Olá Doutor, tudo bem?
Hoje eu quero lhe dizer por quê uma matéria na Folha de São Paulo e outra no R7 quebraram tabus sobre o marketing médico no Brasil e por conta disso, hoje são mais de mil médicos inscritos no meu curso.
Há quase três anos eu comecei um projeto audacioso e inovador: o Médico Celebridade.
Não foi nada fácil! Fui muito criticado pela audácia. Fui criticado por especialistas que não concordavam ou não entendiam a proposta do curso. E, também fui criticado pela mídia, que segundo a matéria assinada pela colunista Claudia Collucci da Folha de São Paulo, o médico não deveria ter interesse em um assunto como esse, visto que a saúde pública no país carece atenção.
LEIA AQUI a matéria da Folha sobre o curso
É certo que a mídia nacional muitas vezes coloca o médico como um vilão da saúde pública. O médico não pode ter lucro, tem que trabalhar muito e receber pouco. Não pode errar, etc.
Acredito que ao trazer esse tipo de discussão para a sociedade foi um choque, afinal, sempre foi um tabu falar de marketing, de lucro, de concorrência, ou de qualquer outro termo mercadológico na medicina. Mesmo assim, na realidade, todos esses fatores são importantes para a carreira do médico, assim como de qualquer outro profissional que deseja triunfar.
O que acontecia era um engano em confundir marketing com propaganda, ou em achar que o marketing era anti–ético. O marketing médico tem regulamentações, por isso, deve ser aplicado de forma responsável e ética, e era exatamente isso que eu propunha no curso.
Pioneirismo! Apesar de ser um tema já recorrente nos EUA e na Europa, no Brasil, ainda não havia nenhum profissional ou empresa que abordasse o tema marketing médico em um sentido tão amplo e com tanta exposição.
Os profissionais de marketing médico já existiam, porém, todos com alguns poucos clientes e, nenhum deles ainda tinham explorado o assunto em larga escala, como um curso à distância.
O que eu fiz? Eu criei um curso online chamado Médico Celebridade, no qual, tem a proposta de ensinar ao médico estratégias de marketing para que ele possa ter mais visibilidade e, de uma forma ética, divulgar os seus serviços.
Por trabalhar na área de marketing médico durante anos e por conhecer a realidade, de que o médico, para fugir das mazelas da saúde pública e da exploração dos convênios, ele deve empreender.
Empreender como? em clínicas e consultórios privados.
Mas, na maioria das vezes esse médico não tinha a menor ideia de como atrair pacientes ou fideliza-los. Ele sabe de medicina, mas estava perdido em meio a uma competição de mercado que existe na saúde privada.
Quem tem ou já teve um consultório sabe a dificuldade que é empreender. Portanto, o tipo de informações que eu tinha em mãos iria ajudar o médico. Iria trazer informações importantes para que o seu sonho de ter um consultório privado, não tornasse um pesadelo de contas para pagar e quase nenhum paciente para atender.
Aos poucos, a classe médica entendeu o que significa fazer marketing médico com ética e compreendeu a importância que o tema tem para a suas respectivas carreiras.
Em pouco tempo eu tinha mais de cem alunos inscritos no curso. Depois de um ano, eram mais de trezentos. Em dois anos, mais de setecentos. E, agora, são mil médicos inscritos no Médico Celebridade.
Na última semana, o site R7 da TV Record divulgou uma nota sobre a marca atingida de mil alunos inscritos no curso atingida.
LEIA AQUI a matéria do R7 sobre o curso
Sinceramente, ter mil alunos inscritos em um curso que começou como um sonho de um jovem empreendedor me enche de orgulho. Sei que a discussão que eu proponho é legítima e ajuda o médico. Sei que ela não deve cair no sensacionalismo ou no conservadorismo daqueles que tem medo da concorrência preparada.
Aos poucos, os tabus sobre o marketing médico são quebrados e, os maiores beneficiados serão os médicos que poderão ter mais visibilidade nas suas carreiras e, principalmente, os pacientes, que serão tratados cada vez mais com a atenção merecida.
O curso Médico Celebridade será sempre aperfeiçoado, isso porque as ferramentas e as estratégias de marketing estão a cada dia mais sofisticadas.
Irei regravá-lo quantas vezes for preciso para proporcionar aos alunos um conteúdo que faça a diferença nas suas carreiras.
Se você tem interesse em conhecer o curso Médico Celebridade CLIQUE AQUI ou no link abaixo:
www.medicocelebridade.com.br/medico-celebridade-pg
Lembre-se: Não existe marketing bom de produto ruim, portanto, ser um bom médico é primordial para se ter sucesso na carreira.
Obrigado pela confiança e sucesso na sua carreira 🙂
Vitor Jaci