Marketing Médico

Marketing Médico?

O que é?

Como fazer?

Tire as suas principais dúvidas sobre marketing médico com o maior especialista do Brasil e saiba como aumentar o seu volume de pacientes no consultório de uma maneira ética e eficiente

Muito se discute sobre a ética do Marketing Médico, porém, eu posso garantir que existe possibilidade de aplicá-lo com ética.

Fazer marketing é uma necessidade que o médico tem atualmente. Se no passado bastava obter o diploma de medicina para ter sucesso profissional e financeiro, hoje em dia, o especialista tem certeza que se não buscar alternativas para divulgar os seus serviços, ele ficará para trás no competitivo mercado que se tornou a medicina. Ele perderá pacientes e consequentemente receita.

Durante muito tempo, os médicos evitaram em discutir e colocar em prática o marketing, isso porque a visão falaciosa de que o marketing era propaganda enganosa tomava conta do imaginário da classe. A culpa dessa visão falaciosa era da própria formação do médico, na qual, pouco se aborda sobre o assunto “mercado” e marketing nas faculdades de medicina.

A consequência de tudo isso é a formação de especialistas que sabem fazer medicina, porém, pouco sabem de como trazer receita e pacientes para os seus consultórios.

Além do que, atualmente, milhares de novos especialistas se diplomam todos os anos nas centenas faculdades de medicina espalhadas pelo país, a consequência disso, é um aumento no volume da oferta de serviços, e isso faz com o mercado tenha que se adaptar a realidade: mais competição, menores ganhos.

Veja um estudo realizado pelo CFM sobre a demografia médica no Brasil

Na última década, o ganho real em receita do médico caiu quase que pela metade, por esse motivo, se preocupar com a carreira é essencial, afinal, anos de estudos e um investimento considerável em receita foi despendido para se tornar especialista.

Há anos eu trabalho com marketing médico. Fui pioneiro na área, e por meio dos meus cursos online e consultoria, eu já ajudei dezenas de médicos a ganhar exposição, notoriedade e receita. Por isso, se você é médico, eu irei tirar as suas principais dúvidas sobre o que é e como fazer o seu marketing.

Definição Marketing Médico: São estratégias de marketing para dar visibilidade ao médico e criar valor aos serviços oferecidos por ele. (Vitor Jaci)

 

O que é o Marketing Médico?

O Marketing Médico é um conjunto de estratégias individualizadas que o médico ou o profissional contratado por ele irá planejar e colocar em prática para divulgar os serviços prestados pelo médico, atrair novos pacientes, satisfazer os pacientes atuais e transformá-los em clientes vitalícios.

Essas estratégias podem ser executadas apenas online, ser apenas offline ou ser realizadas nos dois cenários. Para isso, deve-se levar em consideração a situação atual do especialista, o mercado que ele está inserido, o seu posicionamento, os seus concorrentes e o seu paciente-alvo.

Clique Aqui e conheça os 10 Erros de Marketing que os Médicos cometem na Internet

 

Para quem quem indicado o Marketing Médico?

O Marketing Médico é indicado para os médicos das mais variadas especialidades, idades, tempos de formação e locais de atendimento. Mas, ele é indicado principalmente para o médico empreendedor, que tem ou deseja ter um consultório ou clínica particular.

 

Como se aplica o Marketing Médico?

O Marketing Médico se aplica em várias ferramentas distintas. Há casos em que o indicado será criar uma presença digital do médico, para que assim, ele possa ser encontrado por pacientes que procuram os seus serviços. Em outros casos, será necessário fortalecer o relacionamento do médico com o seus pacientes, para transformá-los em clientes vitalícios.

Como a situação atual de cada especialista é diferente, as estratégias e ferramentas utilizadas serão individuais. Por isso, é necessário se fazer um planejamento inicial.

 

O que é uma estratégia de Marketing Médico?

O Marketing Médico é uma ciência. Se não houvessem estratégias individuais ele seria um método passo-a-passo. Ele não é uma receita de bolo, que pode ser duplicada ou copiada do concorrente. Por isso, é essencial entender quais são os reais objetivos e as possibilidades do mercado do especialista.

Geralmente, uma estratégia de Marketing Médico leva em consideração as ferramentas que serão utilizadas para se chegar a esse objetivo, as mídias ideais, o tipo de comunicação, o gasto financeiro, o tempo de execução, o tempo de retorno sobre o investimento.

 

Quanto custa para fazer Marketing Médico?

O custo para se colocar em prática uma estratégia de Marketing para consultório Médico varia de acordo com os objetivos, o local de atendimento, a especialidade, o pacientes-alvo e a capacidade de atendimento do consultório ou clínica médica.

Geralmente, um médico investirá em torno de R$ 1.500,00 a R$ 5.000,00 mensais para fazer o seu marketing da maneira correta. Quanto mais lucrativo for o business dele, maior será o gasto.

