Olá doutor, tudo bem?
Os tempos são outros, você sabe. Hoje, não basta mais investir apenas em uma fachada bonita para sua clínica.
As pessoas passam mais tempo deslizando o feed de notícias do Instagram e pesquisando coisas no Google.
Portanto, é lá que você precisa estar!
Quer ter um blog, site e mídias sociais de sucesso?
Impactar cada vez mais pessoas, aumentar seu alcance para atrair potenciais pacientes?
Aqui neste blog você poderá encontrar várias dicas para produção e marketing de conteúdo, presença digital e até mesmo técnicas para melhorar a sua narrativa para gerar engajamento.
Mas preciso dizer que, estar na internet e produzir conteúdo de boa qualidade não são as únicas ações necessárias.
Para que seu conteúdo seja consumido, você precisa ser encontrado!
Você precisa se destacar.
Você precisa ser escolhido.
E como fazer isso?
Direcionando o seu conteúdo através de palavras-chave.
E existem técnicas que podem lhe ajudar!
Você já ouviu falar na estratégia da Cauda Longa ou Long Tail?
É uma ferramenta de grande valia no mercado online, pois gera resultados positivos na segmentação de conteúdo e pode melhorar o seu posicionamento digital (ranking no google).
Além de ser capaz de prolongar a vida útil do conteúdo.
Trocando em miúdos.
Cauda longa é a estratégia de se utilizar palavras-chaves cada vez mais específicas para direcionar melhor a busca e evitar a competição.
Ou seja, quanto mais palavras-chave específicas você utilizar em sua comunicação, mais facilmente você será encontrado.
O nome é derivado da sua representação por um gráfico de curva que representa o volume de buscas por palavras-chave.
No topo do gráfico estão as palavras hit: mais buscadas.
Onde a concorrência é alta.
A pessoa encontrará milhões de resultados e opções. Logo, dificilmente você vai se destacar no meio do turbilhão de informações.
E na base do gráfico estão as palavras de cauda longa: mais específicas e menos buscadas.
O que significa baixa concorrência.
Este é o momento onde as chances do seu conteúdo ser escolhido aumentam.
Mas o que isso significa para o seu consultório?
Se você é um ortopedista e utiliza palavras-chave mais específicas como “Médico Ortopedista Especialista em Tendinite Calcária em Belo Horizonte”.
Você poderá ser encontrado mais facilmente por qualquer uma dessas palavras.
Além do mais, a busca apenas por “médico ortopedista” ou “ortopedista em Belo Horizonte” é muito concorrida.
O foco desta estratégia é evitar a competição.
Tem alguns recursos que podem te ajudar a analisar e identificar o que está sendo buscado na internet.
Como o UberSuggest e o próprio Google Adwords.
Espero ter ajudado.
Obrigado pelo seu tempo e sucesso na carreira!
Vitor Jaci