Olá Doutor, tudo bem?
Alguns médicos brasileiros já fazem um grande sucesso na internet e nas mídias sociais.
Com centenas de milhares de seguidores ou até milhões, esses doutores conseguem se sobressair dos demais e o sucesso na rede também reflete nas suas agendas.
O marketing médico aos poucos tem ganhado força e novos adeptos em quase todas as especialidades, isso porque os especialistas passaram a entender que o foco desse serviço não é fazer da medicina um comércio, e sim, dar visibilidade e retorno ao profissional que tanto investiu na profissão.
Se centenas de médicos mantém ativos seus canais de comunicação na internet, por que apenas poucos deles têm sucesso?
Enquanto, a maioria ainda não tem uma grande conexão com o grande público.
Hoje eu irei falar para você sobre duas qualidades que eu julgo capitais para um médico que deseja ser popular na internet e ter uma exposição e um retorno acima da média.
Você pode até achar que o fator principal para um médico ser popular ou quase uma celebridade na sua especialidade está diretamente ligado ao investimento financeiro que ele faz.
De verdade, posso garantir que o investimento não é o fator mais importante.
Conheço centenas de médicos e clínicas que investem pesado em marketing, em mídia e em relações públicas, porém, não têm sucesso proporcional ao investimento.
Ser popular não é tão simples assim! E, gastar uma fortuna não é o melhor caminho.
Outro ponto que muita gente se engana é pensar que basta contratar uma agência, um serviço de design ou uma editora de vídeos e pronto, eu terei sucesso.
Em outras palavras, estamos falando sobre estética. Em ter um design maravilhoso.
Pena! Esse também não é o fator mais importante.
Tenho notado que os médicos que mais sucesso fazem, muitas vezes não têm uma comunicação digna de revista Caras ou vídeos gravados com câmeras 4K.
O que esses médicos que fazem sucesso têm em comum é o fato de compartilharem de duas características importantes nas suas estratégias de marketing.
Eles são VICIADOS em produzir conteúdo e CONSISTENTES nos seus posicionamentos.
Tenho notado que os doutores mais populares na internet produzem muito conteúdo. Leia muuuito conteúdo.
Eles simplesmente são apaixonados por conteúdo. São tão apaixonados e viciados que simplesmente chegam a produzir de dois a cinco tipos de conteúdo todos os dias.
Conteúdo … não importa como, se em vídeo, em áudio, em imagens ou textos. Se o conteúdo é difundido no Facebook, Blog, Site, Instagram, Snapchat etc.
Nós sabemos que fazer propaganda não funciona mais. O médico que deseja ter sucesso deverá ser encontrado pelo paciente e não o contrário. Ele deverá ser encontrado por meio de umconteúdo significativo que ajude de alguma forma esse paciente a esclarecer as suas dúvidas.
Por essa razão, a analogia é simples, quanto mais conteúdo produzido, maior é a exposição e probabilidade de ser encontrado.
Maior é a probabilidade de se tornar para o mercado uma referência na especialidade.
Por outro lado, de nada adianta produzir muito conteúdo sem consistência.
Esses médicos populares sabem muito bem que a consistência faz parte do processo.
E, que a consistência se divide em duas partes: consistência no posicionamento e consistência no período.
Consistência no posicionamento: não se marca território atirando para todos os lados.
O médico que deseja ser popular deve ter um posicionamento de mercado bem definido. Isso significa não apenas produzir conteúdo sobre um determinado assunto, mas também, para um público bem específico.
Consistência no período: ninguém fica famoso da noite para o dia. A consistência no período é outra característica fundamental do processo.
O médico que deseja ser popular deve produzir muito conteúdo, com um posicionamento bem definido durante um longo período de tempo.
No começo, poucos potenciais pacientes irão lhe encontrar, é natural, você está apenas começando, e no início irá demorar, porém, depois de pelo menos seis meses, a sua visibilidade começará a crescer, até que depois de certo ponto, você dobra, triplica e quadriplica a sua exposição de uma maneira vertiginosa.
E enfim, se torna um médico “celebridade” para o grande público.
Acredito que esses dois fatores possam explicar para você de uma maneira clara o porquê alguns poucos médicos têm muito sucesso na internet.
A estética e o investimento são importantes? Claro que são, porém, fundamentais mesmo são a produção de conteúdo e a consistência.
Afinal … “o feito é melhor que perfeito”.
Espero que você tenha uma semana abençoada de trabalho 🙂
Vitor Jaci
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