Olá Doutor, tudo bem?
Sempre me perguntam: Qual é a melhor ferramenta online para atrair pacientes para o consultório médico?
Opções: Facebook, Instagram, Google Adwords, Youtube, Blog (SEO), Snapchat, LinkedIn, Twitter, entre outros.
Resposta: o Google Adwords continua sendo a melhor ferramenta online se o intuito for atrair pacientes para o consultório médico.
Porque apenas com o Google Adwords você tem a real possibilidade de estar presente no momento de compra ou momento de escolha do paciente.
Eu, Vitor! Preferiria gastar a minha verba (budget) ou pelo menos grande parte dela no Adwords do que em design de imagens para postar no Facebook ou Instagram que para a minha agenda não é tão eficiente assim.
Vou te explicar …
As outras ferramentas como Facebook, Facebook Ads, Instagram, Youtube e Twitter, possibilitam que você tenha uma autoridade online, e isso ao obviamente reflete no offline e faz com que o paciente confie no seu serviço mesmo sem lhe conhecer pessoalmente.
Portanto, ter milhares de seguidores no Facebook ou no Instagram irá contribuir para a seguinte equação na cabeça dos pacientes:
Esse médico tem milhares de seguidores, se ele é popular, então ele é competente. Se ele é competente, ele é confiável.
Por isso, ter seguidores reforça a sua autoridade, mas não necessariamente lhe traz novos pacientes para o consultório, pois esses seguidores podem não precisar no momento do seu serviço, morar em outra cidade, não ter condições financeiras etc.
Para atrair novos pacientes online o ideal é você estar presente no exato momento de compra ou de escolha do paciente, e o Google Adwords viabiliza esse objetivo.
Frequentemente, leio muito relatos de médicos que dizem já ter trabalhado ou testado o Adwords, ter gastado uma verba considerável, porém, sem resultado nenhum.
Outros se dizem receosos pelo fato de investir verba e não ter a certeza de resultado e o pior, de não conseguir mensurar se deu resultado ou não.
Se esse é o seu caso, saiba que o Google Adwords é ferramenta que mais métricas eu posso obter sobre ações do meu público. Basta saber configurar do modo correto.
O problema é que nem o médico, e pasmem, nem a maioria das agências de publicidade que eu conheço sabem anunciar o seu consultório da forma correta. Eles sabem a executar ferramenta, mas não sabem asestratégias fundamentais para gerar resultados.
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Na verdade, eu tenho a certeza que o Google Adwords pode fazer muito pelo seu consultório, basta saber utiliza-lo da forma correta.
Você pode sim gastar milhares de reais nessa ferramenta e não ter resultado nenhum, mas isso só acontecerá se estiver utilizando a estratégia errada.
Por exemplo, seu eu optar o por anunciar o meu consultório para a palavra-chave cardiologia, certamente irei gastar rios de dinheiro e poucos pacientes irão me procurar, pois essa palavra-chave é muito ampla, e não necessariamente quem está procurando por ela no Google necessita de um cardiologista.
Por outro lado, se eu anunciar a palavra-chave Especialidade + Cidade/Região onde atuo, certamente será mais eficaz, ex: Cardiologista Uberaba.
Se você atende convênio, a dica é anunciar para a palavra-chave Especialidade + Convênio, ex: Cardiologista SulAmérica.
Outra dica, se você é cirurgião ou realiza algum tipo de procedimento anuncie a palavra-chave Cirurgia + Cidade/Região, ex: Rinoplastia Itaim.
Obs: Note que a escolha da palavra-chave é essencial para obter bons resultados.
Faça sempre o exercício de anunciar para determinada palavra-chave que será digitada pelo potencial paciente no momento de escolha de um médico ou clínica.
Se coloque no lugar desse potencial paciente e pense: o que ele digitaria no Google se realmente estivesse a procura dos meus serviços e não apenas de informação gratuita?
Como disse anteriormente, anunciar para a palavra-chave Cardiologia não é uma boa opção, isso porque o público pode estar buscando apenas informações gratuitas sobre cardiologia, por outro lado …
Quem procura no Google Ortopedista Campinas Unimed, certamente está em um estágio avançado de compra, esse potencial paciente realmente precisa de um ortopedista e que seja pela Unimed.
Basta separar o que seria uma palavra-chave informativa de uma que gera ação efetiva.
Como basicamente funciona o Google Adwords
- Define o seu budget diário ou por determinado tempo, ex: R$ 10,00 por dia;
- Escolhe determinada palavra-chave, ex: Ortopedista Salvador;
- Determina um valor de lance que será pago em cada clique que essa palavra tiver, ex: R$ 2,00 por clique;
- Concorre com outros anunciantes em um leilão por essa palavra, ex: se alguém pagar R$ 3,00 por clique na palavra-chave Ortopedista Salvador, o site dele provavelmente aparecerá na sua frente;
- Cria o anúncio e o coloca no ar.
Por favor, me conte a sua experiência com o Google Adwords, basta escrever o seu comentário abaixo, ok?
Obrigado e sucesso 🙂
Vitor Jaci
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