Um erro que quase todos os médicos cometem é não saber de onde vem o seu paciente.
Qual é a origem que trouxe determinada pessoa ao seu consultório ou até à sua clínica.
Será que foi por meio de uma indicação feita por um amigo ou por um familiar? Ou será que foi por meio de indicação do convênio? Talvez foi pela internet, por meio de mídias sociais ou pelo Google!?
Se o profissional não souber exatamente de onde vem os seus pacientes, ou no mínimo, de onde vem a maioria deles, ele estará abdicando da análise, e a análise é o que indica se determinado esforço em marketing está sendo efetivo ou não.
Como resultado de uma boa análise, o médico poderá certamente solucionar os erros e focar nos acertos que ao longo do tempo, trouxe paciente até o seu consultório ou clínica e saberá onde investir tempo e dinheiro para captar mais pacientes.
O marketing de um consultório ou de uma clínica, comtempla muitas ações que vão desde o atendimento do médico, até o relacionamento pós-atendimento.
Se você tem uma clínica ou consultório, faça com que os atendentes telefônicos ou recepcionistas, se preocupem em perguntar para todo novo paciente e depois catalogar, qual é a sua origem, ou melhor:
Como ele soube/encontrou o seu negócio
Se na sua clínica ou consultório ainda não tiver um sistema capaz de armazenar essas informações, faça pelo menos uma tabela no excel e a preencha manualmente.
As fontes de origem de um paciente podem ser inúmeras, essas são as mais comuns:
- Internet (site, blog, mídias sociais, youtube)
- Indicação de um amigo/familiar
- Indicação do convênio
- Comunicação off-line, ex: revista
- Morador da região
Caso a fonte de origem dos seus pacientes for a indicação boca-boca de algum amigo ou familiar, isso significa que a percepção em torno do seu atendimento e também que a experiência no seu negócio são satisfatórios. Portanto, você pode se orgulhar de fazer um trabalho excepcional em cada atendimento.
Muitas vezes, o paciente chega até você por meio de uma indicação do convênio, e quando esse tipo de paciente é a maioria, é melhor você se preocupar com o nível de excelência do seu atendimento, por que será que outras pessoas não te indicam?
É comum também que as pessoas cheguem até você por morarem na sua região de atendimento e consequentemente conhecerem o seu negócio.
O retorno também é uma forma de origem, porém, os pacientes de retorno, devem ser ignorados, o intuito é saber de onde vem os novos pacientes.
Se a fonte de origem foi a internet, quer dizer que você domina a web, pelo menos na sua região de atendimento.
Seja por meio de mídias sociais, sites, blogs, vídeos e artigos, a internet é hoje em dia, uma das melhores estratégias para conseguir captar novos pacientes.
O profissional que souber utilizar a internet à seu favor, certamente conseguirá se destacar e conquistar a confiança de potenciais pacientes.
O ideal, é que a análise da origem dos seus pacientes seja feita no mínimo uma vez por mês, e assim, você terá o controle de todas as suas ações.
Seja qual for a origem dos seus pacientes, procure saber de onde vem cada um, que só assim você terá a noção do que precisa melhorar nas suas ações de marketing.
Não se esqueça, você deve conhecer a fundo as características demográficas e psicográficas de todo o seu público.