Há gastos que são pontuais, por exemplo um site, e há outros gastos que são recorrentes, como o gasto em Google Adwords, ou em publicidade em mídias sociais. O recomendado é basear os investimentos em até 10% dos ganhos brutos.

 

Em quanto tempo o se tem resultado em Marketing Médico?

O resultado advindo de uma estratégia de marketing pode ser notado nos primeiros dias de execução. Isso vai depender das ferramentas utilizadas. Porém, o ideal é que seja realizado um trabalho contínuo e que se tenha consistência na proposta.

Em média, entre um e dois anos é o prazo que lhe retorna resultados, seja esse resultado pacientes ou um aumento do ticket médio (gastos dos pacientes).

 

Quando iniciar a implementação do Marketing Médico?

O ideal é que o médico inicie a implementação do seu Marketing Pessoal logo após o término da faculdade. Por mais que um grande número de especialistas ingressem na residência, para se tornar sustentável, o marketing deve ser aplicado por meses ou anos. Por isso, o quanto mais cedo construir a autoridade e presença digital do especialista, mais sustentável será.

É claro que por questões éticas e por conta das regras da publicidade médica (CFM) o médico não poderá se comunicar como especialista até obter o registro de especialista RQE. Portanto, para aqueles que ainda estão na residência, a comunicação seria mais generalista.

 

Quais são as principais ferramentas do Marketing Médico?

As principais ferramentas disponíveis para o médico implementar o seu marketing de maneira assertiva na internet são o website, o blog, as mídias sociais, o e-mail marketing, as plataformas de anúncio, a automatização de comunicação via WhatsApp, Chat Bots e Mensagens instâncias.

Devemos levar em consideração o poder da TV e das relações publicas para tornar o médico popular, portanto, para cada especialista haverá um mix de ferramenta disponíveis.

 

Quem é o profissional ideal para aplicar o Marketing Médico?

O médico que deseja utilizar o marketing para divulgar os seus serviços deve procurar um profissional especialista na área. Do mesmo modo que o paciente que necessita de um oftalmologista não deve procurar um cirurgião geral, o médico não deve procurar um profissional de marketing sem experiência na área médica. Isso por conta das limitações, proibições, e principalmente, saber o que funciona para transformar potenciais pacientes em clientes.

 

Os profissionais mais adequados são:

Designer: quem vai construir a comunicação visual, seja o logo, a marca, a papelaria, o site ou as publicações de mídia social.

Analista de mídia social: quem vai gerir os perfis do médico em Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat ou qualquer outra mídia social.

Programador: quem vai desenvolver qualquer dentro do site ou aplicativos.

SEO: quem vai ajudar a indexar o site do médico nas primeiras posições do Google em determinadas palavras-chave.

Especialista em tráfego: quem vai ajudar a trazer visitas pagas ao site.

Assessor de imprensa: quem vai abrir portas para o médico participar de programas de TV, de rádio ou em publicações de revistas.

 

Quais são os principais livros sobre o Marketing Médico?

O Marketing Médico não é uma ciência difundida na literatura, como a sua discussão e exposição é recente, poucos livros nacionais e internacionais específicos sobre o tema estão disponíveis.

Um dos livros que eu sempre recomendo é o Se Disney Administrasse seu Hospital (Fred Lee).

Clique Aqui e conheça os 10 Livros de Marketing que todo Médico Deveria Ler

 

Quais são os principais cursos sobre o Marketing Médico?

O médico que deseja aplicar o marketing para divulgar o seu consultório, deve primeiro estudar o Marketing Médico. Mesmo que não seja o ele o profissional que vai executar a estratégia, é fundamental que ele saiba o que fazer e a quem contratar. Se não, o especialista fica a mercê de profissionais que não conhecem o meio.

Por se tratar de uma ciência nova, os curso sobre o tema são escassos. Muitas vezes o ideal é procurar cursos que complementam o tema.

Com certeza o melhor curso de Marketing Médico disponível para a inscrição é o curso online Médico Celebridade. Além de abordar o tema de forma completa, ele é um curso pioneiro e já conta com mais de mil médicos inscritos.

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Quais são as proibições e limites do Marketing Médico?

O médico deve se preocupar com algumas questões e proibições na hora de aplicar o seu marketing. O Conselho Federal de Medicina elaborou o Manual de Publicidade Médica para traçar as diretrizes do que pode ou não ser feito.

 

Alguns dos pontos que merecem destaque no Manual são:

  • Fazer propaganda de método ou técnica não aceito pela comunidade científica;
  • Expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo;
    Anunciar a utilização de técnicas exclusivas;
  • Garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento.
    Usar expressões tais como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” ou outras com o mesmo sentido;

Clique Aqui para saber mais sobre as Regras da Publicidade Médica

 

Assista ao vídeo abaixo
Marketing Médico sem Ultrapassar Limites Éticos do CFM

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” O paciente não escolhe o seu serviço porque ele entendeu o que você faz. Ele te escolhe porque você entendeu o que ele precisa.”

Vitor Jaci

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