Entrevistei o Dr. Osmar de Oliveira, um dos doutores que mais histórias têm para contar no Brasil.
Além de um profissional exemplar, com 40 anos de experiências, ele é também um grande amigo com quem convivi durante anos.
Falamos sobre a medicina de algumas décadas atrás e a de hoje. Quais as mudanças que impactaram a relação médico x paciente.
Vitor Jaci: Qual a diferença de comportamento entre o paciente de hoje e o de 40 anos atrás?
Dr. Osmar: Em 44 anos de experiência, eu pude observar muita coisa nos consultórios. Lá atrás, o médico era mais respeitado. A figura do médico gerava um respeito muito grande. Naquele tempo a medicina era feita pelo médico da família, ele era generalista, um “sabichão”.
Por outro lado, os recursos eram escassos e o médico tinha que se virar. Hoje, o médico tem a sua disposição muitos recursos terapêuticos, o que faz com que o tratamento tenha mais sucesso do que antigamente.
A maior diferença é que hoje o paciente chega no consultório com as lições do Dr. Google já tiradas. O paciente passa a noite inteira pesquisando na internet sobre o seu sintoma.
Vitor Jaci: Qual é a importância do marketing na medicina?
Dr. Osmar: É fundamental, principalmente nos dias de hoje com a internet e as informações e conhecimento que ela pode difundir. O marketing também deve ser feito principalmente nos atendimentos do dia-dia. Atender bem e respeitar cada paciente é o melhor marketing que existe. É papel do médico pensar em primeiro lugar nos pacientes e zelar pela verdade.