Olá Doutor, tudo bem?
No meu artigo de hoje eu irei lhe contar uma história curta e reflexiva.
Eu sempre digo que o melhor colaborador de um consultório é que aquele que compreende e aplica a palavra AUTONOMIA.
Afinal, trabalhar no ramo da saúdo significa lidar com emoções afloradas e altas expectativas dos pacientes. Por isso, quem não tem coragem e autonomia tratará todos os pacientes de forma automática e não humana.
Essa semana eu presenciei um caso curioso em uma clínica e gostaria de compartilhar com você agora.
Um senhor aparentando uns setenta anos de idade chegou até a recepção e perguntou se poderia agendar um horário para retorno, visto que o médico deixou bem claro que precisa vê-lo novamente em breve.
Simplesmente a recepcionista disse que NÃO era possível. Que o prazo para retorno da clínica era de trinta dias e que já se passara quarenta dias desde a primeira consulta, portanto, o paciente teria que pagar a consulta novamente (CONSULTA PARTICULAR).
Depois de tentar em vão por uns cinco minutos, o paciente desistiu. Isso porque a recepcionista dizia repetidamente apenas: “Essas são as regras da clínica senhor”.
O senhor que era muito educado foi embora, e todo mundo pode perceber a insatisfação e a frustração estampadas na sua cara.
Logo após o caso eu tomei a liberdade de conversar com o dono da clínica, que é meu amigo, e ao pesquisarmos um pouco sobre o histórico do paciente percebemos que ele não era apenas um paciente esporádico, e sim um cliente de anos.
Que no mínimo esse senhor visitava a clínica duas vezes por ano como paciente PARTICULAR. E, que ele pagava no mínimo R$ 800,00 de consulta anuais, fora os gastos com eventuais procedimentos.
O dono da clínica imediatamente ligou para o paciente para se desculpar e para tentar solucionar o caso.
Não sei se o paciente irá voltar à clínica. Mas sei, que um burocrata de cartilha pode afundar qualquer consultório.
Imagine se isso acontecer todas as semanas o prejuízo que o médico tem sem saber, pois o colaborador muitas vezes não se sente a vontade de dar e receber feedbacks, e por isso ele segue regras a todo momento.
O motivo principal desse relato não é discutir sobre o prazo de retorno, e sim sobre bom senso com o paciente.
Se você tem uma clínica ou consultório prefira contratar colaboradores que não tenham medo de pensar.
Contrate colaboradores que tenham empatia e que em TODAS as situações se coloquem no lugar do seu bem mais precioso: SEUS PACIENTES.
Obrigado pelo seu tempo e tenha uma semana abençoada de trabalho 🙂
Vitor Jaci