Olá doutor, tudo bem?
Você certamente publica conteúdo em suas mídias sociais ou blog.
Seja conteúdo em texto, imagens ou até mesmo vídeos, no quais, você fala sobre determinadas patologias e tratamentos.
Sabemos que o conteúdo é fundamental em qualquer estratégia de marketing médico que visa ampliar a autoridade do especialista.
Porém, eu vejo que a maioria dos colegas se esforçam em fazer o melhor conteúdo possível, mas se esquecem de algo muito importante: criar um título atrativo.
Os médicos que fazem mais sucesso no Youtube, blog e mídias sociais são expert nesse assunto. Eles sabem que o título é o que gera o clique.
Você tem dedicado o tempo necessário para pensar nos títulos dos seus posts?
Eu, por exemplo, gasto geralmente de dez a vinte minutos para formular os títulos dos meus posts e e-mails.
Tão importante quanto produzir um conteúdo de boa qualidade e informativo é pensar em como você vai vendê-lo.
O título é o primeiro contato do leitor com seu conteúdo, portanto ele deve ser otimizado.
O que é um título otimizado?
Aquele que causa uma imensa vontade de ser lido ou assistido pelos pacientes.
É o título em que você se dedica para criar.
Se dedica a pensar em qual será o melhor gatilho para estimular o imaginário do leitor e criar nele, a vontade e necessidade de consumir o conteúdo.
Títulos otimizados aumentam em até 4 vezes mais as ações.
São mais cliques, visualizações, comentários etc.
Ou seja, além de atrair os leitores, um título bem pensado também gera engajamento.
Antes de mais nada, lembre-se que o título é uma promessa do que será o conteúdo em si.
Portanto, ela deverá ser cumprida ao longo do texto ou do vídeo.
Eu separei os melhores títulos para o médico utilizar em seus conteúdos e gostaria de compartilhar com vocês.
Confira modelos de títulos atrativos para o médico publicar conteúdos na internet
Números
A primeira dica é utilize números em seus títulos.
Os números são sempre atrativos.
Este é o tipo de título para textos que trarão informações enumeradas.
Além de organizar melhor as informações no texto, esse tipo de gatilho chama a atenção pois instiga a imaginação e preocupação do leitor.
“Será que eu sei/sofro pelo menos um desses pontos citados pelo doutor?”
O leitor pensa isso e decide ler quase que automaticamente.
Veja alguns exemplos abaixo:
- Número + dicas
Ex.: 3 dicas para cuidar do joelho inchado; - Número + motivos
Ex.: 3 motivos para a mulher procurar o ginecologista com urgência; - Número + erros
Ex.: 3 erros que as grávidas cometem na gestação; - Número + sinais
Ex.: 2 sinais para detectar doenças cardíacas.
Mas não se apegue somente a estes exemplos.
É claro que você pode traduzir e adaptar esse modelo de título para o que o fizer mais sentido para sua especialidade.
Como por exemplo:
“6 passos para escolher a sua prótese no seio.”
Use sua imaginação!
Como
A segunda dica é utilizar o How to (como) em seus títulos.
O “como” tem muita força pois o paciente sabe que se trata de um artigo que irá lhe ensinar algo e não somente lhe informar.
Veja alguns exemplos abaixo:
- Como + descobrir
Ex.: como descobrir se a sua pressão está alta; - Como + evitar
Ex.: como evitar complicações em cirurgia plástica; - Como + controlar
Ex.: como controlar a ansiedade; - Como + tratar
Ex.: como tratar o câncer de mama.
Este é o tipo de título que instiga o leitor através da promessa de ensinar a forma como tratar, controlar, evitar ou descobrir algum problema.
Informação nunca é demais, não é mesmo?
Qualquer um ficaria curioso.
Porcentagem
A terceira dica é utilize porcentagem em seus títulos.
A porcentagem corrobora com o argumento do médico e expõe o quanto ele é bem informado.
Veja alguns exemplos abaixo:
- Ex.: 66% dos pacientes não sabem como tratar a hipertensão;
- Ex.: 93% das cirurgias de lipoaspiração são realizadas sem nenhum problema pós-operatório;
- Ex.: 74% das mulheres se queixam de falta de apetite sexual após os 40 anos;
- Ex.: Quase metade da população mundial sofre de insônia.
Transformar fatos em dados sempre funciona.
Outras dicas são:
Começar o título com saiba tudo sobre, o que, causas do, melhores dicas, e o maior erro:
- Saiba tudo sobre
Ex.: saiba tudo sobre o AVC antes do 40 anos;
- O que
Ex.: o que é doença de chagas;
- Causas do
Ex.: causas da cirrose;
- Melhores dicas
Ex.: melhores dicas do cardiologista para combater a hipertensão;
- O maior erro
Ex.: o maior erro das gestantes ao fazer a dieta adequada.
De modo geral, os títulos são literalmente a cabeça do texto.
Os títulos devem ser sempre planejados para que o conteúdo seja consumido pelo paciente.
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Espero que essas dicas lhe ajude a criar títulos cada vez mais atrativos para divulgar os seus serviços médicos.
Doutor, obrigado pelo seu tempo e sucesso na carreira!
Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico