Olá, tudo bem?
Estive pensando nos últimos dias qual seria a situação do médico perante os dias de crise que alarmam o nosso país e cheguei à seguinte conclusão:
Para o médico a crise não é recente. Há anos a carreira do médico é afetada pela crise.
Uma crise que não é de hoje e não acabará amanhã.
No passado, ser médico era sinônimo de ser bem-sucedido financeiramente, mas principalmente, profissionalmente.
O médico só precisava se preocupar em exercer a medicina, e não precisava seangustiar com questões como: convênio, pressão de grandes indústrias e governo, concorrência em grande escala nacional e internacional, péssimas condições de trabalho e agenda vazia (particular).
Porém, hoje a situação é outra. A saúde está a cada ano mais mercantilizada.
Essa situação favorece muita gente, menos o médico. Esse por sua vez éobrigado a trabalhar cada vez mais, e ser valorizado cada vez menos.
Isso mesmo, é interessante para muita gente que você diminua a sua lucratividade e trabalhe cada vez mais. Plantão atrás de plantão, consulta após consulta.
A palavra certa para definir a situação do médico nos últimos anos é: Desvalorização.
Qualquer ensaio que a classe médica tenta fazer em prol aos seus direitos é atacado como: Ilegítimo.
Não que o médico tenha direitos eprivilégios superiores às outras classes. No entanto, uma profissão tão importante para a sociedade não pode sofrer tanto descaso. Ano após ano. Lei após lei. Interesse após interesse.
São anos de estudo e dedicação até ser um especialista. A responsabilidade da profissão é enorme. A pressão do trabalho é imensurável. Só por isso, seria inadmissível que a desvalorização médica caminhe feito vírus sem cura.
Na verdade, esse vírus tem cura, mas a sua cura não é interessante para muita gente.
Então, engana-se quem pensa que o médico sofrerá algum tipo de dano agora, isso porque ele vem sofrendo muitos danos ao longo dos últimos anos sem ao menos ter o direito de voz.
Não vejo um futuro muito promissor nos próximos anos. Mas tenho algumas certezas.
O médico que se preparar tecnicamente, que tratar os seus pacientes de uma maneira humanizada, que fazer medicina de uma forma ética, e que adquirir conhecimentos de administração e marketing, esse sim, vai conseguir frear o efeito do vírus “desvalorização” na sua carreira.
A desvalorização é um vírus que não aparece somente nos tempos crise.
Até logo,
Vitor Jaci
Uma das maneiras de “frear” a desvalorização na sua carreira é ganhar visibilidade. Por isso, clique aqui e conheça o método 5As do Médico Celebridade.