Olá doutor, tudo bem?
Você já parou para pensar em sua marca pessoal?
Todo médico que atende em consultório ou clínica é uma marca!
Você sabia que você é uma marca?
Todo profissional liberal é uma marca.
E também é uma empresa.
A EUpresa
Ou como eu sempre digo, você é uma EUpresa.
Pois não é possível desvincular o seu nome do seu negócio.
A sua reputação de médico está intimamente ligada ao nome do seu consultório.
Portanto, uma imagem negativa que arranha o nome do médico influenciará na marca do consultório.
Outra característica da EUpresa, a inseparabilidade do serviço.
Diferentemente de um produto ou de um restaurante, no qual, o dono nem sempre será quem fabrica ou faz, nos consultórios, geralmente o médico é quem executa o serviço.
O seu trabalho só acontece se você o fizer, portanto, você é o seu próprio chefe, marca e empresa.
Logo, o seu nome também precisa de administração, manutenção e a grande chave do sucesso: marketing.
Portanto, desapegue do conceito encaixotado de empresa em um prédio com dezenas de funcionários.
Vamos dar ao seu nome, atenção enquanto marca e empresa.
Branding no marketing médico pessoal
O processo de construção da sua marca não dependerá unicamente dos seus esforços.
A percepção dos seus pacientes é uma parte importante nesta equação.
Portanto, estratégia de marketing nenhuma substitui o atendimento médico humanizado.
Quando a sua marca começa a se destacar você com certeza será mais procurado por novos pacientes.
E pode gerar os famosos propagandistas orgânicos.
Que nada mais é que uma propaganda gratuita e espontânea dos seus pacientes ou de pessoas que ouviram falar de você e confiam no seu trabalho.
É o que chamo de Branding.
Nada como a boa e velha propaganda boca a boca, não é?
E melhor, estas pessoas serão guardiãs do seu nome e podem te defender em sites como o Reclame Aqui.
Mas como criar uma marca de confiança associada a qualidades e características positivas?
A consolidação da sua marca deve ser pautada em elementos que aumentem a percepção de valor dos seus pacientes sobre os seus serviços.
Você pode e deve explorar os seus diferenciais neste momento.
Dicas para o médico melhorar a sua marca pessoal
Todo médico tem características potenciais para serem exploradas em suas comunicações, e assim, fortalecer a sua marca pessoal.
Esses fatores diminuem as suas barreiras de entrada no mercado da região do seu atendimento, e também poderá te ajudar a atrair parceiros e novos projetos.
Para identificar um potencial é preciso se fazer perguntas como:
Pioneiro em algo?
Se você inventou uma técnica de tratamento, este é o seu grande diferencial.
As pessoas irão te procurar por isso. Logo, é importante que isso seja reforçado em comunicação.
As pessoas não saberão se você não disser.
Método, técnica ou tecnologia exclusiva?
Ter uma técnica ou método exclusivo, te ajuda a reforçar suas competências e principalmente, te torna uma referência no assunto.
Quando um médico é detentor de exclusividade, logo a marca pessoal dele é mais valorizada.
Recomendação por outros especialistas?
Os seus colegas especialistas também poderão lhe ajudar no processo de construção e consolidação da sua marca.
Ao ser indicado por outros especialistas, logo os pacientes notam que a marca pessoal do médico vale mais.
Mas é claro que você deve conseguir a indicação deles por mérito.
Experiência em determinado procedimento?
Os pacientes tendem a valorizar médicos que demonstram ter experiência nos serviços realizados.
Seja por conta da idade, do tempo de formação ou do número de vezes que o procedimento foi realizado pelo médico.
Explorar esses pontos é positivo para a sua marca pessoal.
Livro publicado sobre a sua especialidade?
Os livros são sempre grandes impulsionadores de marcas pessoais.
Um livro dedicado ao seus pacientes e potenciais pacientes, com escrita de fácil compreensão para sanar suas dúvidas de forma eficaz sobre a sua especialidade é sempre bem vindo neste momento.
O seu foco deve estar sempre em conseguir a confiança do seu paciente.
Se ele tirar suas dúvidas com você, com certeza isso poderá aumentar a sua percepção de valor.
Espaço de atendimento de fácil acesso com infraestrutura capaz de atendê-lo?
Boa infraestrutura e acessibilidade também são elementos importantes que podem favorecer a consolidação da sua marca pessoal.
Consultórios e clínicas médicas que oferecem um ambiente aconchegante e de fácil acesso contam ponto para a marca pessoal do médico.
Outros pontos importantes para marca pessoal do médico
Além de responder essas perguntas, para identificar qual destes é o seu potencial diferencial, é importante alguns destes elementos estejam presentes na base da construção da sua marca.
Assim você saberá que está no caminho certo.
- Você tem avaliações positivas sobre o seu serviço e atendimento?
- Presença constante na mídia?
- Milhares de seguidores engajados em mídias sociais?
- Presença digital na sua região de atendimento?
- Conteúdo de qualidade publicado na internet?
- Você é bem relacionado com outros especialistas?
Clique Aqui e conheça 7 dicas para aumentar a credibilidade da palavra do médico
Espero ter lhe ajudado.
Qualquer dúvida sobre o processo de construção e consolidação de marca pessoal, por favor, me escreva.
Doutor, obrigado pelo seu tempo e sucesso na carreira!
Vitor Jaci – Especialista em Marketing Digital