outras ferramentas de mídia para a minha lista de e-mails?
Como? Eu faço o upload a minha lista nessas ferramentas, crio um público e direciono os meus anúncios para ele.
Ou seja, para fidelizar, a minha lista de pacientes irá ver os meu anúncios publicados no Facebook por exemplo.
Outro ponto, eu consigo por meio dessas ferramentas anunciar para pessoas do mesmo perfil da minha lista.
Como? Eu faço o upload a minha lista nessas ferramentas, crio um público similar ao da minha lista e direciono os meus anúncios para ele.
Por exemplo, o Instagram vai identificar pessoas com o mesmo perfil dos meus pacientes e os meus anúncios irão aparecer para essas pessoas.
Essas técnicas eu ensino no Método Médico Celebridade
Eu poderia listar para você mais uma dezena de benefícios de possuir a sua lista de e-mails de pacientes atualizadas.
Você pode se perguntar, mas as pessoas abrem e-mails? Sim!
Entre 20% e 30% dos seus pacientes irão abrir, isso porque seria uma surpresa receber um e-mail do médico querido.
Imagina se a clínica do meu cunhado tivesse os treze mil e-mails de pacientes cadastrados, pelo menos três mil e novecentos deles saberiam o endereço e os serviços da nova clínica.
Espero que você não cometa esse erro a partir de agora.
Doutor, obrigado pelo seu tempo e sucesso na sua carreira.
Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico