No marketing médico, quase tão importante quanto o atendimento do médico é o agendamento. Muitos profissionais não se dão conta, mas o agendamento telefônico pode ser o primeiro contato do paciente com a sua clínica ou com o seu consultório.
E um atendimento telefônico que não seja eficaz, não trará resultados satisfatórios.
Infelizmente, muitos pacientes criam uma imagem negativa da empresa ou do profissional, justamente por serem atendidos por profissionais desqualificados e desmotivados.
Seja para uma consulta, retorno, cirurgia, ou qualquer outro procedimento, o agendamento tem que ser feito por profissionais:
Treinados
Motivados
Atenciosos
Resilientes
Conscientes da sua importância na empresa
No call center das clínicas e consultórios, o profissional responsável pelo atendimento telefônico deve ser muito bem treinado. É ideal que ele siga um script e não faça os atendimentos no improviso. Isso não significa que ele deve ser uma máquina, afinal, o relacionamento com o cliente deve ser o mais humano possível.
Além de bem treinado, é fundamental que o funcionário esteja motivado. Em qualquer empresa, o funcionário motivado desempenha com mais eficiência o seu trabalho. Se tratando de atendimento telefônico, no qual a interação com o público é intensa, um funcionário desmotivado pode afastar dezenas de pacientes se o mesmo não estiver motivado para atender com eficiência e atenção.
A atenção do profissional que trabalha com call center deve ser sempre de 100%. Um atendimento telefônico feito por um profissional atencioso, com certeza será exclusivo, individual, humano e especial. E isso deixa o cliente satisfeito.
Ser resiliente é uma das principais características que o atendente telefônico deve procurar ser. Seja pelo alto número de ligações diárias ou pelas reclamações dos pacientes, o profissional nunca deve se deixar abater ou afetar pelas críticas. Não deve tratar mal nenhum cliente, mesmo se o cliente lhe faltar com respeito. Lembre-se, o cliente tem sempre a razão.
Confira 5 dicas para melhorar o atendimento telefônico da sua clínica ou consultório:
1 – Deixe a linha telefônica sempre livre. Com certeza uma linha telefônica sempre ocupada fará com que os pacientes desistam da sua clínica ou do seu consultório.
2 – Não deixe o paciente esperar mais de 20 segundos na linha. Se o atendimento não for feito com rapidez, o paciente logo procurará outro local e o seu concorrente o fará.
3 – Desde o primeiro minuto do atendimento telefônico até o último, seja útil e gentil. Não importa se o paciente tem uma dúvida, um elogio ou uma crítica a fazer. Dar informações e buscar soluções é tarefa de todos os profissionais que lidam com o público. A cortesia é sinal de empresa que respeita os seus clientes.
4 – Não deixe o paciente na linha de espera por muito tempo. Se precisar, explique antes qual é o motivo.
5 – Chame o paciente pelo nome mais de uma vez. Isso gera uma empatia incrível com o cliente e ele se sente especial.
É importante que o atendente telefônico da sua clínica ou consultório, esteja ciente da importância que ele representa para a empresa. Ele é com certeza, uma das peças mais fundamentais de toda a engrenagem. E ao ter consciência da importância do seu papel na empresa, ele terá mais responsabilidade.
Como o salário não é na maioria das vezes atrativo e o trabalho é intenso, o nível de turnover na área de telemarketing é muito alto. Os profissionais acabam não tendo muita fidelidade com a empresa, e isso é ruim. Você deve sempre valorizar esse profissional, afinal, ele tem o poder de agradar os pacientes ou espantar a sua freguesia.