A comunicação é certamente o grande segredo para consolidar um relacionamento saudável entre duas ou mais partes.
Por isso, é de vital importância para você doutor, entender as técnicas da escuta ativa para você começar e fortalecer o seu relacionamento com os seus pacientes.
A escuta ativa é uma técnica que visa aumentar a recepção correta das mensagens verbais e não verbais, ou seja, que cada mensagem seja compreendida da maneira mais clara possível.
Por que o médico deve entender as técnicas da escuta ativa?
Todos os dias o médico atende dezenas de pacientes, e assim, são muitas informações para lidar em um tempo cada vez mais escasso.
Porém, um dos motivos mais importantes que faz com que um paciente se sinta satisfeito com o atendimento do médico é a sensação de ser escutado.
Todo paciente quando procura ajuda de um especialista, ele com certeza preparou um script para falar com o médico. Nesse script, ele relata quais são os sintomas, quando eles começaram, onde ele sente dor, etc.
As vezes, o paciente conta até uma história com relação à sua doença, dor ou sintoma, correto?
Quando o paciente se sente escutado, ele alivia a sua carga emocional e passa a confiar mais no diagnóstico e no médico.
São inúmeros os relatos de pacientes que dizem que o médico o atendeu em um minuto, mal o escutou, e o liberou. Sabia que 90% desses pacientes se sentem insatisfeitos com o médico?
Ou seja, o relacionamento entre eles acaba! Opaciente não retorna e não indica o profissional.
Outra curiosidade, os médicos menos processadossão mais propensos a fazer escuta ativa, dizendo coisas como: “Vá em frente, me conte mais sobre isso”.
Isso porque os pacientes que se sentem satisfeitos, dificilmente processam o médico.
Além do mais, ao fazer a escuta ativa, você certamenteaumentará os seus resultados como especialista. Irá entender cada vez mais os sintomas e as necessidades dos seus pacientes.
Gostaria de lhe mostrar algumas técnicas de escuta ativa, para que você cada vez mais, tenha relacionamentos duradouros com os seus pacientes.
Técnicas da Escuta Ativa para o Médico:
Observar as reações emocionais do interlocutor:
- Ficar atento à comunicação não-verbal;
- Perceber as motivações, interesses e necessidades;
- Entender quais são as crenças e valores.
Emitir sinais de atenção:
- Pronunciar onomatopéias como Aham, Uhum, Ah?;
- Expressar sinais com o rosto;
- Assentir com a cabeça;
- Manter contato visual direto;
- Sorrir.
Participar ativamente:
- Fazer o máximo de perguntas;
- Utilizar muitos “Por que?”;
- Buscar o máximo de informações.
Resumir o que foi dito:
- Repetir com palavras diferentes do que as utilizadas pelo interlocutor;
- Parafrasear pequenos trechos do diálogo.
Expor a sua opinião:
- Emitir seu feedback sobre o que foi dito;
- Proferir os seus elogios e críticas.
Utilize as técnicas da escuta ativa e fidelize os seus pacientes. Espero que essas dicas sejam importantes para a sua carreira 🙂
Até logo,
Vitor Jaci